sexta-feira, 19 de agosto de 2011

EXECUTIVO ENCAMINHA PROJETO DE LEI PARA CRIAÇÃO DE ZONAS ESPECIAIS DE INTERESSE SOCIAL (ZEIS 2)

Na última terça-feira (16) foi encaminhado a Câmara de vereadores o Projeto de lei nº 62 que cria Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS 2), sendo esta mais uma etapa do programa habitacional “Novas Cidades”.
A aprovação deste projeto de lei possibilitará que a administração municipal possa dar prosseguimento às próximas etapas que são a liberação habitacional e o processo licitatório da obra.
Este programa habitacional é  uma parceria do governo estadual com o município e proporcionará  a construção de vinte casas para famílias de baixa renda.
Do total das moradias a serem construídas, dez delas serão junto à área de terra localizada no bairro São João e as outras dez na Rua Pedro Dilon da Silva localizada no local conhecido como “Loteamento Legalito”.
Ainda sobre o Projeto de lei nº  62 que cria as “ZEIS 2”, esta área conhecida como “loteamento legalito”, não está como zona de interesse social no plano diretor do município e por se tratar de um convênio com órgão estadual, se faz necessário esta regulamentação conforme solicita o projeto de lei encaminhado à câmara de vereadores.

Construtores de conhecimento

   Os professores da Escola Wendulino Gewehr tem demostrado um grande envolvimento com atividades que envolvam o aluno de maneira significativa: unificando o conhecimento com o gosto por aprender.
      O planejamento escolar não pode ser conduzido de forma autoritária e centralizadora, uma vez que se pretende instituir uma cultura mais democrática e participativa nos processos  de aprendizagem desenvolvidos na Escola.
      A 6ª série juntamente com a professora de Língua Inglesa Rosângela Reginaldo, produziu maquetes sobre as partes de uma casa. Durante a realização do trabalho os alunos perceberam que teriam que utilizar bem mais que seu inglês, também seriam necessários seus conhecimentos em arte, matemática e comunicação.
      O objetivo do trabalho foi alcançado, porque sabemos que a interdisciplinariedade e o trabalho em grupo são necessários para o aprendizado e  que o aluno é o responsável pela construção de seu conhecimento, cabendo ao professor ser o mediador no processo ensino-aprendizagem.
      A Direção reconhece e parabeniza o empenho do corpo docente da escola.


No dia 17 de agosto a Escola Wendulino Gewehr, do bairro Laranjeiras realizou a 1º fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), todos os alunos de 5ª a 8ª séries participaram. A Diretora da Escola, profª Régia, comentou sobre a importância da Escola participar de diversas atividades, pois assim estaremos oportunizando aos alunos se destacarem e demonstrarem suas habilidades. O aluno Daniel Henrique da Silva, da 5ª série participou pela primeira vez da OBMEP, ele disse que a prova foi muito interessante e legal, pois tinha que fazer cálculos e marcar as respostas em um cartão. Ressaltou que algumas questões envolviam raciocínio, outras questões eram fáceis. Agora o Daniel está torcendo para ser classificado para a 2º fase.

A programação oficial da semana do município começou a ser definida em reunião na segunda-feira dia 15 no centro administrativo. Por volta das 15 horas as patronagens dos CTG’s Querência da Amizade e Esperança da Coxilha estiveram reunidas com o prefeito Celso Pazuch e os secretários municipais Patrick e Rogério.
Na pauta estava a organização e elaboração da programação das festividades da semana farroupilha.
Para este ano muitas novidades esperam pelos tradicionalistas e uma vasta programação que ficará a cargo das entidades estará a disposição da comunidade durante a semana em que o povo gaúcho estará em festa em nome do tradicionalismo.


Escola Wendulino Gewehr realiza OBMEP

   No dia 17 de agosto a Escola Wendulino Gewehr, do bairro Laranjeiras realizou a 1º fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), todos os alunos de 5ª a 8ª séries participaram.
      A Diretora da Escola, profª Régia, comentou sobre a importância da Escola participar de diversas atividades, pois assim estaremos oportunizando aos alunos se destacarem e demonstrarem suas habilidades. 
      O aluno Daniel Henrique da Silva, da 5ª série participou pela  primeira vez  da OBMEP, ele disse que a prova foi muito interessante e legal, pois tinha que fazer cálculos e marcar as respostas em um cartão. Ressaltou que algumas questões envolviam raciocínio, outras questões eram fáceis. Agora o Daniel está torcendo para ser classificado para a 2º fase.


