sexta-feira, 10 de junho de 2011

Prefeito Pazuch e demais lideranças regionais presentes no lançamento da Agroindustria Familiar 2011

Na última sexta-feira o prefeito municipal Celso Pazuch esteve acompanhado do secretário da agricultura Alexander Negreiros Fritscher no lançamento oficial da 2ª Feira Nacional de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços para a Agroindústria Familiar (Agroind), que foi lançada oficialmente, em solenidade no Salão Troller, no Parque Histórico de Lajeado.
Na ocasião, o chefe do executivo municipal aproveitou e conversou sobre o município com lideranças políticas como o Deputado Estadual Heitor Schuch (PSB) e o Deputado Federal Luiz Fernando Schmidt (PT) e ainda com o empresário Presidente da Certel Egon Édio Hoerlle.
A Agroind ocorre de 13 a 17 de julho e tem a meta audaciosa de atrair um público de 55 mil pessoas e gerar R$ 10 milhões em negócios. A expectativa é de preencher o Parque do Imigrante com 310 expositores, entre agroindústrias familiares e fornecedores de máquinas, bens e serviços oriundos do Sul do Brasil, além de outros estados, como Minas Gerais e São Paulo. A feira serve como vitrina para o setor, mostrando o potencial dos pequenos produtores. Potencial que merece reconhecimento.
A feira
A 2ª Agroind Familiar vai destacar as novidades de prestadores de serviços, fabricantes de máquinas e equipamentos, além de centenas de pequenas agroindústrias familiares. O público vai conferir a variedade e qualidade dos produtos, que vão dos tradicionais queijos a alimentos orgânicos cultivados sem o uso de agrotóxico - que terão um espaço de destaque no pavilhão 2 (corredor dos ecológicos). Também haverá eventos técnicos, que vão oferecer orientação e qualificação ao setor. Rodadas de negócios, seminários e palestras técnicas serão o destaque da programação nos dias 15 e 16 de julho. As atividades vão ocorrer no auditório do Pavilhão 4 do Parque do Imigrante.
A feira também vai disponibilizar orientação técnica em tempo integral, linhas de crédito especiais para a comercialização de produtos expostos no evento, além de café colonial com produtos das agroindústrias familiares participantes. A iniciativa tem a organização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Prefeitura de Lajeado e Emater-RS.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Sessão da câmara de vereadores do 07 de junho, 2011.

Edinho: nas discussões dos projetos, falou sobre os incentivos dados aos agricultores para compra de sêmem, disse que o executivo está investindo aos poucos e que todo o projeto que vier para beneficiar os agricultores vai dar seu voto favorável.
No espaço das explicações pessoais Edinho falou do pedido de informação da vereadora Regina, disse que é preciso melhor fiscalização dos ambulantes, pois nosso comércio tira nota e acaba sendo prejudicado por não receber um amparo da fiscalização municipal.
Parabenizou o vereador Toco pelo projeto que incentiva as empresas a contratarem pessoas acima de 40 anos, falou ao prefeito que pessoas acima de 40 anos mesmo que aposentadas tem muito a contribuir, ensinando os mais jovens, falou também que, quem sabe o que falta na atual administração é um pouco mais de experiência.
Citou o exemplo da BRFoods que tem muitos funcionários com deficiência e que produzem muito, Éder em um aparte falou que tem empresas em nossa cidade que se negam a contratar pessoas com deficiência.
Finalizou falando de uma das calçadas do bairro São João, disse que não adianta só limpar pois as águas da chuva vão empurrar terra por cima de novo, é preciso que se coloque em prática um projeto que havia no início dessa administração.

Regina: fez um pedido de informação para saber como está funcionando a questão dos alvarás para os ambulantes venderem em nossa cidade, Regina falou que os comerciantes locais muitas vezes perguntam como funciona e ela não sabe responder, concluiu falando que o nosso comércio esta se desenvolvendo cada vez mais e que os vereadores precisam estar mais a par da legalidade dos ambulantes para poder informar melhor o comércio.






