sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Prefeitura inicia construção de 20 casas populares


Na última semana, a Prefeitura Municipal deu início à construção de 20 casas populares através do Programa Produção de Ações Habitacionais – Nossas Cidades da Secretaria do Estado SEHADUR, convênio este firmado com o ex Secretário Marco Alba, hoje Deputado Estadual com cooperação de Leur Faleiro.
A construção está  sendo dividida em duas áreas de terras, 10 casas estão sendo construídas sobre a área localizada na Rua Dilon Pedro da Silva, no Bairro São Diego, e as outras 10 unidades na Rua Arlindo da Silva, no bairro São João. Cada casa terá um total de 36,35 m² e contará com 2 quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa. As famílias beneficiadas foram selecionadas pela Assistência Social obedecendo aos critérios de vulnerabilidade social, com prioridade para mães chefe de família e idosos.
Na última quarta-feira, o prefeito de Bom Retiro do Sul, Celso Pazuch, caminhou pelas casas em construção e fez questão de acompanhar as obras, ressaltando o comprometimento da administração municipal com a comunidade. “É muito importante e gratificante darmos este passo. Os recursos para as obras vêm de um trabalho intenso da atual administração para melhorar a qualidade de vida dos bom-retirenses”.
E as obras em Bom Retiro do Sul seguem em ritmo acelerado. O novo posto de saúde localizado no bairro São Francisco deve ser entregue já no próximo mês. Também estão em execução as obras das Quadras esportivas da localidade de Pinhal e Cruz das Almas com termino previsto para inicio de 2012.


E a prefeitura ainda espera aval da Caixa Econômica para o inicio das primeiras 50 unidades habitacionais da Programa Minha Casa Minha Vida no Loteamento Construindo o Futuro, que prevê a doação da área de terras e de toda a infraestrutura, com a previsão de beneficiar um total de 150 famílias inscritas no programa.

Sessão da câmara dos vereadores do dia 22 de Novembro, 2011.



De maneira crescente
O secretário da agricultura Alex vem numa ascensão à frente de sua secretária, no inicio sofria varias críticas por sua postura e trabalho, mas não mudou sua conduta continuou trabalhando de uma maneira coerente e séria, hoje com certeza é um dos destaques na atual administração, pelo seu bom trabalho. Alex usou a tribuna nesta ultima terça para falar da compra da lancha que vai ser usado pelo departamento de meio ambiente e defesa civil na época das cheias do rio Taquari e do projeto que provavelmente entrará na câmara na próxima terça, o projeto contempla cada servidor publico municipal com R$20,00 por mês para gastar exclusivamente na feria do produtor rural, se for aprovado dará um giro mensal em torno de R$ 4.000,00 na feira.
Você acha que curso técnico equivale a um curso superior?
Segundo o vereador Betinho o contador que tinha antes era técnico e que o tribunal de contas aprovou as contas da gestão passada e que o contratado pela prefeitura na atual administração, apontou que tinha ficado dividas, por isso não concorda em votar a favor do projeto que contrato um contador em vez de um técnico em contabilidade.
Mesmo que o tribunal de contas aprove, você concorda que um prefeito deixe dividas para o outro?
O tribunal de contas aprovou as contas de Paulo André, mas isto não significa que não tenha ficado dividas, até mesmo Betinho sabe que ficou até CCs(Cargo em Comissão) da gestão passada para ser demitido por Celso Pazuch, e todos sabemos que demitir funcionários gera custo, no caso dos CCs da gestão passada que não saíram junto com Paulo André e ficaram para a atual administração demitir. Será que Betinho já esqueceu também da verba que veio para troca das luminárias da Rua Pinheiro Machado e que não foi esclarecido onde foi parar o dinheiro. O tribunal de contas pode ter sido considerado licito, mas não é justo! Estes esclarecimentos têm que ser feito!
“Cada um no seu quadrado...”
Toco em um dos seus pronunciamentos a algum tempo atrás falando sobre a contração de um advogado de fora para conduzir os trabalhos da CPI, Toco disse que Gabriel de Oliveira era um especialista, e usou a seguinte frase “não vou contratar um ginecologista para me tratar um dente” hehehehe!!! Um pouco esdrúxula a comparação do Toco, mas “para bom entendedor, meia palavra basta.”
No caso ele fez uma comparação de advogados, que tem o mesmo tempo de curso que estudam as mesmas coisas, salvo as especializações. Então não tem como dizer que um técnico é igual a alguém que tem nível superior, se seguir esta linha de pensamento, Edinho gastou tempo e dinheiro à toa se formando em medicina veterinária podendo fazer um curso técnico.
Todos são importantes, profissionais técnicos e de nível superior, mas como diz a musica aquela “cada um no seu quadrado...”
Sem demagogia
Em sua indicação Éder reiterou um pedido seu, pediu para que a administração faça a recuperação dos passeios públicos, disse que a prefeitura tem que cobrar de quem estraga as calçadas prejudicando várias pessoas por não poder utilizar o passeio publico. Está é uma maneira de fazer política sem pensar somente na questão eleitoral, por que pode alguns até se indispor por quebrar as calçadas e achar que não tem obrigação, mesmo sendo lei, mas Éder pensou no bem da maioria e no que é certo, Parabéns!
Demagogia ou falta de conhecimento do que fala.
Edinho disse que não confia no prefeito por ele não cumprir o que fala, Edinho se refere a um projeto seu, que da desconto aos aposentado no pagamento do IPTU, se o prefeito prometeu e não cumpriu esta em débito, mas ao mesmo tempo que Edinho fala em dar desconto no IPTU para os aposentados volta e meia fala em dar aumento para os servidores públicos. Fazendo uma comparação com nossos ganhos(salário), tem como aumentar seus gastos diminuindo seus ganhos?!
Aproximação entre PMDB e PPS
Na quarta-feira teve uma reunião da direção do PMDB com a do PPS, gostaria de saber o que se passou, mas assim que tiver fatos mais concretos desta reunião postarei nesta coluna e no blog. O que não da para negar é que se confirmar esta aproximação, o situação fica mais forte e fica cada vez mais difícil para a oposição.
Nomes de candidatos á vice para eleições 2012
já surgem nomes de potenciais candidatos a vice, lembrando que muitos daqueles que foram cogitados para prefeito podem virar candidatos a vice também. Aqui vão alguns nomes para vice que o povo nas ruas cogita para ser candidato a vice prefeito para o pleito eleitoral de 2012: Nilson de Oliveira(DEM), Sadi Cândido(PP), Paulo Mattes(DEM), Edmilson Bussato(PPS), Ver.Sílvio Portz(PMDB), Ver.Carlinhos (PMDB), Ver. Betinho(PP). Se surgir mais algum nome, colocarei neste espaço.
Tudo de bom a todos!!!