OFICINA DE SAÚDE MENTAL FAZ CONFRATERNIZAÇÃO E ENTREGA DE Pufes CONFECCIONADOS PELOS PRÓPRIOS PARTICIPANTES


Com o objetivo de socializar e integrar pacientes com problemas mentais e psicológicos, as psicólogas e agentes de saúde do município realizaram uma oficina de Saúde Mental onde os pacientes fizeram um trabalho de construção de pufes com material reciclável como garrafas PET e caixinhas de leite. A prefeitura disponibilizou tecidos para que cada um dos pacientes ornamentasse e costurasse o mesmo.
Na última semana, ocorreu evento de confraternização e a entrega dos mesmos.
Segundo o secretário da saúde Sérgio Luiz Schmidt, esta oficina tem como propósito proporcionar uma terapia a pacientes que dependem de tratamento da saúde mental.
Ainda participaram deste momento o prefeito municipal Celso Pazuch, Sra. Afaf Wermann e equipe da unidade sanitária do município.


A JUNTA DE SERVIÇO MILITAR DE BOM RETIRO DO SUL COMUNICA:





Inspeção de saúde:
Data: 24/08/201
Horário: 07 horas
Classe: 1993
Local: Sociedade de cantores
Não falte e traga o seu Certificado de alistamento.

Wendulino Gewehr participa dos JERGS

   Nos dias 11, 16 de agosto nossos alunos participaram dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul, nas modalidades de Xadrez e Voleibol consecutivamente.
      No Xadrez foi a primeira participação da nossa Escola, não obtivemos uma boa classificação, mas valeu a pena a experiência e dedicação dos alunos.
      Na modalidade de Voleibol nossa equipe mirim masculino conquistou o terceiro lugar na etapa micro-regional Lajeado.
      Nos dias 24 e 25 de agosto os alunos irão participar das modalidades de Atletismo e Futsal.
      Estaremos torcendo pelos nossos alunos.


CIEE inaugura curso de aprendizagem em Bom Retiro do Sul


O CIEE Centro de Integração Empresa Escola, em parceria com a empresa Alleanza Calçados Ltda e apoio da Prefeitura Municipal inaugura a primeira turma de aprendizes em Bom Retiro do Sul, com os cursos de Ocupações Administrativas e Auxiliar de Produção.
     O programa Aprendiz Legal é um programa desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho com objetivo de preparar jovens para a iniciação profissional, contribuindo para sua formação.
     Apoiado na lei 10097/2000 a lei da aprendizagem, este programa garante ao jovem capacitação profissional como etapa do seu processo educativo.
     A Secretaria Municipal de Educação, também preocupada com a formação dos jovens e sua inserção no mercado de trabalho, oferecerão o local para a realização do curso em de Bom Retiro do Sul. As aulas acontecerão em uma das salas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Isabel Luíza Bittencourt localizada na Rua Ernesto Dornelles, nº 225 no bairro São Jorge, onde os jovens terão à sua disposição toda a estrutura necessária para a realização do curso.
     A divulgação do curso ficou a cargo do próprio CIEE, que visitou escolas e empresas.
     Com duração de dois anos, sempre aliando teoria e prática, o curso Ocupações Administrativas e Auxiliar de Produção teve início no último dia 17 de Agosto, no turno da manhã e contou com a presença do prefeito Celso Pazuch, secretário da educação Malcus Cassiano Kuhn, diretores de escola Martinha Dullius e Crisna Klock, Sr.Sólon Elias Pinotti diretor da calçados Alleanza além do Sr. Cassaino Steinhaus que é executivo de operações do CIEE/RS de Lajeado.
     A realização do curso certamente vem complementar o processo de educação em Bom Retiro do Sul e demonstra que a construção de parcerias traz benefícios a toda comunidade.

