sábado, 22 de outubro de 2011

Você realmente conhece a Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul?

  Um dos pontos turísticos mais visitados na região fica em Bom Retiro do Sul: a nossa Barragem Eclusa, que foi construído há aproximadamente 30 anos.
Uma grande estrutura montada, com toneladas de concreto e ferro, que atravessa o rio Taquari, com objetivo de facilitar a passagem dos barcos e que se tornou um centro de visitação no Vale do Taquari.

Sua construção iniciou-se em 1958 até 1962, ficando paralisada durante oito anos, reiniciando-se em 1970 e teve sua conclusão em novembro de 1976. Trabalharam nas obras de construção cerca de oitocentas pessoas entre técnicos e operários. Possui 230 metros de comprimentos, na largura do rio, constituindo-se de seis vãos entre os quais as comportas-vagão duplas de 17 metros de largura por 10 metros de altura. A câmara eclusa possui 120 metros de comprimento por 17 metros de largura e profundidade de 16 metros, permitindo a passagem de embarcações com até 3,20 metros de calado. Também, foi construída a escada do peixe (escada d´água) destinada a preservar o ciclo biológico dos peixes durante a piracema.

A beleza entre a obra humana, através da barragem, e as forças da natureza, através do rio, é um espetáculo maravilhoso de ser assistido, com a oportunidade de receber um presente colorido: o arco-íris em dias de sol. E o melhor é que este show é totalmente de graça e acontece várias vezes por dia. Além disto, também é possível uma ótima pescaria entre amigos nas águas do Taquari. 

O local também serve de camping, com ampla área para estacionamento e para barracas. Local perfeito para a harmonia dos namorados, dos amigos, enfim, é um lugar perfeito para viver momentos felizes. Também é especial para levar a família para aquele chimarrão no final de tarde.

Você que é Bomretirense, visite e valorize este espaço muito visitado em nossa região, nós somos donos deste ambiente único procurado por várias pessoas de diversos locais do Brasil. Acima de tudo, um orgulho.



Autor: José Ivan Maia
Fonte: http://www.marketingeanexos.jex.com.br/

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Bom-retirenses disputam as quartas de final do campeonato estadual de master jogando em equipe de Lajeado.



Domingo começa as quartas de finais do camp estadual de fut master 2011
em lajeado Master Lajeado x São José de POA
em Garibaldi   Juvenil x Morro Reutter
em Eldorado do Sul Gremio x Bento Master
em Canoas Frigosul x Esportivo de Bento
domingo dia 30 partidas de volta
e o nosso amigo serrote já começou a treinar para o maior camp de  futebol de areia do sul do Brasil BOLAMAR 2012 em tramandaí onde em nove edições conquistou cinco.

Sessão da câmara de vereadores do dia 18 de Outubro, 2011.


OPINIÃO:
Turno único para os funcionários públicos municipais ou não?
Tares fez um pedido de providências para que se implantasse turno único tanto no executivo quanto no legislativo, alegando que é para reduzir custos e para que os funcionários não fiquem exposto ao sol nos horários mais fortes. Todos foram contra seu pedido inclusive seus colegas de bancada por acharem que agora que o tempo afirmou não dá para parar de trabalhar.
Houveram comentários mais fortes como o do vereador Serjão que disse que Tares estava jogando os funcionários contra os vereadores por saber que não seria aprovado.
Críticas e elogios
Geralmente eu sou criticado e elogiado pela maneira direta que me expresso tanto no que escrevo quanto no que falo, mas tem coisas que não dá para deixar de falar. Se alguém quiser me condenar por alguma atitude com certeza não vai ser por omissão.
Comparações são inevitáveis
As comparações geralmente acontecem em quase tudo, até por quê para se dizer que algo é bom ou ruim tem que se ter parâmetro, exemplo, para dizer que algo é belo geralmente se compara bom o que se julga feio, se julga o bom é que conhece o que é ruim. Escrevo isso porque escuto muito se falar em candidato forte e candidato fraco, mas eu convido a todos, antes de qualquer conceito ser formado, a fazer a comparação de um com o outro, não importando qual seja o pleito se para vereador ou prefeito.
Tudo de bom a todos!