No quadro "coisas bizarras em Bom Retiro do Sul" Nova modalidade de estacionamento...

Prefeitura Municipal apoia ações de preservação da Comunidade Quilombola


A Coordenadora do Departamento de Assistência Social, Andréa Genaro, juntamente com 13 munícipes da comunidade de Nova Real, estiveram em Porto Alegre no dia 14 de novembro, no auditório da Assembleia Legislativa, para Audiência Pública sobre a situação dos territórios Quilombolas. A Comissão de Direitos Humanos do Senado, presidida pelo Senador Paulo Paim, juntamente com a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, presidida pelo Deputado Estadual Mike Breier, apresentaram levantamentos e resoluções para os processos de regularização e titulação dos territórios das Comunidades Remanescentes de Quilombos e de demarcação das terras indígenas. Com o incentivo da Prefeitura Municipal, os munícipes presentes puderam acompanhar todas as questões envolvendo ações contra injustiças sociais e raciais referentes à Comunidade Quilombola.

Prefeitura e DAER realizam revitalização de pinturas viárias


Na última semana, foram feitas as pinturas de revitalização da sinalização viária na rua Pineiro Machado, na altura dos bairros San Diego e São João. A prefeitura municipal contribuiu com as tintas e materiais de pintura e o DAER entrou com a mão de obra. Segundo o coordenador de transito João Batista Ferreira, havia faixas de segurança que estavam sinalizadas com placas, mas não tinham a marcação horizontal (pintura no chão), as faixas de pedestres que já existiam foram revitalizadas juntamente com as lombadas físicas (quebra molas) e lombadas eletrônicas. 
João Batista destacou a importância da parceria com o DAER para melhoria nas vias estaduais que passam dentro do nosso município, ele frisou o comprometimento desta administração para dar melhores condições aos motoristas e pedestres que circulam em nossa cidade. 

