sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Oratória nas Escolas é sucesso em Bom Retiro do Sul

No dia 23 de setembro, sexta-feira, ocorreu a etapa final municipal do Concurso Oratória nas Escolas, no auditório da Prefeitura Municipal de Bom Retiro do Sul.

O projeto é promovido pela JCI Brasil com parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Bom Retiro do Sul e tem como objetivo estimular a prática de falar em público, desenvolver habilidades como a comunicação e o poder de persuasão. Acredita-se que com esta iniciativa, jovens estudantes poderão formar uma consciência crítica sobre temas como segurança, saúde, respeito, cidadania, paz, justiça, economia, meio ambiente e educação.

Participaram do projeto estudantes de 5ª a 7ª série das seguintes escolas: EMEF Anita Ferreira de Moraes, EMEF Wendulino Gewehr e EMEF Isabel Luíza Bitterncourt. O tema desenvolvido pelos educandos este ano foi "Objetivos do milênio: Qual o meu jeito de mudar o mundo?". A mesa de jurados foi composta, e bem representada, pelos seguintes membros: Professora Martinha Maria Dullius, Professora Jussara de Souza Brandão e Fernado Arenhart, presidente da JCI de Lajeado.

A vencedora do concurso foi a aluna Eduarda Deolindo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Isabel Luíza Bittencourt.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Bom Retiro do Sul agradece a participação e parabeniza o empenho das escolas envolvidas no projeto.

Bom-retirenses participam da 6ª Conferência Estadual de Saúde


Valorizar as ações que promovam a saúde para a nossa população e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde com o tema “TODOS USAM O SUS! SUS NA SEGURIDADE SOCIAL - POLÍTICA PÚBLICA, PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO”. Essa foi a discussão central da 6º Conferência Estadual de Saúde, ocorrida no início deste mês em Tramandaí. As propostas do vale do Taquari foram defendidas por vários municípios da região. A delegação de Bom Retiro do Sul, que foi eleita na Conferência Municipal de Saúde, teve como representantes Afaf Muhammad Werman, Fabiane Marzari Possatti, Joana Beatriz Malmann e Maria Lizete Junqueira. Ao retornarem da Conferência Estadual, as delegadas transmitiram a todos os Conselheiros Municipais e convidados o resultado das principais propostas aprovadas por mais de 1700 participantes. Outro resultado positivo foi a representação de dois segmentos de Bom Retiro do Sul, que continuarão nesta trajetória defendendo a partir de agora as propostas do Rio grande do Sul em Brasília.
A enfermeira Fabiane e a professora Joana Mallmann, terão a oportunidade de reforçar estas ações em defesa dos usuários e de todos os trabalhadores da área da saúde, com o pedido de mais recursos em todos os níveis, principalmente a regulamentação da Emenda Constitucional 29 e o reforço para que nosso estado passe a aplicar 12% do seu orçamento em saúde.
Deste modo, os representantes reiteram o convite a toda a população que queira participar das reuniões do Conselho Municipal de Saúde que acontecem nas segundas terças-feiras de cada mês às 17 horas na sala de Reunião da Secretaria da Saúde. A final o SUS é nosso e todos de alguma forma o utilizam. 

Participação da família na EMEF Yrajá Luiz Barros de Moraes é novamente destaque

A contribuição e participação dos pais e responsáveis na educação das crianças é fundamental no seu sucesso e desenvolvimento. A EMEF Yrajá Luiz Barros de Moraes procura estimular para que isso ocorra de uma maneira sistemática visando a integração da família, professores, funcionários e alunos através de eventos e atividades que buscam aproximar todos os segmentos.

Na busca desse objetivo a escola realiza atividades, buscando aperfeiçoar o aprendizado e desenvolvimento integral dos alunos com a participação da família.

No dia 15 de setembro foi realizado a entrega de pareceres e boletins referentes ao 2º trimestre do ano letivo de 2011. Foi um momento realizado individualmente para diálogo de professores e educadores, com pais ou responsáveis de cada aluno e contou com a participação de mais de 80% do total de pais ou responsáveis de alunos da escola, repetindo a expressiva participação do 1º trimestre onde quase 85% do total de pais de alunos participaram.