Carlinhos Mostrou-se muito feliz com o alargamento e melhorias da rua que dá acesso a Vila Real (“Cupido”). Disse que falou com vários moradores e todos se mostraram muito satisfeitos pelo trabalho, que além de facilitar o trânsito dos moradores daquela comunidade vai facilitar o acesso da empresa que vai se instalar naquele local. Falou que votou contra o turno único para agora as máquinas e funcionários poderem trabalhar sem a interferência do mau tempo.
Betinho Indicou ao executivo a drenagem de um reservatório de água parada ao lado da Rua Cecília Koch Brackmann, justificou seu pedido falando que devido a água parada pode haver risco de contaminação, doenças e proliferação de insetos. Betinho também falou de dois acidentes que houveram na Rua Leopoldo Dhamer, pediu urgente providências para que se diminua a velocidade naquela via. Finalizou falando que votou contra o turno único porque passamos um inverno muito chuvoso e que agora que está dando tempo bom e que se está fazendo a recuperação das estradas não se pode parar.
Tares Fez dois pedidos de providências, pedia para se fazer turno único tanto no executivo quanto no legislativo, justificou seu pedido falando da necessidade de fazer economia aos cofres públicos e de igual forma trazer melhores condições de trabalho aos funcionários públicos. Tares ainda falou que respeitava a posição dos seus colegas de votarem contra, mas disse que ele já tinha sido funcionário publico e sabia como é trabalhar no sol.
Edinho Falou sobre o projeto que ficou baixado nas comissões que abre concurso para a vaga de contador, disse que era contra, mas já que o tribunal de contas estava exigindo, provavelmente na próxima semana seria aprovado. Edinho também falou sobre uma sugestão de um cidadão que sugeriu que se colocasse uma lombada “quebra-molas” na decida da Av. Senador Pinheiro Machado para reduzir a velocidade dos veículos. Edinho finalizou pedindo urgente providência antes que aconteça um acidente mais grave.
Serjão Fez um pedido de providência para que o poder público envie um relatório com a prestação de contas da Escola de Samba Inhandava referente ao último carnaval realizado, justificou seu pedido falando que é preciso transparência nas contas públicas e que devido boatos que estas não estariam corretas necessita de mais esclarecimento. Serjão finalizou falando ao colega Tares que o pedido de turno único para os funcionários públicos foi com o cunho de jogar os funcionários contra os demais vereadores, pois sabia que os mesmo votariam contra.
Regina Falou ao colega Tares que não tinha nada contra o mesmo mas que votou contra o pedido de providências por achar que agora não seria a hora de ter turno único, justificou falando que agora que as estradas estão ficando boas e que se está conseguindo fazer os trabalhos por não estar chovendo tanto não pode parar. Parabenizou a todos os professores pela passagem do seu dia no dia 15 de Outubro.
Sílvio Portz Falou que votou contra o turno único por achar que não é o momento, falou que nunca choveu tanto quanto nos dois últimos anos e que agora é a hora de redobrar os trabalhos e não diminuir.
Toco Falou que não é a favor do turno único por achar que não é o momento, salientou que o pessoal que trabalha nas obras do município também é no sol e não é por isso que fazem turno único.

Coisas bizarras em Bom Retiro do Sul
Este cartaz tá dentro de uma lancheria de Bom Retiro do Sul. Dá para acreditar que alguém entra numa lancheria e senta para tomar um refri que comprou em outro estabelecimento? Segundo o proprietário do estabelecimento, por isto acontecer com uma certa frequência, resolveu colocar o cartaz..hehehehehe!!!

