quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sessão da câmara de vereadores do dia 28 de junho, 2011.

Tares: pediu o concerto do calçamento do morro da Goiabeira, e também que se tome providência para que não se estacione nos dois lados da rua.
Elogiou o secretário de obras Zeca pelo bom trabalho que vem fazendo na estrada do Pinhal, agradeceu também aos patroleiros e motoristas.
Criticou o secretário da agricultura Alex, por que segundo Tares, já passou dois invernos e não é feito o acesso da maioria dos agricultores.
Finalizou falando que perguntam a ele se o motivo da não conclusão das obras da água da Beira do Rio é por motivos do governo estadual ou municipal? Disse não ter isso bem esclarecido.

Silvio Portz: disse que gostaria que tivesse sido aprovado o projeto da desapropriação de terra para fazer a alternativa de trânsito e desafogar a Av. Pinheiro Machado, por ser uma alternativa barata, mas que talvez na próxima sessão fosse aprovado.
Disse que há boatos pela cidade de que a obra de canalização da água da Beira do Rio, que estão dizendo que a obra não esta sendo feita por causa da secretaria da saúde. Silvio falou que a informação não é verdadeira, relatou que o que esta acontecendo é que o governo do estado não depositou o dinheiro.
Finalizou dizendo estar tranqüilo pois o prefeito lhe garantiu que se não viesse o dinheiro do governo do estado seriam colocados recursos municipais. Destacou que, se o prefeito que falou, ele acredita.




Éder: nas suas indicações pediu a pintura das faixas de seguranças na frente da creche Vó Marica e escola Yrajá Barros de Moraes, elogiou professores e diretores que nas saídas das escolas fazem a travessia das crianças nas faixas. Indicou verbalmente ao CONTRAN que coloque placas indicando quando se está se aproximando das escolas.
Éder finalizou seu pronunciamento falando sobre a água da Beira do Rio, disse que é lamentável a especulação, disse saber o trabalho sério que o vereador Silvio Portz fez, enquanto outros ficam de “marolagem” e que não moveram um dedo para solucionar o problema e que até agora vem só brincando com a comunidade. Disse que quem anda falando por aí que o vereador Silvio não fez nada para solucionar o problema da água da Beira do Rio, não tem vergonha na cara.



Edinho: Disse que o mínimo que se pode fazer para um agricultor é o acesso à sua propriedade, falou que não sabe se está sendo negado ou simplesmente deixado de fazer, e que espera que, pelo menos no final do mandato o prefeito os faça. Disse que se todos os impostos que a agricultura gera retornassem, nossa agricultura seria melhor. Edinho disse que espera que o próximo prefeito faça mais por este setor.
Edinho disse que não gosta muito de brincar com as coisas como o prefeito tenta brincar com a população e tenta brincar com os vereadores, falou que há dois anos e meio atrás o prefeito mandou um projeto de desapropriação de terra para um plano habitacional, e que até hoje pouquíssimo foi feito. Falou que as atribuições de um vereador é fiscalizar, e se os vereadores aprovarem a verba para desapropriação de terras para fazer uma via alternativa sem um projeto pronto estarão traindo a população. Falou também que água é saúde e que estão empurrando com a barriga a solução da água da Beira do Rio.
Finalizou falando que dias melhores virão.
Betinho: Disse para o vereador Silvio não esquentar a cabeça, porque esta pessoa que está dizendo que fez é a mesma que nas vésperas das eleições ligou a água da Cruz das Almas e disse que era água potável do poço da Beira do Rio.
Betinho falou que foi procurado pelos vizinhos do bairro Imigrante para falar que estão preocupados, porque se der mais um chuvarada vai alagar as casas todas novamente, pois a valeta que foi feita para desviar a água não foi concluída e com qualquer chuva agora pode inundar as casas. Pediu medidas urgentes para o prefeito.
Dirigiu a palavra ao presidente do sindicato rural, Sr. Adilo Hove, agradecendo o convite para reunião do sindicato, Betinho disse que os vereadores farão o possível para estarem lá. Disse que quando foi presidente da casa na gestão passada, devolveu R$300.000,00, a qual foi destinada para a construção da UPL, onde beneficia vários produtores rurais.
Falou que não é contra a abertura de uma via alternativa, mas que tem que ser melhor esclarecida pelo prefeito.
Betinho finalizou falando que os quatro do PT que saíram da administração são de fé, disse que os que ficaram são aproveitadores.