Liga da Defesa Nacional representada pela Brigada Militar trouxe a chama da Pátria à Bom Retiro do Sul

Segunda-feira (15) foi dada a largada aos atos cívicos na região. Escoltada pela Brigada Militar, a chama veio de Glorinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre, para acender a pira local sendo recebida pelo prefeito Celso Pazuch. Em nosso município, alunos do Ensino Fundamental da Escola Otávio Augusto de Farias e autoridades locais participaram do ato solene realizado em frente ao centro administrativo municipal. Este ato também aconteceu simultaneamente em várias partes do Estado. 
Criada em 1938, no Rio Grande do Sul, e copiada em todo o país, a “corrida” pela chama da pátria é uma forma de “reacender” o civismo na sociedade, que comemora, no dia 7 de setembro, o Dia da Independência do Brasil. “É uma forma de compartilhar esse sentimento e não deixar morrer o amor pelos símbolos da República”.             Este ano, a corrida presta homenagem ao padre Landell de Moura e à Legião da Boa Vontade (LBV).  

Sessão ordinária e solene Cacâmara de vereadores do dia 16 de agosto, 2011.


Agradecimento...

Joice Hoss Huve Gregorius jornalista responsável do jornal Bom retiro Em Foco, colunista dos Respingos e ex- assessora do deputado Marquinho Lang, colocou na sua coluna que eu sou pré candidato a vereador em 2012, agradeço a pessoa que mandou o e-mail lembrando-se de mim, mas de antemão quero dizer que não tenho a intenção.

Politicagem...

Pode-se dizer muitas coisas da Av. Senador Pinheiro Machado, que ela não é a via mais segura do mundo, que ela não tem a largura suficiente para o grande fluxo que tem, tudo isso é aceito, mas dizer que esta via não é sinalizada é absurdo, se reparar bem ela indica os limites de velocidade, locais de travessia de pedestre, locais para estacionamento, o que falta é que o vereador Edinho tenha mais bom senso nas suas críticas, e que faça isso com as questões corretas. Por quê não diz que boa parte dos acidentes acontecem na Pinheiro Machado é por imprudência dos motoristas? É por que isso não dá voto? Peço ao vereador Edinho e qualquer outro que venha falar sobre trânsito, ser mais responsável e parar de fazer politicagem com o que é muito sério, a vida de nossos motoristas e pedestres.

Trancado...

O projeto Nº 062/2011 que cria uma zona especial de interesse social 2, foi baixado para as comissões, foi enviado para a casa em regime de urgência, o motivo que foi baixado para as comissões eu não entendi, já que foi falado diversas vezes sobre estes terrenos, pessoal do meio ambiente e de planejamento da prefeitura explicaram nesta ultima terça novamente, o que faltou para ser aprovado ou reprovado? Será que vão ficar trancando até votação que beneficia a população diretamente? Será que estas pessoas que serão beneficiadas com estas casas não serão prejudicadas com a demora desse projeto na câmara?! Espero que a turma do Edinho tenha bom senso e vote este projeto terça, dia 23 de agosto.

Trocas de felpas...

Tares disse ao presidente Toco que não foi ele quem pediu para discutir mais o relatório da CPI antes de votar, mas que o presidente poderia ter dado este tempo, Toco em seu pronunciamento disse que não levaria as críticas de Tares em conta por que ora criticava o prefeito ora elogiava.

Tares pediu para Edinho mostrar onde está este projeto de 20 casas em cima de 10 terrenos que o vereador Edinho fala, Edinho por sua vez disse que o prefeito tinha falado, Tares pediu o projeto que diz isso, Edinho calou-se.

Parabéns...

Parabéns ao professor Enio Wagner Peres pelo título de cidadão bom-retirense, título mais que merecido já que prestou relevantes serviços a nossa comunidade. Parabéns também ao vereador Éder pela feliz iniciativa. O Tio Enio foi meu diretor e professor, algum daqueles fios brancos eu ajudei a aparecer. Brincadeirinha! Rsrsrsrsrs

Um grande abraço, a este grande mestre!
Edinho: Falou do projeto Nº 062/2011 que cria uma zona especial de interesse social 2, disse não entender como departamento de meio ambiente da prefeitura não viu que era uma zona de APP, e que não daria para construir 20 casas. Edinho finalizou fazendo críticas ao trânsito de nossa cidade, disse que não adianta cobrar do motorista se a Av. Senador Pinheiro Machado é mal sinalizada.




