sexta-feira, 25 de maio de 2012



Na noite do dia 18 de maio, a Prefeitura Municipal realizou uma grande reunião com as famílias beneficiadas junto ao Programa Produção de Ações Habitacionais – Nossas Cidades, no auditório Egon Harry Lipp em nosso município.

As 20 famílias beneficiadas foram convidadas a participar do evento, que visou cumprir a etapa de esclarecimentos quanto ao referido programa, expondo aos beneficiários os aspectos técnicos e inerentes aos direitos e deveres de utilização das áreas e espaços de uso comum das residências situadas no Bairro São João e San Diego.

“Todas as famílias presentes são merecedoras de um lugar digno e que pode ser chamado de seu para morar. É uma grande felicidade poder proporcionar às famílias de Bom Retiro do Sul a certeza da casa própria e vamos continuar lutando para que mais pessoas possam ser beneficiadas através de outros programas que já estão em andamento em nosso município. Sou grato pelo desempenho de todos que estiveram conosco no Projeto, principalmente a equipe da Secretaria da Habitação e Saneamento, o CRAS e a Central de Projetos, que não mediram esforços para realizar os trabalhos que lhe foram propostos” destacou o prefeito Celso Pazuch.

No total cada casa terá um total de 36,35 m² e contará com 2 quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa. As famílias beneficiadas foram selecionadas pela Assistência Social obedecendo aos critérios de vulnerabilidade social, com prioridade para mães chefes de família e idosos.

Prefeitura realiza Curso de Bonecos


A Prefeitura de Bom Retiro do Sul em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) promoveram o curso de Bonecos de Pano. Destinado a comunidade em geral o curso visou ensinar às pessoas interessada a forma de fazer um artesanato bonito e delicado.
O curso de bonecos de pano tem o intuito de proporcionar uma nova modalidade na geração de renda extra para as pessoas da comunidade. O Senar disponibilizou a professora Zélia Kaufmann e a Administração Municipal ofereceu a matéria prima, desta forma a comunidade foi privilegiada com um curso gratuito.
A aposentada Izaura Bazanella agradeceu a oportunidade concedida pela Prefeitura Municipal e conta que a experiência e o aprendizado foram maravilhosos. Já costureira Maurícia Pacheco Silva conta que está muito feliz pelo curso proporcionado, já que em outra cidade onde morou nunca teve uma oportunidade como a que a Prefeitura Municipal de Bom Retiro do Sul lhe proporcionou.
Com duração de 32 horas/aulas o curso iniciou na terça-feira e terminou na tarde da última sexta-feira. Diversos bonecos e diferentes artesanatos foram confeccionados pelas participantes que expuseram em uma mesa suas criações.


Na quinta-feira, 10 de maio, no primeiro momento, na parte da manhã  foi apresentado o histórico da arqueologia com seus conceitos técnicos e teóricos enfatizando as pesquisas realizadas no Vale do Taquari. O projeto foi ministrado pelas bolsistas do curso de História da Univates Jéssica Riedi e Inauã Weirich Ribeiro.

No período da tarde os alunos fizeram uma saída de campo, acompanhados pelo professor de História Márcio Rosa Silva e pela professora de Ciências Cíntia Marquiéli Mattes Bueno. Esta parte prática do Projeto arqueólogo por um dia é realizada nas dependências do Parque Municipal Pôr-do-sol. Neste momento nossos alunos foram orientados a realizar uma escavação simulada que resultou na reconstrução de algumas peças de cerâmica. Os alunos ainda conheceram algumas técnicas indígenas de modelagem em argila.

A Escola Wendulino Gewehr agradece às alunas da Univates pelo trabalho desenvolvido e também parabeniza a instituição pela iniciativa de oportunizar momentos como esse, contribuindo com o aprendizado de nossos alunos, pois estamos no quinto ano consecutivo desenvolvendo este trabalho com alunos de 6º ano, portanto o Projeto Arqueólogo por um dia já faz parte da programação oficial da escola.