Prefeito Celso Pazuch realiza reuniões para incentivar o desenvolvimento do município


O prefeito, Celso Pazuch, recebeu na última sexta-feira, dia 18, o Gerente Geral de Unidade do Banco do Brasil, Celso Ludwig, e o Gerente de Relacionamento, César Ricardo Walter. O Banco do Brasil estará presente em nosso município a partir de janeiro de 2012, por meio do Banco Postal, junto à agência dos Correios. 
A visita representativa, visou o fortalecimento dos laços entre a Prefeitura Municipal e o Banco do Brasil, movidos pelo interesse comum pelo progresso e desenvolvimento de Bom Retiro do Sul. No encontro, os gestores debateram com o prefeito, a parceria firmada com o município, afim de uma maior democratização dos serviços bancários á população, apoiando o crescimento do município e a gestão pública local. Com a chegada do Banco do Brasil, a população poderá contar com produtos como a abertura de contas, depósitos, pagamentos de benefícios do INSS, cartão de crédito e empréstimos. 
Na mesma semana, o prefeito Celso Pazuch, reuniu-se com o vice-prefeito de Fazenda Vilanova, João Fernandes, para discutir e apontar soluções para fortalecer o desenvolvimento agropecuário da região. Em pauta, resoluções para o crescimento da comercialização de produtos oriundos da agropecuária familiar, que visam incentivar famílias dos municípios de Bom Retiro do Sul, Fazenda Vilanova, Paverama, Tabaí e Taquarí, com recursos provenientes da última Consulta Popular, realizada no mês de agosto. A audiência informal, contou com a presença do Secretário da Agricultura de Bom Retiro do Sul, Alessander Fritscher, com o Secretário de Obras de Fazenda Vilanova, Coraci Gravina, e do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Fazenda Vilanova, Ildo da Silva Lounai. 

Correspondências proporcionam conhecimento e integração entre alunos



Os alunos da 6ª  série da Escola Municipal Wendulino Gewehr, de Bom Retiro do Sul, realizaram uma visita à agência dos Correios do município para conhecer os serviços oferecidos, um pouco da história da criação do selo e as novas tecnologias que são usadas pelos correios para aprimorar o serviço oferecido. A escola procura engajar-se em projetos que valorizem e despertem o interesse pelas memórias e histórias do cotidiano da comunidade escolar, mas para dar um significado mais amplo busca exemplos e parcerias com outras entidades.  
Um dos parceiros mais fiéis é o gerente da agência dos Correios de Bom Retiro do Sul, senhor José Elemar da Silveira. Na visita que a turma realizou a agência, relatou alguns fatos que acontecem no dia a dia dos carteiros. Os alunos gostaram das histórias e acharam uma profissão muito emocionante, uma verdadeira aventura, afinal muitos enfrentam dificuldades no cumprimento do seu dever, como no caso em que o carteiro precisou atravessar pela enchente para não atrasar a entrega das correspondências. 
Esta visita à agência dos Correios faz parte de um projeto que vem sendo desenvolvido pela professora Clarisse Dorensbach que ao longo do ano letivo procura motivar a turma a escrever cartas.  
Na semana anterior as férias de inverno foi realizado um amigo secreto em que cada um deveria revelar-se através de uma cartinha e está foi entregue durante as férias, pelo carteiro. A professora espera, através desta atividade, que seus alunos sintam a emoção de receber uma carta, este que é o elemento postal mais importante, e que possui uma história interessantíssima a ser perpetuada. 
Sabemos que atualmente a carta vem sendo substituída pelo correio eletrônico, mas ainda há  pessoas que pelo simples prazer de trocar correspondências preferem utilizar o método da carta, pois esta emoção é muito especial. Esta também se tornou uma forma simples para melhorar o relacionamento entre os alunos e estimular o interesse pela leitura e escrita. Durante este ano de 2011, a atividade de troca de correspondências também aconteceu entre os alunos da sexta série da Escola Municipal Wendulino Gewehr com os alunos das duas turmas de sexta série da Escola Municipal Pedro Jorge Schmidt da localidade de Delfina em Estrela. Nas cartas, os alunos eram motivados a trocar experiências sobre suas preferencias, eles falavam dos projetos que estavam sendo desenvolvidos em suas classes, além de trocar informalidades de adolescentes. Com essa experiência os alunos descobriram o quão interessante a atividade se torna quando é significativa. Principalmente para o jovem que tem a possibilidade de conhecer pessoas diferentes. Este acontecimento foi programado pelas professoras Clarisse Dorensbach e Elaine Schmidt, um encontro onde os alunos da Escola Wendulino Gewehr foram até a escola de Delfina para realizar uma confraternização e conhecer os amigos pessoalmente.