Éder: falou que na semana que vem vai fazer um comentário mais aprofundado do seu projeto que baixou para as comissões, referente ao bullying, pediu para os colegas olharem com carinho o projeto. Parabenizou Toco pelo seu projeto que dá incentivo para empresas que abrem vagas para pessoas acima de 40 anos.
Éder concluiu seu pronunciamento falando que foi bastante procurado no domingo com queixas sobre a falta de luz no sábado a noite. Falou que com a falta luz nenhuma operadora de telefonia móvel funciona, sugeriu para as operadoras que prestam este tipo de serviço  que coloquem uma bateria que dure pelo menos uma hora além, para que as pessoas não fiquem incomunicáveis, já que grande parte da população só tem telefone móvel, e no caso de alguma emergência só tem este recurso de comunicação.

 
Betinho: falou sobre o incentivo que a administração está dando aos produtores para inseminação do rebanho, diz saber ser pouco, mas que gradualmente daria benefícios aos agricultores.
Betinho se diz feliz por ter suas contas aprovadas pelo tribunal na sua gestão a frente do legislativo, se disse muito orgulhoso.
Betinho dirigiu a palavra ao colega Edinho dizendo que tira o chapéu para as empresas que ajudam os deficientes, falou do quanto é bom alguém com necessidades especiais ter um emprego e ganhar seu próprio salário.



 
Tares: elogiou Regina por ter pedido informações sobre o comércio dos ambulantes, disse que tem quer ter uma fiscalização melhor para saber quem estar legalizado ou não.
Elogiou Toco pelo seu projeto para ajudar as pessoas acima de 40 anos a ingressar no mercado de trabalho.
Parabenizou o executivo pelo incentivo aos agricultores, também elogiou a todos os vereadores por ser uma luta de todos.
Também falou de um assunto dito polêmico, sobre os calçamentos, disse que as empresas colocam uma areia de beira dos matos, uma areia podre e cobram por um material bom, falou que com o tempo a via que foi feito com material ruim vai sofrendo desgastes e deformidades. Disse ainda que as pessoas não vão querer pagar por um calçamento ruim.
Tares finalizou dizendo que tem mais uma desapropriação de terras para abrir estradas, mas que até agora nada de nenhuma obra dar andamento, pediu ao presidente da casa um pedido de informação de como está o andamento dos projetos das casinhas.
Regina em um aparte disse que quando tiver concluído os trabalhos da CPI vai se ter todos os dados das áreas de terra. Concluiu que este é um motivo para abrir uma CPI, pois se todos os projetos passassem pela câmara e fossem explicados não haveria necessidade de CPI.
Edinho em um aparte, pediu os confrontantes dessas áreas se elas teriam benefício com a abertura da rua, se fosse esse o caso teria que o proprietário fazer uma doação.

Silvio: falou da falta de luz que aconteceu no sábado, diz o vereador que estava no CTG Querência da Amizade no baile do esporte onde muitas pessoas entraram em pânico outras foram embora, se mostrou indignado com a empresa AESul por sempre esperar que o poste caia para depois trocar, disse que a falta de luz foi ocasionada pela queda de um poste de luz na entrada da cidade onde sem vento, sem nada, caiu.
Falou sobre fiscalização, disse que conversando com comerciantes do interior relataram que não há nada pior que abrir as portas do seu estabelecimento e ver um caminhão de outra cidade que não paga nenhum imposto vendendo mercadorias.
Sobre o projeto de incentivo em dinheiro na compra do sêmem, disse que agora conseguiram ajustar o projeto, que o incentivo vai ser dado em cima da nota que o produtor tira.
Silvio se mostrou triste com as declarações de que vereador não faz nada, disse que todos sabem do seu esforço para trazer água potável para Beira do Rio, diz ter usado seus mais de 600 votos para conseguir este benefício para aquela comunidade. Silvio disse que o colega Beto já tinha o avisado que poderiam aparecer outros padrinhos.
Edinho em um aparte disse que estas pessoas que falam são pessoas que não tem coragem de concorrer a vereador e ficam denegrindo a imagem dos outros.
Finalizou dizendo que o ginásio  de Pinhal vai ser concluído, mas que o do Faxinal  não vai sair. Disse que vai continuar lutando para que concluam aquele ginásio.
Agradeceu aos colegas os votos para aprovação do seu projeto que dá incentivos para empresas que empregam pessoas acima de 40 anos. Disse caber agora ao prefeito ver de que maneira pode ser dado este beneficio.
Falou sobre seu pedido de informação sobre qual são as 20 empresas que mais arrecadam no município.Disse que foi publicado de maneira errada, como ele tivesse pedido as 20 maiores cidades.