A direção da escola exalta essa participação e trabalha para que cada vez mais os pais e responsáveis interajam com a escola no desenvolvimento dos alunos.

Cursos são oferecidos à população bom-retirense


A Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, em parceria com o Senar-RS, proporciona mais uma importante atividade para capacitação do cidadão bom-retirense no mercado de trabalho. Nos dias 19, 20 e 21 de outubro será realizado no município o Curso de Jardinagem. Nos dias 9, 10 e 11 de novembro o Curso de Aquicultura (criação de peixes de água doce). As inscrições já estão abertas, e podem ser feitas na sede da STEL, no Parque Pôr do Sol, de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:30 horas. 
O Secretário do Turismo, Esporte e Lazer, Antônio Rogério da Rocha (Guinho), falou sobre a possibilidade de mais dois cursos abertos para a população. Para ele não basta investir em saúde, dar transporte e ensino de qualidade para os estudantes. É necessário também socializar a população bom-retirense. Para Guinho esse é um dos pensamentos primordiais da Administração Municipal de Bom Retiro do Sul, que sempre busca inovar com diversas opções de conhecimento aos moradores. 
Mais informações sobre o funcionamento dos cursos junto à sede da STEL, ou pelo telefone 3766-3803. 

Sessão da câmara do dia 27 de setembro de 2011.




Opinião:
Boa noticia: Silvio Portz, na última sessão da câmara falou que vai ser instalada no Faxinal uma torre de transmissão de sinal para internet, eu pensei diretamente quando Silvio deu esta notícia, nas crianças que estudam na Anita Ferreira de Moraes, escola na qual eu estudei e que agora terão uma inclusão social maior. Se fosse fazer um título de uma matéria eu colocaria assim:
“Em breve Faxinal do Silva Jorge, Faxinal do João da Costa, Beira do Rio e Barra estarão conectados com o mundo!” Será um belo título de matéria e mais importante ainda, uma bela ação incluindo estas comunidades na era digital.
Nesta sexta feira dia 30 de setembro será lançada no parque Pôr-do-sol a campanha “OUTUBRO ROSA” que visa lembrar as mulheres sobre os exames preventivos contra o câncer de mama e entre outros. Vamos participar colocando uma fita cor de rosa nos seus carros, motos ou bicicletas. Para as mulheres eu peço a que façam os exames para não correrem o risco de serem mutiladas ou até morrer por algo que poderia ter sido evitado e para os homens peço a gentileza de aderirem a campanha, ninguém vai ficar menos macho por uma fitinha cor de rosa ou por incentivar as mulheres que nos cercam a fazer os exames preventivos.
Se fala muito nas próximas eleições que fulano vai, beltrano fica, e eu como os nobres leitores e até mesmo os não leitores desta coluna vamos fazendo análises das notícias que chegam aos nossos ouvidos. Escuta-se de tudo “fulano não faz o número do pé” “este passa!” “não tem para bater o fulano” “eu quero que apareçam lá em casa...”. Passam-se os anos e as falas dos eleitores são muito parecidas, pois faz mais de 20 anos que procuro entender a política local e sempre escutei estas mesmas frases, o que mudou e se percebeu na última eleição é que mitos são feitos para serem derrubados, como dizia meu amigo Chilella em seus discursos “foi a briga do tostão contra o milhão”, e ganhou o tostão!
Tudo de bom a todos! 
Tares: Indicou que a secretaria de obras recupere a Rua Pedro Simão Pörch em toda sua extensão, igualmente recupere as estradas do Pinhal e também pediu para que a administração tome providências para cercar a lagoa de contenção no Bairro São Francisco. Elogiou o trabalho do secretário Tuca por estar colocando um toldo em torno do posto de saúde, disse que a tempo pleiteia esta benfeitoria, e mostrou-se estar feliz.  
Silvio Portz: Anunciou no espaço das lideranças que o PMDB vai fazer sua eleição para presidente do partido na quinta-feira dia 29 de Setembro e que pela primeira vez na história do PMDB Bom Retiro do Sul, vai ser pelo voto direto de todos os filiados. Falou que vai ser instalada no Faxinal do Silva Jorge uma torre para que aquela comunidade e as outras aos redores tenham acesso a internet. Silvio também falou de um pacote de telefonia móvel que a vivo esta disponibilizando para a comunidade de Faxinal do Silva Jorge e comunidades vizinhas. 
Betinho: Em seu pronunciamento falou sobre uma conversa que teve com o secretário de obras sobre a recuperação das ruas do pinhal, em especial da estrada que liga à Boa Vista, relatou que nessa conversa o secretário disse que nos próximos dias estaria se deslocando para aquela comunidade sanando o problema. 
Éder: Indicou que a administradora do pedágio Santa Cruz coloque placa de sinalização para indicar o acesso a RS 129, justificou que quem não conhece a via acaba muitas vezes passando direto por não haver nenhum tipo de sinalização. 
Edinho: Pediu para que se tome providência para fazer com que os motoristas e ciclistas diminuam a velocidade na parte baixa da cidade, pediu para tomarem providências antes que aconteça algo mais grave.