Alunos participam do Projeto Horta Viva



A Escola Estadual de Ensino Fundamental Otávio Augusto de Faria, em parceria com o Escritório Municipal da Emater-RS/Ascar e Secretaria de Agricultura estão desenvolvendo junto aos alunos o Projeto Horta Viva, que tem como objetivo incentivar o consumo de produtos orgânicos por parte dos alunos, seus familiares, professoras e funcionárias da escola, além de implantar a horta escolar e incentivar pais e alunos a implantarem hortas em suas residências e/ou propriedades. 
Todos os alunos da escola se envolveram nesse projeto, que foi idealizado e planejado pela supervisora escolar, professora Sandra, com consultoria e apoio técnico da extencionista da Emater-RS/Ascar, Luciane de Armas.
Inicialmente os alunos do 2º ano, 3º ano da manhã e tarde, 4º ano e 5º ano assistiram a palestra “Implantação de horta e combate às pragas ” ministrada pela extencionista Luciane de Armas.
Os alunos foram incentivados a participar do concurso para escolha do mascote do Projeto Horta Viva. A escolha aconteceu através de votação por todos os alunos da escola, onde foi escolhido o mascote, produzido pela aluna Laura de A. Fagundes do 5º ano.
Após muita leitura e estudo, os alunos juntamente com as professoras, iniciaram a horta escolar. O resultado veio logo a seguir, com alface orgânica fazendo parte da merenda escolar que segundo a maioria dos alunos tinha um gosto todo especial.
Os alunos também fizeram um passeio de estudos acompanhados pelo Secretário de Agricultura Alex, Luciane e Professoras, quando visitaram a propriedade do senhor Paulo Alex Faleiro, no Cerro dos Gomes, onde puderam apreciar e aprender mais um pouco sobre hortas e produtos orgânicos.
Vários alunos (as) foram questionados sobre a importância deste projeto e deram suas opiniões:
Luana Hosftäter Eidelwein, 5º ano “Acho importante, pois se a gente consome muito produto com agrotóxico pode ficar doente e com esse projeto aprendemos a comer produtos orgânicos”.
Poliana da Silva Khun , 5º ano “É importante porque ensina um jeito de plantar e conservar os produtos orgânicos que são mais nutritivos que os convencionais”.
Renata de Souza,  4º ano ”Eu acho que esse projeto é bem importante, porque nós podemos confiar no alimento que comemos, sem venenos e sem agrotóxicos. Acho que é essencial ter uma horta orgânica em casa. Adorei esse projeto!”
Daiane Mattes,  4º ano “Na minha opinião esse projeto vai ser muito importante para todos nós, para que tenhamos uma alimentação saudável”.
Ana Paula Borba de Christo, 4º ano “Esse projeto serve para alertar as pessoas sobre como é importante ter uma alimentação saudável, sem agrotóxicos para que, no futuro, não tenhamos problemas de saúde”.
Como culminância do projeto serão entregues mudas de hortaliças para implantar hortas caseiras às famílias interessadas e também material informativo, fornecido pela Emater-RS/Ascar, sobre produtos orgânicos, implantação e cuidados com a horta.

Prefeito Celso Pazuch empenha-se na busca por recursos para o município


O Prefeito de Bom Retiro do Sul, Celso Pazuch, esteve na manhã desta terça-feira, 11 de outubro, em Porto Alegre na sede do IEGP (Instituto de Estudos e Governança Pública), tratando sobre projetos que viabilizem a implantação de políticas públicas para o desenvolvimento do município e da qualidade de vida do povo bom-retirense.

Empenhado na concretização dos objetivos, o prefeito Celso, discutiu e apresentou as demandas do município com o intuito de captar os recursos necessários para a realização dos projetos e aquisição de máquinas e equipamentos.

Visita ao Unicshopping marca Semana da Criança na escola EMEF Yrajá Luiz Barros de Moraes


Ser criança é tempo de aprender, estudar, mas é antes de tudo ter a oportunidade de vivenciar momentos  agradáveis, de alegria e diversão. Pensando nisso, a Semana da Criança na EMEF Yrajá Luiz Barros de Moraes foi especial. No dia 11 de outubro, as turmas de 1º a 4º ano realizaram um passeio até o município de Lajeado para uma visita ao Unicshopping onde passaram uma tarde muito divertida, encerrando com uma sessão no cinema assistindo o filme Kung Fu Panda 2, trazendo muita alegria e descontração.
Já na tarde de sexta-feira, dia 14 de outubro, nas dependências da escola foram instalados diversos brinquedos infláveis que fizeram a alegria e a festa dos alunos. Durante toda a tarde as crianças brincaram, confraternizaram e se divertiram, fechando a comemoração da Semana da Criança.

Grupo de dança conquista 3º lugar em concurso



O grupo de dança da EMEF Yrajá Luiz Barros de Moraes conquistou no último dia 08 de outubro, o 3º lugar na categoria infantil na 19ª edição do Festival Bento em dança que ocorreu entre os dias 06 e 14 de outubro na cidade de Bento Gonçalves.
O grupo de dança da escola é coordenado pela professora Lene e na edição desse ano do festival apresentou a coreografia “Dancecubo” que com elementos como: desafio, provocação, desassossego e prazer, juntos, compõem uma proposta coreográfica que visa investigar e explorar as possíveis relações entre o jogo e a dança. A composição da coreografia segue uma linha de pesquisa que se apropria de elementos contemporâneos em dança construindo, assim, uma relação de ludicidade, com o exercício das possibilidades, com a multiplicidade de idéias, criando e recriando experiências corporais nas quais o prazer da descoberta é a grande motivação.
Ainda este ano, no mês de novembro, o grupo de dança da escola Yrajá deve participar do festival de dança do Unicshopping, em Lajeado, entre outros eventos.
A direção, professores, funcionários, comunidade escolar e a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, parabeniza o grupo de dança pelo trabalho desenvolvido e pelos resultados alcançados.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

O que aprendi na Escola jacob Arnt

O Dia do Professor é uma data especial pra mim.


