segunda-feira, 4 de março de 2013

7ª SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES 19/02/2013-ESPAÇO DAS LIDERANÇAS


Na quarta-feira, dia 13, foi entregue o relatório pedido pelo vereador Carlinhos em forma de ofício e por mim de forma oral. E, em uma reunião do pessoal do PMDB, a gente chegou em um entendimento sobre esse relatório: O prefeito Pedro Aelton Wermann, em vários veículos de comunicação, colocou que o município devia pra 600 fornecedores! Eu não sei se foi por falta de informação que os próprios secretários não passaram pra ele, mas NÃO EXISTEM 600 E POUCOS FORNECEDORES SEM RECEBER, EXISTEM SIM 600 EMPENHOS! Tem fornecedores com seis, outros com doze empenhos! Só que no nosso entendimento, é um número impactante! No momento que tu fala que existe 600 fornecedores, dá um impacto muito grande! NA MINHA OPINIÃO ISSO É UM DESSERVIÇO QUE O SENHOR PREFEITO PRESTOU À COMUNIDADE! Ele poderia se informar melhor, tanto que repetiu várias vezes e, em nenhum momento ele disse “o município deve valor x e tem tantos empenhos a serem pagos, e não fornecedores”. No nosso entendimento depois da reunião, a gente acredita que ele tenha feito isso propositalmente!
Tem valores no relatório trazido pelo vereador José Moisés da Rosa, que a prefeitura tem como débito, mas que na verdade foi devolução! A Librefa – Liga Bom-Retirense de Futebol Amador – 3.929,00 reais! Na página quatro do relatório, tem isso como débito, como dívida da prefeitura! É um equívoco. Esse dinheiro foi devolvido! Então, não preciso de muito aprofundamento pra entender que o relatório da “dívida da prefeitura”, é equivocado!
Existe débito, sim! Existe dívida! Só que como já foi falado outras vezes, o governo federal deixou de repassar pro município de Bom Retiro do Sul, mais de 800 mil reais! E o débito que ficou foi de exatamente de 771 mil reais! SE O GOVERNO FEDERAL TIVESSE REPASSADO O QUE DEVERIA REPASSAR PRO MUNICÍPIO, NÓS TERÍAMOS, HOJE, EM CAIXA, 150 MIL REAIS! A ADMINISTRAÇÃO ANTERIOR TERIA DEIXADO 150 MIL REAIS EM CAIXA!
Acredito que essas coisas tem que ser esclarecidas pra comunidade! No momento que eu vou lá e falo que o prefeito anterior 600 fornecedores sem receber! Que existe uma dívida de mais de 3 milhões! Que há uma insuficiência financeira! Mas, no momento que tu fala dívida de 3 milhões de reais impacta o ouvido do cidadão, que não tem grande entendimento sobre o que que é empenho ou o que que não é!
Sobre a questão que o presidente José Moises citou várias vezes... “que o maior velhaco do município era a própria prefeitura”, é um outro equívoco! Tem no relatório sim, fornecedores locais, mas a maioria dos fornecedores não são da comunidade! Isso tem que ser visto também!
Isso tudo o PMDB entende como responsabilidade! Informar corretamente o cidadão sobre o que que está acontecendo! E a gente repudia Todo e qualquer tipo de desserviço prestado à comunidade! Falta de informação não é tão grave como ir para os veículos de comunicação inventar números, que não existem!
Muito obrigado e tudo de bom a todos!

7ª SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES 19/02/2013-ESPAÇO DAS EXPLICAÇÕES PESSOAIS


Agradeço ao secretário Carlos Gewehr por ter se feito presente na sessão da última terça-feira, fazendo esclarecimentos sobre sua pasta! É importante! E como vereador Alex já esclareceu, desde março de 2012 ele não estava mais na pasta! E muitas vezes a imprensa e muitos cidadãos, assim como o presidente José Moisés usam essas palavras abertas que  são prejudiciais à pessoa do vereador Alex! Mas cabe lembrar que o vereador Alex fez 532 votos, isso é aclamação! De 59 candidatos tu fazer 532 é a prova que tu realizou um bom trabalho! Eu obtive 302, bem menos que o Alex, então, parabenizo o vereador Alex, porque, segundo a comunidade bom-retirense, ele foi um excelente secretário! E espero, e sei da competência do secretário Carlos Gewehr, porque pessoas do meu lado já me falaram que quando Gewehr foi secretário de obras, foi um excelente secretário!