Administração Municipal anuncia melhorias na Saúde


 Sempre pensando em tornar os serviços, prestados na Saúde Municipal, cada vez mais qualificados, a Administração Municipal realizou melhorias no Posto de Saúde durante esse mês. 
O Posto de Saúde está recebendo pintura externa, ocorreu à instalação de um toldo ligando as Unidades de Saúde resultando numa proteção maior nos dias de chuva e também protegendo os usuários do sol, além das pessoas passarem a ter um conforto maior enquanto esperam a abertura da Unidade Central de Saúde com a implantação de um grande banco de ferro com assento e encosto de madeira.  
Para o Secretário Municipal da Saúde, Sergio Luiz Schmidt (Tuca), as melhorias nas Unidades de Saúde trazem qualidade na prestação de serviços. “As melhorias vem para somar aos serviços de saúde prestados à população, pois contamos com uma Unidade preparada e cada vez mais completa, pensando sempre em atender melhor ao usuário dos serviços públicos de Saúde do Município, e posso antecipar que novas melhorias virão, como a construção de um banheiro público junto ao Posto de Saúde que ficará a disposição da população 24 horas por dia, reformas internas, entre outras”, destacou o secretário.

Novos materiais esportivos beneficiam crianças e adolescentes




A Prefeitura Municipal de Bom Retiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Turismo Esporte e Lazer (STEL), adquiriu materiais esportivos para desenvolver e difundir as práticas esportivas do município.  A aquisição deste material faz parte do projeto que beneficiará mais de 1.000 crianças e adolescentes de 7 a 16 anos. Os materiais são compostos por bolas dos principais esportes do país, uniformes, redes e diversos outros materiais para prática de atividades esportivas e educacionais.  
Por meio deste incentivo, a Prefeitura Municipal pretende ampliar o que já está sendo feito na escolinha esportiva do município. “A chegada deste material nos dá impulso para seguir orientando de forma educativa e preventiva os atletas, desenvolvendo suas qualidades não só na vida esportiva como em seu cotidiano de cidadão” destacou o secretário de Esporte, Antônio Rogério da Rocha (Guinho).  

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Marco Maia confirma votação de veto dos royalties para a próxima semana