No dia 15 de outubro comemora-se o Dia do Professor. Uma data para reverenciar e reconhecer os mestres de nossas vidas, aqueles que doam seu tempo integralmente para disseminar a educação. São verdadeiros guerreiros da sabedoria. Mesmo sendo profissão, ser professor ultrapassa os limites das atividades profissionais, incorporam no dia a dia as atividades de uma batalha única para educar e repassar seus conhrcimentos.

Lembro muito bem e guardo com carinho todos os ensinamentos que aprendi na Escola Jacob Arnt, onde estudei de 1989 até 1996. Tudo que eu tenho na vida, consegui com os ensinamentos, recebidos em casa, dados pelos meus pais e, também, os que recebi nas escolas, com os meus queridos professores, que ensinara-me, alem do cultural, o convívio com a sociedade e o respeito com as pessoas. Fica aqui, a minha mais sincera gratidão.

Não deveria citar nomes, para não esquecer alguém, mas vamos tentar relembrar algumas pessoas que foram meus mestres: minha primeira professora foi minha tia: Maria de Lourdes, que foi responsável pela minha alfabetização e também a estagiária Miriam. No Jacob Arnt tive a oportunidade de conviver com professores especiais como: Enio, Delci, Margarete, Aline, Lídia, Joel, Norma, Joana, Liane, Neuza, Elaine, João, Fátima, Loraci, Andréia, Odilo, Vera, Claudete, Benta, Eliane, Salete, Araci, Rosângela, Vaniza, Jussara, Aida, Lurdes, Carmen, Mara, Lizete, Sirlene, Celeste, Arife e Laci.

Quando o educador, como aqueles que eu tive o privilégio de conviver, consegue entender o poder da pedagogia do amor e todo o bem que ela traz, mais e mais alunos aprenderão com maior facilidade e gosto e, acima de tudo, mais e mais professores notáveis e inesquecíveis passarão pela vida dos alunos deixando suas marcas positivas. Eu passei por professores ímpares e levo comigo cada conselho, cada palavra, cada ensinamento.

O valor do professor transparece, quando ele educa, ele acolhe como missão de orientar e incentivar jovens e crianças a descobrir suas potencialidades, quando ele exerce a sua capacidade de despertar no outro um número de qualidades adormecidas ele torne-se uma referência para o futuro. Eu tive estas vantagens de sempre ter pessoas acolhedoras como meus professores. 

Saber reconhecer o valor do professor é compreender a importância da própria educação. Fica aqui meu reconhecimento por cada mestre que contribuiu para transformar minha vida e meus valores como pessoa e profissional. Um abraço especial neste dia justo e de pura sabedoria.



 Autor: José Ivan Maia
Fonte: http://www.marketingeanexos.jex.com.br/

Twitter é 8,4 mil vezes mais eficiente que o Procon

As empresas levam entre 5 minutos e 2 horas para responderem a alguma reclamação vinda do Twitter.


Reclamações feitas pelo Twitter não são apenas mais eficientes do que as feitas à Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) . São muito mais eficientes.

As redes sociais têm sido cada vez mais utilizadas pelos consumidores que se sentem lesados. E a estratégia fez as empresas se mexerem, tanto que leva entre 5 minutos e 2 horas para responderem a alguma reclamação vinda do Twitter. No Procon, a resposta vem em, no mínimo, um mês, de acordo com um levantamento feito pela Folha de S.Paulo.

O Estadão fez as contas e descobriu que a rede de microblogs é 8,4 mil vezes mais eficaz do que o órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Se o cliente preferir o Facebook, ainda sairá ganhando, pois o site tem um índice de eficiência até 1,4 mil vezes melhor do que o Procon.

No Twitter, a resolução do problema vem em até 24 horas. No Facebook, a resposta da empresa leva de 30 min. a 6 horas e a resolução também demora até 24 horas.

Por outro lado, os chats convencionais demoram, em média, cinco dias úteis para responder e a resolução pede mais cinco dias úteis. Os SACs têm a mesma quantidade de dias. Já no Procon, a resposta demora até um mês, sendo que não há prazo para a resolução do problema.


Autor: AdNews
Fonte: http://www.marketingeanexos.jex.com.br/