Sobre os venenos na rua que eu falei semana passada. E pergunto pro secretário Beto, porque acredito que seja a pasta dele a encarregada por colocar: Se é permitido colocar esse veneno, por que foi colocado só no Parque Pôr do Sol, na Jorge Fett? Acredito que se é permitido, tem que colocar nas outras ruas! E quanto a isso, no modo grosso de falar, eu posso dizer que o que eu vejo é um penteado pelo meio! A Reinaldo Noschang foi roçada, mas, mais pro fim da rua tem mato até meia canela! A Jorge Fett foi roçada, mas a Peri Ribeiro está com mato alto! Então, não adianta fazer “só pra inglês vê” tem que ser uma coisa que seja boa pra toda a comunidade!
E, uma informação pro secretário Carlos, porque acredito que prestaram uma informação errada pro secretário! Não é o prefeito Pedro Aelton que está trazendo a retroescavadeira e a motoniveladora, popularmente conhecida como patrola! Na verdade, isso é um projeto da administração de Celso Pazuch! Administração que muito trabalhou e agora se colhe os frutos! E, talvez,o prefeito Pedro Aelton vá fazer algum trabalho pro próximo prefeito colher frutos também! Essas máquinas são um dos frutos da administração de Celso Pazuch!
Foi falado pelo presidente José Moisés na sessão do dia 13 que o secretário Beto estava esclarecendo o vereador Eder sobre porque não tinha feito determinado serviço. Eu coloquei na primeira sessão a solicitação para demarcação de passeio público na frente dos estacionamentos oblíquos e até hoje não foi feito! Eu trabalhei no departamento de trânsito e sei que tinta não é algo mais caro, é algo barato! Só requer um pouco de boa vontade! Talvez seja comigo a falta de boa vontade! Mas, na mensagem de justificativa dessa minha indicação, não sei se o secretário responsável chegou a ler, há risco de morte das pessoas nessas situações porque as pessoas tem que ingressar no meio da pista de rolamento pra desviar de caminhões e carros que ficam em cima do passeio público! Acredito que não há lei maior do que a vida do cidadão bom-retirense, ou de qualquer lugar! Penso que essa questão deve ser priorizada pelo secretário Beto!
A criação do site também! Indiquei, foi aprovada, é bacana, mas não foi criado! Não tive uma justificativa, talvez o presidente José Moisés possa me explicar porque não foi executado. Talvez tenha sido encaminhado! Mas eu quero a informação se já foi buscada alguma coisa para por no ar esse site!
Eu distribui pra imprensa, uma papel que tem uma imagem, que comprova que vieram roçando até a frente da casa do “Polaco”, ele disse que pode citar quem é ele! Aí vieram roçando até a frente da casa dele que fica na rua Reinaldo Noschang, a última casa antes da ponte Manoel Dorneles Cardoso e, quando chegaram na frente da casa dele, pularam e começaram a roçar mais adiante! Não existe uma lógica nisso! A não ser que ele tinha uma baita placa di quarenta na frente da casa! Talvez tenha sido por isso! Talvez o secretário Beto possa explicar isso! Por que tu vem roçando e quando chega na frente da casa de um cidadão tu pula pro outro lado? Quem fez isso foram os subordinados do Beto, não sei o secretário tem conhecimento, mas eu tenho uma foto que posso até passar por pen drive pra ele cobrar dos responsáveis!
