sexta-feira, 13 de abril de 2012

PANORAMA POLITICO DE BOM RETIRO DO SUL



Quem me ensinou que sempre temos que ter opinião

Sete projetos de calçamento são baixados para as comissões e causam polêmica
Foi baixado para as comissões o projeto de calçamento de sete ruas, Hildo Jacob Thomaz, Benito Gomes Cabanellos, Jacob Ignácio Mallmann, Anna Silvina Klein, Armin Trein, Sidinei Andreolli e Cel. Aníbal G. Pereira.
Segundo justificativas dos vereadores Betinho e Edinho são por ter metros a mais de cordão, justificativa esta, muito contestada pelo vereador Tares e Carlinhos, ambos falaram que é meramente manobra política para atrasar as obras.

Morador indignado
Um dos moradores que estava na sessão ficou indignado, no final da sessão falou para os vereadores que trancaram o projeto que se fosse preciso pagaria os metros que os vereadores Betinho e Edinho falaram que tinha a mais.

Discussão áspera
Betinho disse que se mostrava triste, porque só agora no último ano está entrando o projeto de calçamento de sete ruas, de bate-pronto que nem se diz na gíria do futebol, Carlinhos que o asfalto Av. Sem. Pinheiro Machado foi feito as vésperas da última eleição por Paulo André, Betinho por sua vez disse que Paulo André foi o prefeito que mais calçou ruas, em resposta Carlinhos falou que calcamento é o povo que paga diretamente.

Respeito é bom...
Não é de hoje que quando falta argumentos sobra deboches, ironias e palavras que não condizem com a posição de vereador. Vamos esperar que o “camarada” que tem tais atitudes, tome uma dose de “sifragol” e não repita nas próximas terças. Se o fizer terá seu nome estampado nesta coluna na próxima sexta-feira.

Carlinhos reclama da assessoria de imprensa da câmara
Em um discurso muito direto e indignado, Carlinhos reclamou que assessoria de imprensa da câmaras de vereadores não divulga os fatos com imparcialidade, e que é para isso que esta assessoria esta sendo paga.

Internet
Tem gente que ainda acha que rede social e lugar só para lazer ou brincadeiras. Empresas de pequeno, médio e grande porte tem rede social, órgãos do governo em todas as esferas tem. Não querer usar é uma questão de opção, não conhecer e dizer que internet é só para lazer, mostram total desconhecimento do mundo atual que vivemos, vou além, pessoas com essa concepção estão despreparadas para assumir qualquer cargo publico, pois estão a margem do seu próprio tempo.

Últimas
As redes sociais na internet estão deixando militantes e simpatizantes com os nervos a flor da pele. Se for mantido o respeito não há problema. Mas comentar ou curtir foto em álbum alheio sem ser adicionado entre os amigos(as), é muita cara de pau.

Guardas de proteção ao pedestre
Uma indicação do vereador Eder que está sendo executado pela administração, e muito elogiado pela população.

Taxis adesivados
Uma projeto de lei feita pelo vereador Toco. Quase todos os taxis estão adesivados.

Tudo de bom a todos!

Projeto sobre as cores inspira pais, professores e alunos da EMEI Dona Araci.




Engajada na Proposta Pedagógica Municipal, a EMEI Dona Araci vem realizando uma série de atividades visando atender aos objetivos do projeto sobre as cores, bem como, proporcionar momentos significativos e atrativos as crianças.
No lançamento do projeto os alunos se disparam com um arco-íris “gigante” pintado na calçada da Escola a fim de despertar a atenção dos mesmos para o início do projeto. Ainda neste dia, pais, professores e alunos escolheram sua cor favorita carimbando suas mãos com tinta na faixa  que trouxe os dizeres: “ FAMÍLIA E ESCOLA COLORINDO A EDUCAÇÃO DA GAROTADA”.
As famílias também receberam a tarefa de desenharem utilizando a cor preferida atribuindo significado. Os trabalhos foram expostos para toda comunidade escolar.
As portas das salas foram decoradas com uma cortina de fitas coloridas despertando a atenção dos mais pequenos.
Poesias, músicas e histórias infantis relacionadas com o tema foram apresentadas aos alunos envolvendo-os com a magia das cores.
Para mostrar “tudo de bom” que este projeto tem proporcionado a criançada, foi montada no pátio da escola a “TENDA BRINCRIANDO” onde serão expostas as produção dos alunos para a comunidade escolar ao final de cada mês.