Toco: falou que a câmara entra em recesso até dia 19 de julho.


















Opinião: Eleições 2012... Qualquer semelhança entre as falas do vereador Edinho na tribuna com um discurso de um comício não é mera coincidência, faz tempo que vem falando como candidato.
Edinho disse que o prefeito está brincando com a população. Brincar com a população Sr. Edinho, é ficar quase 10 minutos trovando fiado, enquanto o presidente Toco fala em alto e bom tom que se tem apenas 5 minutos, não colocar um projeto e só sentar “o sarrafo” nos outros,. Brincar com a população Sr. Edinho, é sair pelos butecos  fazendo críticas sem fundamentos.
Por que não se lembraram de perguntar para o pessoal das pedreiras na gestão passada se eles precisavam de máquinas para fazer limpeza? Ou, por conveniência só agora lembraram que eles precisam dessas limpezas para poder trabalhar e poder sustentar suas famílias?
Discordo do vereador Betinho quando diz que todos vereadores fazem um trabalho sério, tem quem trabalhe, mas tem os que estão ali só para avacalhar e “encher lingüiça”.
Betinho falou que existe a possibilidade de algumas casas do bairro Imigrante serem invadidas com qualquer chuva. Os responsáveis por esta parte precisam ir lá o mais rápido possível, em qualquer época do ano não é bom ter a casa invadia por água, no inverno nem se fala.
Completou 4 semanas que ninguém fala em CPI na câmara, depois do recesso não vai ter como não falarem, pois já vai estar estourando o prazo.
Tudo de bom!
“Faça o melhor possível e agüente as críticas dos medíocres” (Paulo Coelho)

PREFEITO CELSO PAZUCH PARTICIPA DE ENCONTRO DE PREFEITOS EM PORTO ALEGRE PROMOVIDO PELO TCE PARA QUALIFICAÇÃO DOS GESTORES MUNICIPAIS





A estruturação das unidades de controle interno das administrações, o estímulo à transparência e a adoção de novas tecnologias foram os assuntos abordados na abertura do encontro “Gestão Municipal e Eficácia na Gestão de Recursos Públicos”. O encontro organizado pela Secretaria de Estado do Gabinete dos Prefeitos em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), reuniu 244 prefeitos na manhã desta terça-feira (28), no auditório do TCE.    
Na abertura do encontro o presidente em exercício do TCE, Cezar Miola, destacou a implantação de novas ferramentas para auxiliar na fiscalização da gestão pública. “O projeto do processo eletrônico, em fase de desenvolvimento, será um marco significativo para a vida do TCE. Com ele pretendemos estabelecer nossa relação processual com os municípios através do processo informatizado onde o papel e os autos físicos serão substituídos pelas tecnologias com ganho de celeridade, qualidade e efetividade dos produtos.”    
O secretário Estadual do Gabinete dos Prefeitos, Afonso Mota afirmou que o encontro tem objetivo de estabelecer uma articulação institucional que possibilite qualificar a relação com os municípios. “A consolidação dessa relação se torna ainda mais importante na busca coletiva de soluções junto a União e organismos internacionais que possam se traduzir em conquistas de recursos para melhorar a vida da população”, destacou. A prevenção das irregularidades através da orientação foi ressaltada pelo governador Tarso Genro. “O trabalho preventivo oferece aos prefeitos segurança para decidir e agir conscientemente dentro da lei.   
Participaram também da mesa de abertura o presidente da Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs), Mariovane Weis, o presidente da União de Vereadores do RS (Uvergs), Antônio Bacarin, o diretor de Qualificação da Gestão Pública Municipal da Secretaria de Estado do Gabinete dos Prefeitos, Paulo Renato Rodrigues e o diretor da Escola de Gestão e Controle Francisco Juruena do TCE, Sandro Bergue

