sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Feira do Produtor Rural movimenta economia bom-retirense


Na última sexta-feira, dia 07, a Administração Municipal através da Secretaria Municipal da Agricultura e da Emater/RS-Ascar, inaugurou a Feira do Produtor Rural em Bom Retiro do Sul. A feira contou com a participação de autoridades, visitantes e produtores rurais que tiveram a oportunidade de comercializar seus produtos. 
O projeto da feira livre no centro da cidade nasceu junto aos produtores rurais, para promover o progresso da agricultura familiar do município. Para o prefeito Celso Pazuch, a feira é uma grande oportunidade tanto para os produtores rurais, gerando sustentabilidade e aumento na renda familiar, quanto para a população, que ganha mais uma opção na hora de adquirir produtos de qualidade direto do campo. No local, são comercializados inúmeros produtos, como verduras, legumes, frutas, mel, embutidos caseiros, produtos artesanais, entre outros. 
Para o secretário da agricultura Alessander Negreiros Fritscher, a participação da população na feira é essencial para fomentar a economia local, criando rentabilidade ao pequeno produtor e oferecendo ao morador diversidade de alimentos, melhorando assim a qualidade de vida dos munícipes.  
A feira será realizada todas as sextas-feiras, das 13h30min às 17h30min, no centro da cidade, próximo ao Colégio Estadual Jacob Arnt.

CMDA busca melhorias para área rural




Os membros do CMDA-Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Bom Retiro do Sul reuniram-se na última quarta-feira para tratarem da criação da Lei de Domínio das Estradas. 

Este pedido já aconteceu em várias reuniões do conselho sendo que os conselheiros alegam que a regulamentação da largura das estradas se faz necessário, pois as mesmas estão estreitando-se cada vez mais e ocorre dificuldade de trânsito com máquinas agrícolas, como a colheitadeira, por exemplo, assim como a passagem de ônibus e caminhões juntos.

O documento será elaborado pelo Conselho, assinado pelo conselheiros, e após enviado ao Executivo Municipal, este fará o projeto e enviará à Câmara de Vereadores (Poder Legislativo), para aprovação.


Excursão proporciona aprendizado aos alunos




Os alunos do 5º ano da EMEF Yrajá  Luiz Barros de Moraes, juntamente com os alunos do 5º ano da EEEF de Brasília e da EMEF Wendulino Gewher realizaram, no último dia 06 de outubro, uma excursão para o zoológico em Sapucaia de Sul, o aeroporto Salgado Filho e Bienal do Mercosul em Porto Alegre . A passagem pelo zoológico foi marcada por muita diversão, curiosidades e aprendizado sobre a vida animal. 
A 8ª Bienal do Mercosul em 2011 tem como objetivo o apoio e expansão em nível interpretativo e experiencial dos temas apresentados pelo projeto curatorial e a construção e ampliação dos programas e estruturas educativas que foram iniciados na 6ª e 7ª Bienais do Mercosul. Ela enfatiza o tema/entendimento de nação como constructo – uma das temáticas centrais da 8ª Bienal - assim como a geografia, o regionalismo e os processos de homogeinização cultural, política e econômica na América Latina. Portanto, foi muito importante a visitação a esse espaço de cultura e conhecimento.  
A visita ao aeroporto Salgado Filho trouxe aos alunos a curiosidade e o funcionamento de um dos mais importantes meios de transporte do mundo.

SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES DO DIA 11 DE OUTUBRO, 2011.




OPINIÃO:
DISPARADA A MELHOR...
Poderia dar uma nota para ultima sessão, mas vou me ater em falar que foi a melhor sessão que eu assisti até agora. Todos os projetos que deram entrada na casa foram aprovados e os dois projetos que estavam baixados nas comissões na semana passada foram a votação e foram aprovados, todos de grande relevância para nossa comunidade.
Todos os assuntos debatidos eram pertinentes e a favor da nossa comunidade, quem foi lá para ver vereador de oposição falando mal da administração perdeu seu tempo, até quando ouveram críticas foram construtivas, tomara que eu não queime a língua, mas se manterem esta linha Bom Retiro do Sul só terá a ganhar com esta nova postura dos vereadores de oposição.
TODOS ELOGIARAM...
Muito elogiado o secretário da agricultura Alex, mas também não foi por menos. O cara retomou uma feira que estava morta e ainda trouxe para mais perto do consumidor na Rua Pery Ribeiro onde era seu lugar de origem. Alex usou a tribuna para falar dos seus planos para o crescimento gradual da feira do produtor rural, umas das idéias é dar um vale compras para os funcionários públicos municipais para uso exclusivo na feira. Se Alex conseguir colocar em prática esta idéia com certeza vai ser um grande feito.
PICOU EU CHUTO....
Aproveitando uma bola picando do vereador Tares que pediu reparos em sua indicação para a Rua Reinaldo Noschang, sugiro a todos vereadores de maneira coletiva ou individualmente, para que tente uma emenda parlamentar junto aos seus deputados federais, para que se consiga os asfalto do trecho que se compreende entre a ponte do arroio Ribeiro até a frente do Banrisul. Tapear novamente aquilo ali é rasgar dinheiro público.
PEPÃO...
A história do “pepão” teve bastante repercussão, para ser tomado nos mais diversos butecos e rancherias da cidade, mas a vantagem é que não é “bico seco” da o direito de quem perder e ter que pagar a tomar o refrigerante junto. Hehehehehe!!!!
Mas em um ponto todos que conversei concordam, o candidato da “renovação” quem vai escolher é o “primeiro ministro”, este papo de democracia para escolher seus representantes em convenção é “conversa para boi dormir”.
Tudo de bom a todos!!!


Carlinhos Convidou todos a participar da marcha para Cristo que aconteceu na quarta feira dia 12 de Outubro. Fez três indicações referentes a recuperação das seguintes ruas: Cecília Koch Brackhman, Osvaldo Pereira da Silva e Bento José Labres.
Tares Indicou para o executivo em conjunto com a secretaria municipal de Obras a recuperação da Rua Reinaldo Noschang, justificou seu pedido falando que a mesma encontra-se em péssimo estado de conservação.
Éder Agradeceu aos seus pares pela aprovação dos projetos enviados pelo executivo, falou da importância destes projetos para nossa cidade e ainda pediu a participação de todos na marcha para Cristo.
Serjão Declarou que está ligando direto para Tares para ser atendido em suas reivindicações, segundo ele está fazendo campanha para Tares, disse que é a única maneira de ser atendido.
Edinho Falou que se os projetos forem bons para a comunidade e chegarem em tempo hábil para ser analisado com certeza será aprovado.
Toco Falou que se nada for feito para a recuperação da Rua Reinaldo Nochang os moradores irão bloquear a rua para que haja alguma atitude por conta do poder público municipal.

Palestras incentivam alunos na Semana da Água




Em comemoração a semana da água que aconteceu de 03 à 07 de outubro, o Departamento de Meio Ambiente através do Biólogo Dinho, e a Emater-RS/Ascar através da Luciane, ministraram palestras nas Escolas Otavio Augusto de Farias e Escola Alberto Pasqualine, abrangendo em torno de 100 alunos. 
Assuntos como a importância da água, formas de aproveitamento e armazenamento da água (cisternas),dicas de como economizar água, exemplos de poluição da água, bacias hidrográficas, reservas de águas potáveis, distribuição de água no planeta, foram tratados. 
E para a próxima semana será  realizada uma visita com os alunos da escola do Pinhal na fonte de água que abastece a comunidade de Faxinal.