Usei a tribuna para falar sobre liberdade de expressão, deixei claro que toda pessoa tem direito de se expressar e sou responsável pelas minhas publicações no meu blog e no jornal O Correio, disse que para mim só tem credibilidade quem cita nomes e assina o que publica.
Espero que tudo tenha ficado bem claro. Acredito que sim, pois nenhum vereador se manifestou contrário às minhas palavras.
Regina levantou um tema que se arrasta há anos, “os vendedores ambulantes”, quem destes tem alvará de licença? Morei uma época com meu pai no Faxinal e convivi com o entra e sai de “caminhões mercados”. Tem de tudo nestes caminhões, vai à porta da casa e os preços, por não pagarem impostos, ficam mais competitivos. Fora vendedores de livros, roupas de cama, roupas...etc!
Concorrência desleal para quem paga seus impostos em dia.
 Éder falou do não funcionamento dos telefones celulares quando falta luz, sugeriu uma bateria, Silvio mostrou-se indignado pela falta de energia, pois nem ventando estava.
Eu também estava no baile do esporte e a situação só não foi pior por causa das luzes de emergência que tem no CTG, imagina todo aquele povo sem ter nada de iluminação?!
Faz tempo que a AES Sul mostra todo seu descaso com nossa cidade, tem rua central com poste escorado. Não tem cabimento. Não paga a conta para ver se não te cortam a luz.
Tares falou que estão comprando mais uma área de terras para abrir uma rua, mas até agora nada de começar as casinhas populares. Vereadora Regina disse que por estes motivos abriram a CPI, pela falta de informação.
Na  minha opinião os motivos foram não ter o que fazer, mas esta é a minha opinião.
Falando em CPI, já não está estourando o prazo de conclusão dos trabalhos?
Ajuda de R$ 12,00 na compra do sêmem para melhorar a genética do nosso rebanho. Bom!
Aprovado na câmara o projeto do vereador Toco que dá incentivos para empresas que contratem pessoas acima de 40 anos. Bom também!
A calçada do bairro São João que o vereador Edinho falou é só mais uma obra feita as vésperas de eleição, essa, da última administração, mal planejada, e por quê já não fizeram uma mureta de contenção para a terra?
Falando nisso dois elefantes brancos da administração anterior vão ser concluídos, o vereador Silvio falou que vão ser concluídos os ginásios da Cruz das Almas e Pinhal, o do Faxinal não foi aprovado.
Por ser o presidente do Bragantino falei com o prefeito sobre a conclusão do ginásio do Faxinal, Pazuch me disse que se não for aprovada a emenda de um deputado do seu partido, vai usar recursos do próprio município para a conclusão. Vamos esperar!
Tudo de bom a todos!



quarta-feira, 8 de junho de 2011

Cartório eleitoral de Estrela estará em Bom Retiro nesta sexta-feira

Sexta – feira dia 10, das 13:30 às 16:30h o CARTÓRIO ELEITORAL DE ESTRELA estará atendendo na prefeitura municipal.Venha munido de documentos e faça inscrição do primeiro título, transferências, segunda via e alteração de dados.
Mais informações pelo fone 3766-1255.

Concertação Social: Diálogos sobre Economia Solidária

Durante a primeira edição do Círculo de Seminários Regionais sobre Economia Solidária, promovido pela Rede Concerto Social foi lançado o livro Concertação Social: Diálogos sobre Economia Solidária. O evento aconteceu em Ijuí e participaram os integrantes da Rede Concerto Social, representantes da ITECSOL – Incubadora de Economia Solidária Desenvolvimento e Tecnologia Social da UNIJUÍ e estudantes daquela universidade.
O livro e os seminários abordam temas ligados a cooperação, o resgate histórico da economia solidária, através do resgate do trabalho, o sistema de solidariedade na base da ajuda mútua, a moeda social, um estudo de caso sobre a situação de mulheres que participam de Empreendimentos de Economia Solidária, alternativas de profissionalização para a pessoa com deficiência intelectual, comunidades indígenas e turismo rural.
Dos artigos apresentados dois são assinados por bom-retirenses, Maria Delci Klunck, e Rosilene Klunck Martins abordam o resgate histórico da Economia Solidária e Claudia Köhler e Heron Dênis Leite apresentam uma análise sobre o Turismo Rural em Bom Retiro do Sul.