SENAR-RS conclui mais um curso em Bom Retiro do Sul



Entre os dias 21 e 24 de junho, O SENAR-RS em parceria com a administração municipal concluiu o curso de embutidos e defumados na sede do bairro Alto da Bronze.
     Na oportunidade os alunos puderam aprender a fabricar artesanalmente produtos como: lingüiça, salame, salsichão, torresmo, banha, salamito e morcela, bem como defumar produtos entre eles costela, lombinho e outros.
     O secretário de turismo esporte e lazer e coordenador dos cursos Antônio Rogério da Rocha, o Guinho, exalta a importância deste curso para os cidadãos Bom-retirenses, dizendo que esta é mais uma grande alternativa de renda para as pessoas que pretendem montar seu próprio negócio ou até mesmo para aqueles que estimam fabricá-los para o próprio consumo deixando muitas vezes de gastar comprando o produto dando particularmente seu toque especial.

Campanha de Reciclagem na ILB

  
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Isabel Luiza Bittencourt procura motivar os seus alunos a exercitarem a cidadania tornando a natureza mais limpa e preservada.
Devido a esse incentivo, os alunos das 8ª séries A e B, juntamente com suas professoras coordenadoras Márcia M. Wermann e Patrícia Gasperin realizaram uma campanha de arrecadação de litrões, latinhas e papéis na Escola visando preservar o Meio Ambiente e angariar fundos para uma excursão ao Beto Carrero World.
Uma vez por mês os alunos arrecadam os materiais recicláveis e vendem.
Toda a comunidade escolar está  convidada a participar desse projeto que faz nosso Planeta melhorar, reciclando, reaproveitando e reutilizando.


A secretaria da saúde informa:

 A Unidade Sanitária de Bom Retiro informa que no próximo sábado dia 02/07/2011, estará realizando  vacinação contra o sarampo nas crianças de 1 ano à menores de 7 anos e 2ª doses da vacinas contra a gripe das crianças que ainda não completaram esquema. O atendimento será  das 8:00 às 17h sem fechar ao meio -dia. Vacina é proteção!!!

PARTICIPE DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BOM RETIRO DO SUL



Por que participar da Conferência Municipal de Saúde? Porque na conferência municipal de saúde são realizados debates e apresentação de propostas para qualificar o atendimento na área da saúde, onde a própria comunidade elabora propostas a serem encaminhadas para as próximas etapas da conferência. Destacamos que o tema central este ano será: “TODOS USAM O SUS! SUS NA SEGURIDADE SOCIAL- POLÍTICA PÚPLICA, PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO”
Quem Pode Participar: Todas as pessoas da comunidade, lideranças e entidades ( ex.:Presid. Bairros,Clubes de Mães, Profissionais da Área da Saúde, Gestantes, Sindicatos)
EIXO TEMÁTICO: Acesso e Acolhimento com Qualidade: Um Desafio para o SUS- Política de Saúde na Seguridade Social; Participação da Comunidade e Controle Social; Gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação PúblicoX Privado;Gestão do Sistema do Trabalho e da Educação em Saúde) 
 
DATA: 07/07/2011 ( quinta-feira)
LOCAL: CTG  Querência da Amizade 
 
PROGRAMAÇÃO:
9:00h- Recepção  e   Credenciamento
9:30h- Abertura Oficial , leitura e aprovação do Regimento Interno
9:45h-Painel sobre o Tema e Eixo Temático( apoio 16º Cordenadoria Regional de Saúde)
10:30h- Fitoterapia no SUS e as Plantas Medicinais – engº.agr. Martin Wanderer/Emater Ascar
11:15h-Debates
12:00-Almoço
13:15- Reinício dos trabalhos da Conferência
13:30-Painel - Acolhimento  com Qualidade nos Serviços de Saúde
14:20- Debates em Grupo
15:00- Apresentação  das Propostas dos Grupo s/ Encaminhamentos e escolha dos Delegados
15:30-Leitura e aprovação das propóstas  finais
16:00- Sorteio de Puffs confeccionados pelo Grupo  de Saúde Mental “ INOVANDO A VIDA” e encerramento dos trabalhos.
 