O presidente da Câmara, Marco Maia, confirmou nesta terça-feira que está mantida a data de apreciação, pelo Plenário do Congresso, do veto presidencial sobre a divisão dosroyalties do petróleo. A sessão foi marcada para o dia 5 de outubro. Até lá, governo e parlamentares terão que chegar a um acordo sobre a repartição dos recursos entre a União e os estados.
Nesta terça, líderes da base aliada na Câmara e no Senado reuniram-se com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para discutir uma nova proposta de divisão. O governo se dispôs a abrir mão de R$ 1,8 bilhão em royalties em favor de estados e municípios não produtores, que reivindicam R$ 8 bilhões. Também concordou em reduzir em 4 pontos percentuais a sua parcela nas participações especiais, o que representaria, segundo cálculos iniciais, uma perda de R$ 600 milhões. Participação especial é um valor distribuído pelas empresas que exploram petróleo por causa da alta rentabilidade de alguns poços.
“O [ministro] Mantega tinha esperança de fechar o acordo hoje. Estamos caminhando, mas ainda precisamos de mais alguns dias”, disse Marco Maia. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o artigo que estipulava uma divisão igualitária dos royalties entre estados produtores e não produtores, com base nos critérios adotados pelos fundos de participação dos estados (FPE) e dos municípios (FPM).
A emenda integrava o texto do Projeto de Lei 5940/09, transformado na Lei 12.351/10, que trata da exploração de petróleo, gás natural e hidrocarbonetos nas áreas do pré-sale em áreas estratégicas (caracterizadas como de baixo risco exploratório e elevado potencial de produção).
Limite
Para o líder do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), o governo chegou ao seu limite de negociação com a atual proposta. Na sua opinião, cabe agora aos parlamentares e aos governadores chegar a um acordo até a próxima semana, evitando a apreciação do veto presidencial, que traria mais desgaste político para o Executivo e os governadores. O governo quer impedir a derrubada do veto e aprovar as medidas negociadas nesta terça.
“Precisamos consolidar uma distribuição justa de uma riqueza que é do País. Cada um vai ter que dar a sua parte”, disse Teixeira. O presidente Marco Maia, que não participou da reunião, usou o mesmo discurso quando perguntado por jornalistas. Segundo ele, “todos terão que abrir mão de recursos para que se chegue a um acordo”.
O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou que a reunião desta terça foi a última com o governo. “A partir dessa proposta, o Congresso vai trabalhar para ver como completa essa equação, quanto vai caber de renúncia aos estados confrontantes e quanto vai caber aos estados não produtores”, afirmou.
Um dos pontos da reunião, segundo ele, foi a construção de uma “fórmula de transição” para os estados produtores de petróleo e gás, para que a receita de royalties a que eles têm direito hoje não sofra uma queda acentuada com o novo modelo de divisão.
A maior preocupação é com o Rio de Janeiro, dono da maior parte dos royalties distribuídos no País. “Nós temos agora que construir uma fórmula de transição para o estado. O Rio de Janeiro não pode perder muito, mas também não pode deixar de dar sua contribuição”, disse Teixeira, sem adiantar detalhes da discussão.
Reportagem – Janary Júnior
Edição – Pierre Triboli

EQUIPE TÉCNICA DA CAIXA INSPECIONA BAIRRO SÃO FRANCISCO EM MAIS UMA ETAPA DO PAC 2 



Na manhã da quinta-feira, dia 22 de setembro, o Prefeito Celso Pazuch, a Arquiteta e Urbanista Ana Júlia Formentini e a Engenheira Civil Giovana Mulinari, responsáveis pelo projeto de Urbanização, Requalificação e Regularização Fundiária do Bairro São Francisco no muncípio de Bom Retiro do Sul, percorreram as ruas do bairro juntamente com a equipe técnica da Caixa Econômica Federal, a fim de apresentarem o Bairro alvo do projeto do programa de aceleração do crescimento – PAC 2.
A visita pelos técnicos da Caixa Econômica Federal faz parte de mais uma das etapas de análise para aprovação do projeto, onde é analisada de perto a realidade do Bairro, os detalhes do projeto, assim como sanadas as dúvidas sobre a área de intervenção e realizados alguns questionamentos sobre o que está sendo proposto pela equipe da Central de Projetos.
A parir de agora, a próxima etapa será a avaliação criteriosa dos projetos entregues, requisição de algumas complementações e depois de atendidos todos os requisitos poderá ser dada a aprovação do projeto para posterior execução.

GRUPO DE SENHORAS DE LAJEADO VISITAM O MUNICÍPIO



NESTA QUINTA-FEIRA UM GRUPO DE 20 SENHORAS DO CLUBE DE MÃES MOISÉS DO BAIRRO HIDRÁULICA EM LAJEADO VISITARAM BOM RETIRO DO SUL ONDE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE CONHECER UM POUCO DE NOSSOS PONTOS TURÍSTICOS E NOSSAS CULTURAS. NESTA VISITA ELAS ESTIVERAM ACOMPANHADAS DO COORDENADOR DA SECRETARIA DE TURISMO, ESPORTE E LAZER LUIZ ANTÔNIO GASPARETTO E DA EXTENSIONISTA DA EMATER/RS AFAF WERMMANN QUE FIZEREM AS BOAS VINDAS CONTARAM UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA.
AO FINAL DA VISITA, FORAM RECEBIDAS NO CENTRO ADMINISTRATIVO PELO PREFEITO MUNICIPAL CELSO PAZUCH.