Páscoa na EMEF Genny de Souza da Silva



No último dia 05 de abril a EMEF Genny de Souza da Silva comemorou a Páscoa de uma maneira especial. Todos os alunos e funcionários da escola se organizaram para prestigiar momentos de reflexão e  dramatizações dos colegas. Participou da festa a Professora Josi Görgen onde coordenou algumas músicas, ensaiadas durante a oficina musical que acontece em parceria com a Associação Cultural, fazendo belíssimas apresentações. Juntos fizemos uma ampla reflexão sobre o verdadeiro sentido da Páscoa , que é um tempo para analisarmos nossa vida, reestruturando-a, além disso, houve uma ampla reflexão sobre a importância do perdão. "Páscoa é ressurreição...E ressurreição é: Passagem... Mudança...Renascer...Passar é sair do lugar, da rotina... Mudar é transformar... Trocar uma vida gasta e empoeirada por um modo novo de ser e de viver..."
Ocorreu também nessa tarde um momento muito especial onde foram sorteadas duas Cestas de Páscoa, tendo como ganhadores o garoto Róger e a menina Nicole. 
A Escola Agradece a todos que colaboraram para o sucesso desta ação.

Assistência Social em novo endereço



Pensando em servir melhor e atender a grande demanda, o Departamento de Assistência Social (DAS), juntamente com Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) a partir desta segunda-feira, dia 16 de abril, se encontrará em novo endereço.
A mudança ocorrerá para um local mais amplo, com mais conforto, no qual possibilitará acolher todos os usuários e realizar mais trabalhos voltados a comunidade. As atividades que estavam paralisadas desde quinta-feira, devido à mudança, retornarão normais na segunda-feira, já em novo endereço: Rua Jorge Fett, nº 221, ao lado da Delegacia de Polícia Civil.

AES Sul assume compromisso para resolver os problemas da região



Em reunião realizada terça-feira, dia 10, na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), os diretores da AES Sul assumiram o compromisso de resolver os problemas da falta de energia elétrica na região. A reunião, articulada e coordenada pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), contou com a participação de diversas lideranças, entidades e representações classistas do Vale do Taquari.
As deficiências no fornecimento de energia elétrica pela AES Sul, na região, têm sido uma tônica crescente, com prejuízos nos meios rural  e urbano. Em virtude disso, um dos questionamentos feito pelas lideranças foi a falta de investimento por parte da empresa fornecedora para resolver as reivindicações.
Atendimento
O prefeito de Colinas, Gilberto Keller, destacou que a qualidade no atendimento com o cliente é outro ponto que deveria ser analisado pela AES Sul. Segundo ele as pessoas encontram dificuldade em repassar o problema para os responsáveis. Consequentemente, isso leva aos atrasos na reposição da transmissão.
Em suas manifestações, Áurio Scherer, em nome da representação dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Ney Lazzari, pelo Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), deixaram claro que essa deficiência no regular fornecimento de energia prejudica o desenvolvimento econômico e social da região. “Preocupa muito, pois há carências nos meios rural e urbano, prejudicando produtores rurais, empresas de todos os portes e usuários domésticos, num visível cerceamento ao desenvolvimento regional”, diz, Sherer.
Segundo o presidente da CIC-VT, Oreno Ardêmio Heineck, “a reunião é o resultado de um processo de construção conjunto em que, em diferentes encontros, a região passou à AES Sul suas ansiedades, preocupações e dificuldades. Hoje, a empresa, num gesto amplo de aproximação e de vontade de fazer, traz todo o seu corpo diretivo para dialogar e apresentar soluções”.
Algumas das propostas e encaminhamentos favoráveis
Uma das propostas apresentadas foi a melhoria no sistema de subtransmissão com a criação de novas subsestações e linhas para uma maior disponibilidade de carga, além de melhorar a estrutura já existente. Outro ponto é o de a empresa investir em melhorias no atendimento, buscando maior agilidade e níveis de qualidade adequados.
O diretor geral da AES Sul, Antonio Carlos de Oliveira, apresentou cronograma de obras e investimentos da empresa no Estado para buscar a normalização da situação para até 2015, prevendo a antecipação de uma série de ações, no caso do Vale do Taquari. Também mostrou a nova central de atendimentos da concessionária, que dobrou sua capacidade de atendimento desde novembro.
Canal de comunicação
Contudo, após ouvir a manifestação dos representantes regionais, Oliveira foi mais além: assumiu o compromisso, juntamente com sua equipe, de ver a agilização e antecipação ainda maior de obras de melhoria na região. Para abrir um canal permanente de acompanhamento do será feito e das demandas remanescentes, foi acertada a realização de encontros bimestrais, nos moldes deste.
Por fim, com o intuito de proporcionar um canal melhor de comunicação permanente, a concessionária estruturará um setor de atendimento especial no seu escritório regional Lajeado, para receber as demandas e questões locais através das prefeituras.
Fonte: Ass. de Imprensa da CIC do Vale do Taquari
Foto: Leonardo Girelli