Sua Participação será muito importante!
 
Organização: Emater Ascar / Prefeitura Municipal de Bom Retiro do Sul- Secretaria Municipal de Saúde / Hospital de Sant’Anna e Conselho Municipal de Saúde. Apoio: Equipe de Saúde Mental e Usuários e CTG Querência da Amizade.
Informações: 37661640 e 3766.1418
 

CRAS LANÇA PROJETO “MATURIDADE ATIVA”

No dia 21 de junho de 2011, reuniram-se na sede da Assistência Social, a coordenadora do CRAS Adriana Dupont, o secretário de saúde Sérgio Luiz Schmidt, as agentes comunitárias de saúde, o educador físico Cristiano Villa e demais funcionários do CRAS para o lançamento do Projeto Maturidade Ativa.
Segundo a coordenadora do CRAS Adriana Dupont, este projeto irá beneficiar a comunidade em geral, especialmente o segmento da terceira idade, uma vez que o objetivo é a prevenção de doenças e do isolamento social, visando uma melhor qualidade de vida à população bom-retirense através de atividades físicas ministradas pelo educador Cristiano.
Para participar do projeto, saber os horários e locais, os interessados devem procurar a agente comunitária de saúde de sua comunidade ou entrar em contato com a assistência social (CRAS) pelo fone 3766-1123.


quarta-feira, 29 de junho de 2011

Futebol, sexo e religião

Como a Fifa não tem nada com que se preocupar, decidiu banir da Olimpíada de Londres de 2012 a seleção feminina iraniana de futebol por cobrir os cabelos. As meninas choraram em campo, impedidas de jogar contra a Jordânia. A entidade que dirige o futebol mundial fatura bilhões e enfrenta denúncias de corrupção e subornos. Mas essas suspeitas incomodam menos que a ousadia das iranianas. Afinal, quem são elas para imitar a bandana de Ronaldinho Gaúcho? No final das contas, a Fifa do suíço Joseph Blatter, reeleito para seu quarto mandato consecutivo, age de maneira tão reacionária quanto o Irã islâmico, que proíbe mulheres de exibir pernas e cabelos. Onde já se viu vetar uma seleção em Olimpíadas porque o uniforme tapa orelhas e pescoço? Se a roupa deixasse entrever bundinha e peitinho, como acontece entre as jogadoras de vôlei e tênis, será que Blatter se incomodaria?
Bobagem. Umas são bonitas, soltas e exibidas. As outras se submetem aos severos códigos islâmicos. Todas amam futebol. Não só como torcedoras de arquibancada. Querem jogar bola, disputar campeonatos. Já imaginou o esforço das meninas iranianas para vencer os preconceitos familiares e sociais e chegar à seleção de seu país? Contra tudo e todos. E agora contra Blatter. Tudo porque a Fifa determinou que touca feminina não pode. A entidade representa 208 países, mas sempre deu o poder máximo a 24 membros do Comitê Executivo. Faturou US$ 4 bilhões nos quatro anos anteriores à Copa de 2010, mas jamais deu satisfações públicas sobre suas decisões heterodoxas, como a escolha da Rússia e do Catar como sedes da Copa em 2018 e 2022. A principal denúncia é a seguinte: o Catar – um país sem história de futebol, sem times, sem estádios, onde faz 40 graus à sombra – teria comprado a Copa por US$ 20 milhões. Nada se prova, mas o comportamento histórico da Fifa parece esconder mais do que os uniformes das iranianas (Revista Época).