O prefeito Celso Pazuch trabalhou com 3% do recurso livre! Mas no primeiro ano não foi. Não foi porque os vereadores já tinham aprovado um orçamento de 20% contando “com o ovo antes da galinha colocar”, acreditando que o senhor Paulo André se reelegeria! Nos próximos anos o prefeito Celso Pazuch trabalhou com 5 e depois apertaram pra 3%! E, depois a mesma Câmara votou e aprovou 20% do recurso livre pro prefeito Pedro Aelton! Não entendo a mudança! Talvez porque já sabiam quem era o prefeito eleito! Vejo isso como um erro muito grande, porque se um prefeito trabalhou com 3%, por que o outro tem que trabalhar com 20% de recurso livre? Faz o que quer sem consultar a Câmara de Vereadores! Na verdade eu acredito que tem que passar pelos vereadores! Eu achava legítimo os 3% que o prefeito Celso teve, porque tudo quanto era projeto passava por aqui! Mas não entendo essa diferença de agora o prefeito Pedro Aelton ter 20%!
E, desde o início a gente ouve falar das dívidas, afirmam que não tem dinheiro! E eu já até conversei com o presidente José Moises a respeito do que eu vou falar... Nos primeiros dias da gestão, na troca de presidência da comunidade de São Francisco onde o novo presidente disse que encontrou 5 reais no caixa da Associação, e o prefeito Pedro Aelton chegou atrasado quase duas horas, pegou o trem andando, quis sentar na janela, e alegou que o caixa da Associação estava melhor que a prefeitura, que, segundo ele, estava rapado! Bom, então quase 300 mil reais evaporaram do caixa do dia 28 de dezembro de 2012 até o dia 2 de janeiro deste ano! Porque a Câmara de Vereadores devolveu esse dinheiro, a Câmara não é obrigada a devolver o dinheiro pro executivo como o presidente disse, mas o fato é que foi devolvido! Então ele não pegou o caixa rapado! Mais uma inverdade.
E, agora, até a secretária do planejamento que quase sempre se faz presente nas sessões pode nos explicar, por que o prefeito continua chorando dizendo que não tem dinheiro pra pagar nada se ele já tem mais de 1 milhão de reais de recurso livre, que ele pode fazer o que quer! 1 milhão de reais de recurso livre e ainda está chorando pitanga de contas? Isso é um absurdo!
Falando do relatório da dívida deixada epla gestão anterior... está sendo feito um sensacionalismo! Porque o que tem que ser falado de fato, não é! Onde está os 200 e 80 poucos mil reais devolvidos pela Câmara? O que que foi pago com esse dinheiro? Porque muito disseram que não tinham dinheiro pra comprar um parafuso, não tinha dinheiro pra comprar uma enxada... E isso é mentir! Eu não tenho outra palavra pra dizer! O prefeito Pedro Aelton está indo por um caminho totalmente equivocado! Ele está desinformando a população bom-retirense!
Na rádio Eclusa eu escutei o programa com o senhor Pedro Aelton, programa que o senhor Gilmar Silva (Chimarrão) faz parte! Cidadão que há dois anos atrás eu já dizia que fazia politicagem na rádio comunitária e, depois, só se confirmou! O senhor Gilmar Silva tinha uma bandeira invisível, o que ele fez depois foi só tornar ela visível! Pegar, botar o adesivo e tudo mais! E o pior é que continua fazendo politicagem! O Chimarrão dize que tem 34 anos de imprensa, a minha idade, só que pra mim, não serve de exemplo! Pra mim o Gilmar Silva é um péssimo exemplo pra qualquer pessoa que pretende, que almeja ter um futuro na carreira jornalística! O Chimarrão junto de algumas pessoas do grupo dele, digo algumas porque tem muitas pessoas boas no seu grupo, fazem parte das laranjas estragadas do grupo!
E eu gostaria de pedir pro senhor Gilmar Silva, que tem netos, tem filhos, para que pense no futuro desse pessoal! Porque ir para uma rádio e fazer deboche do vereador Carlinhos, um vereador eleito legitimamente pelo povo é inaceitável! Mas, é o mesmo o que senhor fazia com o prefeito Celso Pazuch! E eu peço pro senhor Gilmar Silva ter um pouco mais de responsabilidade e nos programas de todas as sextas da rádio, pede pra alguém que tenha credibilidade, falar naquele espaço!
Muito obrigado e tudo de bom a todos!