ECONOMIA SOLIDÁRIA

Concertação Social: diálogos sobre economia solidária, é um ciclo de
palestras que acontecerá em quatro municípios gaúchos iniciando no dia 04 de
junho, em Ijuí. A promoção é da Rede Concerto Social que nasceu dos vínculos
construídos entre os técnicos responsáveis por projetos sociais no Rio Grande do
Sul, apoiados pelo Instituto HSBC Solidariedade, durante o processo de formação
continuada acontecido entre 2007 a 2009. O Município de Bom Retiro do Sul,
sediará um dos seminários, no mês de julho de 2011. Entre os palestrantes também
encontramos bom-retirenses, as professoras Maria Delci Klunck e Rosilene Klunck
Martins, representando o projeto Inclusão: somos todos diferentes, desenvolvido
pelo Círculo de Pais e Mestres do Colégio Estadual Jacob Arnt e Claudia Köhler
que, juntamente com Heron Dênis Leite, palestrará sobre Turismo Rural: uma
possibilidade solidária, representando a Associação para o Desenvolvimento de
Alternativas de Trabalho e Renda Auto-sustentáveis - ATRAS. Neste primeiro
encontro, no município de Ijuí, também será lançado um livro com relatos das
experiências vivenciadas pelos grupos participantes da rede.

Reunião de prefeitos e vices com o chefe da casa civil

A convite da Associação dos Prefeitos e Vice-Prefeitos do PT/RS, a vice-prefeita de Bom Retiro do Sul, Claudia Köhler, participou de reunião com o Secretário Chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, A reunião ocorreu no dia 07 de Junho, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Neste encontro os prefeitos e vice-prefeitos tiveram espaço para abordar situações pertinentes ao seu município ou região. Claudia levantou o tema da segurança, apontando a necessidade de ampliar o número de policiais civis no estado, levando proposta da região do Vale do Taquari para resolver ou minimizar esta situação.

Doação

Na segunda-feira, 06 de junho foi entregue à Liga Feminina de Combate ao Câncer
de Bom Retiro do Sul, um computador e mobiliários.
Esta doação de materiais foi realizada pelo Banrisul e pela Fundação
de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul, numa
iniciativa da vice-prefeita de Bom Retiro do Sul, Claudia Köhler. Também foi
oferecido para as mulheres o agendamento de um curso básico de informática, em
parceria com o SENAR.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Grêmio e AECOSAJO saem na frente na disputa pelas duas vagas na final

Grêmio(na foto) inspirado na sua rainha, tira a invencibilidade do Floriano

Resultados dos titulares Grêmio 2x1 Floriano, AECOSAJO 5x2 Palmeiras. 
 As equipes do Grêmio e do Aecosajo venceram em casa e jogam por um empate no tempo normal  no dia 19 de junho para irem a final, uma vitória simples do Floriano e do Palmeiras leva o jogo para a prorrogação percistindo o empate as equipes donas da casa ficam com a vaga. Nos aspirantes ficou tudo igual, na Beira do Rio Bragantino 0x0 Floriano e no Rochedo AECOSAJO 1x1 Palmeiras, como nos aspirantes não a vantagem de melhor campanha, uma vitória simples de qualquer uma das 4 equipes leverá a decisão, percistindo o empate a vaga na final será decidido nas penalidades máximas.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

ESPORTISTAS BON-RETIRENSES TÊM SUA RAINHA 2011

 GRÊMIO FUTEBOL BEIRA DO RIO CAMPEÃO DAS RAINHAS!

Com a conquista de Bruna Dornelles Pereira  no último sábado dia 04 de junho, o time da Beira do Rio é a equipe  de Bom retiro do Sul que mais conquistou títulos de Rainha do Esporte, são 8 títulos de Rainha e fora os de princesa e simpatia. Só nas últimas Sete edições o Grêmio conquistou 5 Títulos de Rainha.
Abaixo segue o nome de todas:
Fátima da Rocha
Elenice Porto
Adriana couto
Greise da Rocha
Joice Huve Hoss
Vanessa Rocha
Marília
Bruna Pereira


VEJA COM FICOU A CORTE DO NOSSO ESPORTE 2011(pela ordem da fotografia, da esquerda para direita)
Simpatia: Raissa de Castro- AECOSAJO
2ª Princesa: Bianca Rodrigues Junqueira- INTER
1ª Princesa: Monique Schck- FLORIANO
Rainha dos esportes: Bruna Dornelles Pereira- GRÊMIO