quinta-feira, 28 de abril de 2011

BOM RETIRO DO SUL AFETADO PELOS EVENTOS CLIMÁTICOS DO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA

O município de Bom Retiro do Sul, embora em menor proporção que seus vizinhos, também foi afetado pelos eventos climáticos do último final de semana. Em virtude das fortes chuvas e enxurrada, em torno de 100 km de estradas ficaram danificadas e destruídas em alguns trechos. Alagamentos nos bairros da cidade alta se repetiram em apenas uma semana e com maior intensidade. Uma análise mais detalhada da situação levou a coordenação da Defesa Civil municipal a sugerir ao prefeito, Celso Pazuch, a decretação de situação de emergência, medida que foi tomada pelo chefe do executivo. A COMDEC de Bom Retiro do Sul, após os laudos recebidos da EMATER, Conselho Agropecuário, Secretaria de Obras, Setor de Engenharia da Prefeitura Municipal e Coordenadoria da Assistência Social, está trabalhando no encaminhamento da documentação, através da qual solicitará o reconhecimento pela Secretaria Nacional da Defesa Civil da situação anormal em que o município se encontra. Segundo, Claudia Köhler, vice-prefeita e coordenadora da defesa civil no município, está ocorrendo um trabalho, desde 2010, de identificação das áreas atingidas e organização de proposta para minimizar as situações relacionadas as enxurradas que vem há muitos anos prejudicando os moradores.
Como medida preventiva, o prefeito municipal encaminhou o início da obra de uma bacia de contenção no Bairro São Francisco. Esta obra, segundo Claudia, faz parte de um projeto maior que envolve recursos significativos que estão sendo buscados junto ao Governo Federa (PAC2)l, mas a primeira etapa desta bacia de contenção, com certeza já será uma medida que contribuirá.

             REUNIÃO TÉCNICA DA DEFESA CIVIL EM LAJEADO


Claudia e Dinho na reunião regional da Defesa Civil
 
A 11ª Regional de Defesa Civil realizou em 26 de abril, reunião técnica, no auditório UNIVATES, em Lajeado. O objetivo foi iniciar discussão que permita otimizar ações preventivas de resposta a desastres, também foram tratados outros assuntos de interesse local e regional relativos ao assunto. Dentre os temas tratados, assume especial destaque o mapeamento das áreas de risco dos municípios, a fim de subsidiar estudos que possam solucionar ou minimizar os riscos ou desastres.
O estudo das ameaças de desastres e do grau de vulnerabilidade dos corpos e dos sistemas receptores aos efeitos adversos permitirá a avaliação e hierarquização dos riscos de desastres e a definição das áreas de maior risco e qual período de maior incidência. O Estudo das áreas de risco de desastres permite a elaboração de banco de dados e mapas temáticos relacionados com ameaças, vulnerabilidades e risco de desastres, os quais servirão para embasamentode futuros planos Diretores de Defesa Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário