sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

As eleições 2012

Nas eleições para escolha de vereador e prefeito no ano de 2012, como já postei em alguns sites de relacionamentos e já falei para muitas pessoas, foi algo que mexeu muito comigo, pois eu acreditava, e acredito, que Celso Pazuch é melhor opção para administrar Bom Retiro do Sul do que Pedro Aelton Wermann. Minha opinião que, como qualquer outra, tem que ser respeitada.
Nas eleições proporcionais, sem nenhum exagero, eu tive uma vitória heroica. Contrariei muitas apostas que não me colocavam nem entre os 15 primeiros, mas muitas pessoas queriam que eu me elegesse, muitas pessoas queriam que, como eles mesmos me denominam, “o cara que não vai dobrar a espinha e nem vai se vender” se elegesse.
Não me lembro de uma eleição para vereador tão disputada, com tantos candidatos, eram 59 no total. Muita gente qualificada concorrendo, mas muita gente tentando trocar 4 anos de Câmara por um favorzinho ou uma quantidade em dinheiro - o valor variava de acordo com o “cliente” - um absurdo! E, depois, esses “clientes” são os primeiros a reclamarem. Mas, a parcela boa, aquela parcela que não se vende e nem se troca, teve suas representatividades que também entraram no legislativo. Felizmente, as pessoas de bem ainda predominam.
Quando eu vejo o presidente do nosso legislativo pedindo para respeitar a vontade do povo que escolheu seus mandatários, eu fico me perguntando, onde será que ele estava quando estavam comprando os votos dos mercenários que valem o mesmo do que cidadão de bem, e que esse que respeita a lei tem que pagar junto com os maus eleitores o preço de ter representantes corruptos e corrompedores?! Onde será...
O primeiro mês de trabalho...
Dia 29 de janeiro de 2013, fechou o primeiro mês do nosso legislativo, para ser preciso, 4 sessões ordinárias, 4 vezes que, por lei, somos obrigado a irmos na Câmara de Vereadores de Bom Retiro do Sul, fazendo uma média de duração de uma hora e meia. Tal média porque essa legislatura tem demorado para votar projetos do executivo, votar e discutir indicações, requerimentos de autoria dos próprios vereadores... e, somando tudo isso, chegamos a uma média de trabalho na Câmara de 6 horas no mês de janeiro, pouco né? Eu também acho, mas se todos os vereadores estiverem fazendo o que julgo ser parte das minhas atribuições, estaríamos fazendo bem mais horas fora do legislativo. Temos muitas leis para ler, eu, por exemplo, só conhecia a lei orgânica do município de maneira genérica, pois dei uma olhada por cima para fazer um concurso. O regimento interno da Câmara eu desconhecia totalmente, assim como o código de posturas do município.
Talvez o leitor deste, faça o mesmo questionamento que eu fiz... “como alguém se candidata a vereador e se dispõe a ser um dos representantes de sua comunidade se não sabe nem as leis que regem nosso município e, tão pouco, as leis estaduais e federais, ao menos as que têm influência na nossa cidade?” Não estou falando de ser um jurista, mas, ao menos, saber o básico.
Na primeira sessão do ano, foi ferido a lei federal, lei orgânica e regimento interno. Na sessão posterior citei todos os artigos, e leis desrespeitadas e, para minha surpresa, o presidente da Câmara, José Moises da Rosa, disse que não iria cumprir o regimento interno, no que diz respeito às manifestações fora do plenário, pois, segundo ele, é o povo quem está julgando seu trabalho. Mas, o que aconteceu, de fato, se deu devido a um grupo de CCs, secretários e ainda alguns fanáticos políticos do mesmo lado do presidente! Assim é fácil pedir julgamento, num “júri” de amigos!
Foi negado um pedido de informação meu onde eu, para facilitar os trabalhos dos nobres colegas, citei até a lei que me dava direito à informação. Salvando o vereador Alex e o vereador Carlinhos, que votaram a favor, os cinco outros votaram contra meu requerimento embasado em lei maior, que é a constituição Federal, a qual não dá direito apenas aos vereadores ter acesso à informação, dá direito a qualquer cidadão!
E, nessa mesma votação, tivemos ainda o presidente desrespeitando a lei orgânica do município, quando se manifestou contra o meu requerimento, sendo que o presidente só pode se manifestar no caso de empate, o que não houve.
Para minha surpresa, quando presidente se manifestou falando que não ia respeitar o regimento interno, todos os CCs, secretários e militantes políticos do lado do atual prefeito, aplaudiram, uns até de pé, por certo estavam aplaudindo a própria ignorância da lei.
Por isso que eu sou a favor da ideia de que política tem que ser matéria de sala de aula, pois somos regidos por leis que desconhecemos!

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

4ª SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES 28/01/2013-ESPAÇO DAS EXPLICAÇÕES PESSOAIS-DEGRAVAÇÃO


RELATÓRIO DO ZÉ ERA INCOMPLETO E HÁ UMA RETIFICAÇÃO DELE!
Passa de uma sessão pra outra e sempre fica uma bola quicando. Sempre ficam coisas mal esclarecidas! Na semana passada o presidente José Moisés mencionou a questão da prestação de contas da Expobom e... eu falei que muitas coisas ali é só procurar  saber um pouquinho que a gente vê que algum dado do passado. Como a questão do Hotel que foi pra banda e tudo mais!
E assim eu procurei buscar um pouco de informação. Não consegui ir a fundo, mas com um pouquinho de boa vontade eu já consegui trazer coisas bem importantes! Primeiro que aquele relatório ele é o primeiro deles, existe já uma retificação desse relatório mas bem detalhado. Eu não sei quem passou aquele relatório pro presidente, mas essa mesma pessoa já poderia ter dado o mais completo.
Quanto os materiais que o presidente José Moisés disse que não sabia onde tinha ido, informações não oficiais afirmam que alguns desses teriam sido doados à Brigada Militar e estariam lá.
Também que fiquei sabendo que a aciab vai mandar um oficio pra casa explicando melhor como foi usado esse dinheiro ou não. Eu acredito que essas informações elas são interessantes. A questão da responsabilidade de passar informação pro público. Muitas das pessoas que estavam aqui terça-feira passada não estão aqui hoje. Muitas das pessoas que leram os jornais e escutaram as rádios talvez não vão escutar de novo.
Por isso a gente tem que buscar o máximo de informação possível pra passar uma informação responsável pras pessoas.
PROEJTO DE ACADEMIA... TERRENO E MATERIAIS COMPRADOS POR CELSO PAZUCH!
Sobre a matéria do vereador Eder referente à academia. Falta instalar, o material está todo lá. Uma academia de ponta, de primeira. Tem o terreno também lá, comprado, pago! Agora é instalar, essas coisas que passam de um governo pro outro. Não dá pra esquecer que a academia foi uma aquisição do governo de Celso Pazuch! Terreno comprado no governo de Celso Pazuch! E agora o prefeito Pedro Aelton vai instalar ela... é bacana isso! Um governo deixa algumas tarefas, alguns bens, para ser instalado na outra administração e é assim que tem que funcionar! Se dar sequencia!
CONTINUAMOS SEM DIRETOR DE TRÂNSITO!
Sobre a questão do Contran... o vereador Eder indicou pro Contran... quando eu assistia a sessão da Câmara aqui eu sempre falava... não se faz indicação pro Contran! O Contran é apenas um conselho Se faz indicação pra Secretaria de Obras e em consequência pro Departamento de Trânsito! Mas conselho aconselha, né, não executa! Então tem que ser feita essa retificação! E a respeito do próprio Conselho, não tem nenhuma nomeação na portaria do cara que é diretor de trânsito! Já falei da outra vez, talvez as pessoas da comunidade não saiba da importância do cargo do diretor de trânsito! Porque o trânsito foi municipalizado e tem o SIT, opera o SIT, e tem que ter recursos pra operar o SIT! Eu fui diretor de trânsito e posso dizer por conhecimento de causa. A pessoa tem que ter noção de informática, tem que ir à Porto Alegre fazer curso! Então quer dizer... essa portaria de nomeação ela tem que sair com o máximo de urgência possível! Até porque hoje se uma pessoa quiser recorrer a uma multa lá e não tiver esse cidadão que entenda, lá, como ela vai fazer? Vai se deslocar pra outra cidade? Já era pra ter sido tomadas providências a respeito disso!


AGORA EU DEVO COBRAR PELA EXECUÇÃO DAS LEIS!
Quanto ao pedido de informação do vereador Carlinhos, que solicitou o nome dos 600 fornecedores que a prefeitura está em débito... eu teria botado uma indicação também pedindo os valores 600 e poucos fornecedores. Se escutando isso é um impacto monstruoso, né! Temos que ver números, papel! O pessoal fala muito a questão de transparência. Leio na Coluna do Chimarrão a questão de “falam muito em leis!” ... Eu tenho que começar a cobrar leis a partir do momento que eu estou de vereador! Não tinha como eu cobrar antes!
PARTINDO DA PREOCUPAÇÃO... UM PROVÁVEL PROJETO DE LEI!
A questão da casa noturna do Xuxa... Frequentei ali, um espaço bacana! Todas as normas de segurança atendidas! Agora a gente vivenciou uma tragédia no final de semana e eu pessoalmente sempre fui em casa de festa e e eu nunca olhei pra porta de segurança! É um equívoco! Mas somente quando acontece as tragédias que tu acaba pensando nisso! Mas no caso n’A Casa, eu como sou amigo pessoal do Xuxa, na época que os bombeiros foram fazer vistoria, eu estava presente! Conversando com ele e enquanto eles olhavam que estava tudo dentro da normalidade eles não liberaram pro funcionamento. Eu não sei se existe lei dentro do município que regulamente porque não pode acontecer só em casas de shows, isso pode acontecer dentro de igrejas, supermercados... qualquer lugar que tenha bastante pessoas no ambiente! Aqui é o caso de criar uma lei específica pra isso! Estamos aqui pra isso, né!
CONVERSA COM PEDRO SIMON... EXPERIÊNCIA ÍMPAR!
Na quarta-feira passada eu e meu amigo e companheiro de partido Fernando Faller Velho, tivemos a felicidade de ser recepcionado na casa do senador Pedro Simon. Talvez pra quem gosta de política e pra quem é PMDB de raiz que nem nós somos e muitas pessoas são, essa é uma experiência ímpar!
As vezes é difícil de conversar com ele 15 min a gente ficou uma hora e meia falando com ele sobre a questão de como pode ser feito para ajudar nosso município. E ele colocou o gabinete dele a nossa disposição! E, toda vez que a gente precisar de alguma coisa, podemos contar com ele e com o filho dele, o Tiago Simon, uma pessoa excepcional! Chegou logo depois lá também, o Edson Brum, o deputado estadual e presidente estadual do nosso partido, pessoa que está se empenhando muito me fazer uma renovação no PMDB! E também se colocou a nossa disposição pra tudo que a gente reivindicar pra abrir portas pra nós, inclusive lá em Brasília!
VAMOS PENSAR NO NOSSO PÚBLICO!
A questão da leitura dos projetos... Eu tive sentado ali muito tempo, né, e posso falar da dificuldade que as pessoas têm de entender e talvez a Casa possa colaborar na hora da leitura da votação quando é lido somente o número. Acredito ser interessante ler o cabeçalho pelo menos! Porque pra quem está com a pauta na mão, é fácil... Mas para as pessoas que estão aqui há uma certa dificuldade, então na hora da votação fazer a leitura pelo menos dos cabeçalhos pras pessoas que estão presentes entenderem o que está sendo votado.
E A DIVERSIFICAÇÃO NA EMPREGABILIDADE?
Quanto a questão de empregos... é interessante empresas pro nosso município, mas a diversificação continua não existindo... é calçado de novo! E essa mão de obra de calçado ela é absorvida aqui dentro da cidade mesmo. É interessante que venham empresas, mas interessante também é que venha outro tipo de empresa, e não calçadista! Porque essa mão de obra de calçado ela é facilmente absorvida aqui dentro do município! Tem que ter uma diversificação! Mas é muito recente, está iniciando uma administração. Espero que sebusque por outro tipo de investimento, outro tipo de empresas!
E se essa empresa se instalar no município, vai ter que dado um incentivo financeiro pra ela, né, e no meu ponto de vista é injusto dar dinheiro pra quem vem de fora sendo que essa mão de obra poderia ser absorvida aqui dentro e os empresários daqui não receberem nada! Não sei qual que é projeto, mas acredito que isso já é algo a ser pensado desde agora! Se vai dar incentivo pra empresa que vem de fora, o pessoal de atelier daqui, que seguram a peteca, tem que receber incentivo também!
Muito Obrigado e Abraços a todos!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

4ª SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES 28/01/2013-ESPAÇO DAS EXPLICAÇÕES PESSOAIS


Faltou no vídeo a parte que eu falo que se é para dar auxilio financeiro para fabricas de calçados vindo de fora do municio se instalarem aqui, tem que dar auxilio nos alugueis para as que aqui já estão instaladas.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

3ª SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES 22/01/2013-ESPAÇO DAS EXPLICAÇÕES PESSOAIS



Eu escuto muito falarem a respeito de colocar as bandeiras de lado, mas eu acho que o que faz um vereador chegar aqui é o partido. Então, eu sempre acho importante mencionar o partido ao qual pertenço e que me fez chegar aqui.
SENSACIONALISMO EM CIMA DA SITUAÇÃO DE BOM RETIRO DO SUL –
DÍVIDA X FESTA DE ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO!
... Muito bacana a programação do aniversário do município. Eu acho que é por aí o caminho. É uma programação interessante! Trabalhei com eventos e posso dizer que vai ser um evento bom pelos nomes que constam. Só que um detalhezinho, né... Eu não questiono o evento, até porque semana passada eu votei a favor de 10 mil reais pra escola de samba... mas, sexta-feira eu li no jornal Em Foco o prefeito reclamando que não tem dinheiro pra nada! No Informativo no final de semana eu li que está tudo sucateado, que não tem nada. Escutei na rádio Independente, onde até o secretário Serjão estava junto, uma choradeira maior do Brasil, “não tem nada, está tudo sucateado!” E eu penso da seguinte maneira... e isso serve pra dentro da nossa casa ! Se tu tem uma luz atrasada, se tu tem um mercado atrasado, se tu tem telefone atrasado... a primeira coisa que tu faz é pagar as contas, né. Mas, já de saída na posse do prefeito Pedro Aelton, não sei se por falta de conhecimento de causa ou por irresponsabilidade, ele já anunciou festa no dia 31! Aí, na minha opinião, está sendo feito muito sensacionalismo em cima disso!
NÚMEROS CONCRETOS!
... Acho que o que vereador Zé fez foi uma coisa bacana, trazendo um relatório com números! Porque o prefeito dizer que tem 1, 2, 3 milhões de dívidas e não saber a procedência do que que é ou do que que não é, não adianta pra nós! Nós precisamos de relatório com números concretos!
Sobre o relatório do vereador Zé, acho que o presidente poderia ter sido mais respaldado sobre o documento, porque ele falou mal intencionado sobre computador e... quando se fala de computador é uma máquina completa, né! Sobre o Weind Turis Hotel, acredito eu que tenha sido a banda Titãs que tenha usado, né.  - As pessoas deveriam ficar a par e depois dizer... olha 4.687 mil reais foi pra tal banda ou tais pessoas que usaram o hotel. Seria uma informação mais responsável!
CÂMARA NÃO TEM MORAL!
E a respeito do presidente José Moisés falar em transparência... meu primeiro requerimento - cópia do projeto do plano de trabalho da execução da futura instalação da Câmara de Vereadores; cópia dos desempenhos pagos até o presente momento referente a construção da Câmara de Vereadores - não foi aceito! Bom, concluo que a Câmara de Bom Retiro do Sul não tem moral! Perdão da palavra, mas não tem moral pra falar em transparência! Porque um requerimento que pede cópias de documentos é negado! Negado na votação! Como que a gente vai falar de transparência? Isso é pregar moral de calça curta, né!
Sobre a sessão passada quando foi falado que a Câmara é transparente... eu provo com papel que não é! Porque esse mesmo requerimento de informações eu enviei na época quando o presidente da Casa era o vereador Serjão e ele me negou! Me negaram tribuna! Na verdade o que eu vejo hoje é a maior demagogia do mundo em falar que a administração do Pazuch não teve transparência, quando essa Casa não age com transparência! Eu tenho provas! A chefe de gabinete pediu um CD com a cópia da gravação – sendo que qualquer um chega ali com pen drive e pega - foi negado! Não entregar a gravação pra qualquer cidadão, não é transparência, porque pros amigos do rei tudo, né, mas pro outros nada!
DIRETOR DE TRÂNSITO?
Sobre a indicação do vereador Giacomini, do quebra molas na frente do Paulo Link, digo que é importantíssimo! Até penso que se tivesse como, na frente do mercado Guri, do Rudibar, seria também viável porque ali tem um trânsito muito intenso de pessoas... só que, não sei se alguém tem informação, mas eu não sei qual é o diretor de trânsito, porque geralmente é o diretor de trânsito que faz esse "meio de campo". No caso eu fui diretor de trânsito e posso dizer que as reivindicações que davam eram feitas, que nem o vereador Éder que reivindicou as guardinhas de proteção ao pedestre... o vereador Edinho uma vez reivindicou estacionamento especial para idosos e deficientes que na época que eu era diretor de trânsito a gente implantou. 
O SIT, que é o Sistema de Trânsito Integrado do município, que pelo jeito não estão a par de que qualquer pessoa pode recorrer de uma multa na prefeitura, quando tem recurso pra fazer isso! E até agora eu não vi quem é o diretor de trânsito, olhei as portarias na Prefeitura e não vi a nomeação dessa pessoa, que tem que ter um certo conhecimento de informática, tem que ter um conhecimento básico sobre leis, porque defere e indefere multas de trânsito.
DEMAGOGIA DO BETINHO
            Sobre o secretário Betinho – que usou a tribuna pra falar da secretaria obras – na verdade ele veio mais chorar as pitangas do que propriamente falar do que está fazendo. Como eu já falei outra vez... Reclamar hoje que não tem isso, não tem aquilo, não tem máquina funcionando... é sinal que o secretário enquanto vereador foi um péssimo fiscal, né, um mau vereador! Se tivesse feito um bom trabalho, hoje chegava na tribuna e dizia que antes 4 roçadeiras funcionavam, mas agora 7  não funcionam, isso daria o direito do secretário pensar que fez um bom trabalho! Reclamar... qualquer um reclama!
 Há quatro anos era a mesma coisa e eu não me lembro do secretário dizer na tribuna: “Bom o Paulo André deixou o município sem máquina, com mato alto, com lixo na rua...” Então quer dizer que o discurso do Betinho na tribuna foi um discurso totalmente demagogo!

Muito Obrigado e Abraços a todos