Tares: Indicou a secretaria de Obras para que faça recuperação do calçamento e bocas de lobo da Rua Santo Antônio, esquina com a Rua Bento Gonçalves, justificou seu pedido falando que os moradores dessas ruas estão a merecer estas melhorias. Tares finalizou seu pronunciamento falando que na última sessão, disse ao presidente Toco que não foi ele quem pediu para discutir mais o relatório da CPI antes de votar, mas que o presidente poderia ter dado este tempo.
Tares pediu para Edinho mostrar onde está este projeto de 20 casas em cima de 10 terrenos. Também pediu o projeto que mostra o que o vereador Edinho fala, Tares alegou desconhecimento do colega Edinho.
Betinho: Indicou à administração executar obras para construção do passeio público na Rua Valdemar Arnt, em toda sua extensão nos locais que ainda não possui, especialmente nas proximidades da creche Vó Marica, área do mutirão. Justificou seu pedido falando que devido ao grande número de pessoas que circulam por aquela via a maioria criança, deve ser tomada esta providência para não expor ao risco estes cidadãos.



Serjão: Indicou ao executivo que faça drenagem na Rua Reinaldo Bohrer, com limpeza dos bueiros e instalação de bocas de lobo ao longo da via. Justificou seu pedido falando que a rua citada tem grande deficiência em rede de esgoto, ao qual interfere no cotidiano das pessoas que ali passam. Serjão finalizou seu pronunciamento falando do relatório municipal de gestão fiscal da saúde do segundo trimestre, pediu para que no próximo relatório venha alguém para explicar melhor o mesmo.




Éder: Indicou ao executivo para que viabilize a construção de rampas para acessibilidade aos banheiros públicos, aos portadores de necessidades especiais, idosos, gestantes e cadeirantes. Justificou seu pedido falando que na época que foi construído estes banheiros não foi pensando em acessibilidade e que todos têm direito de ir e vir. Destacou que na época da campanha uma das suas bandeiras era a acessibilidade.




Toco: Toco em seu pronunciamento disse que não levaria as críticas do colega Tares em consideração por que ora Tares criticava o prefeito, ora elogiava. Toco convidou a todos para a sessão solene que aconteceu logo após a sessão ordinária em homenagem ao professor Enio Wagner Peres, que ganhou o título de cidadão Bom-retirense.





Professora de Bom Retiro do Sul participará de Seminário em Brasília

Nos dias 29, 30 e 31 de agosto, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro realizará um Seminário sobre o ensino da escrita para um grupo de apenas 400 convidados em todo o Brasil, composto por professores e a nossa professora Aline Delwing Pedroso é uma das convidadas a participar, com todas as despesas custeadas pela organização do evento e patrocinados pelo CENPEC (Centro de estudos e pesquisas em educação cultura e ação comunitária). Este evento tem como propósitos promover uma reflexão sobre pesquisas, práticas didáticas e de formação docente no âmbito da Olimpíada e estabelecer um diálogo entre as orientações oficiais e as pesquisas, práticas de ensino e de formação docente no país.
Parabéns a professora Aline pelo excelente trabalho e uma boa viagem, um grande abraço de todos da Escola Wendulino Gewehr.

Releitura do quadro Abaporu


Nas aulas de artes com a professora Sandra Simone Endres os alunos da 5ª série da Escola Wendulino Gewehr, do bairro Laranjeiras, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história da artista plástica Tarcila do Amaral que foi uma importante desenhista e pintora brasileira do período modernista. Os alunos realizaram uma releitura em 3D: em alto relevo usando massinha de modelar, com recortes e outra feita somente com massinha de modelar sobre o quadro Abaporu, de 1928. Esta foi uma da mais caras e importantes obras já produzidas no Brasil. É importante que nas aulas de artes os alunos tenham a oportunidade de aprender a apreciar as belas artes.
A direção da escola parabeniza a professora e os alunos pelo belo trabalho.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Liga Feminina de Combate ao Câncer


A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Bom Retiro do Sul é uma entidade que desde 2009 vem buscando apoiar os bom-retirenses que vivenciam situações de doença na família, especialmente o câncer. Em algumas situações não basta o apoio emocional, a família também precisa de apoio financeiro para custear despesas extras que surgem nestas situações. Para poder apoiar estas famílias mais carentes a Liga realiza promoções que envolvem a comunidade bom-retirense. No dia 12 de agosto foi feito um cachorro-quente cuja renda foi revertida em prol desta entidade. A Liga agradece a todos que contribuíram com mais esta ação em benefício da comunidade bom-retirense.