quinta-feira, 9 de junho de 2011

Sessão da câmara de vereadores do 07 de junho, 2011.

Edinho: nas discussões dos projetos, falou sobre os incentivos dados aos agricultores para compra de sêmem, disse que o executivo está investindo aos poucos e que todo o projeto que vier para beneficiar os agricultores vai dar seu voto favorável.
No espaço das explicações pessoais Edinho falou do pedido de informação da vereadora Regina, disse que é preciso melhor fiscalização dos ambulantes, pois nosso comércio tira nota e acaba sendo prejudicado por não receber um amparo da fiscalização municipal.
Parabenizou o vereador Toco pelo projeto que incentiva as empresas a contratarem pessoas acima de 40 anos, falou ao prefeito que pessoas acima de 40 anos mesmo que aposentadas tem muito a contribuir, ensinando os mais jovens, falou também que, quem sabe o que falta na atual administração é um pouco mais de experiência.
Citou o exemplo da BRFoods que tem muitos funcionários com deficiência e que produzem muito, Éder em um aparte falou que tem empresas em nossa cidade que se negam a contratar pessoas com deficiência.
Finalizou falando de uma das calçadas do bairro São João, disse que não adianta só limpar pois as águas da chuva vão empurrar terra por cima de novo, é preciso que se coloque em prática um projeto que havia no início dessa administração.

Regina: fez um pedido de informação para saber como está funcionando a questão dos alvarás para os ambulantes venderem em nossa cidade, Regina falou que os comerciantes locais muitas vezes perguntam como funciona e ela não sabe responder, concluiu falando que o nosso comércio esta se desenvolvendo cada vez mais e que os vereadores precisam estar mais a par da legalidade dos ambulantes para poder informar melhor o comércio.






Éder: falou que na semana que vem vai fazer um comentário mais aprofundado do seu projeto que baixou para as comissões, referente ao bullying, pediu para os colegas olharem com carinho o projeto. Parabenizou Toco pelo seu projeto que dá incentivo para empresas que abrem vagas para pessoas acima de 40 anos.
Éder concluiu seu pronunciamento falando que foi bastante procurado no domingo com queixas sobre a falta de luz no sábado a noite. Falou que com a falta luz nenhuma operadora de telefonia móvel funciona, sugeriu para as operadoras que prestam este tipo de serviço  que coloquem uma bateria que dure pelo menos uma hora além, para que as pessoas não fiquem incomunicáveis, já que grande parte da população só tem telefone móvel, e no caso de alguma emergência só tem este recurso de comunicação.

 
Betinho: falou sobre o incentivo que a administração está dando aos produtores para inseminação do rebanho, diz saber ser pouco, mas que gradualmente daria benefícios aos agricultores.
Betinho se diz feliz por ter suas contas aprovadas pelo tribunal na sua gestão a frente do legislativo, se disse muito orgulhoso.
Betinho dirigiu a palavra ao colega Edinho dizendo que tira o chapéu para as empresas que ajudam os deficientes, falou do quanto é bom alguém com necessidades especiais ter um emprego e ganhar seu próprio salário.



 
Tares: elogiou Regina por ter pedido informações sobre o comércio dos ambulantes, disse que tem quer ter uma fiscalização melhor para saber quem estar legalizado ou não.
Elogiou Toco pelo seu projeto para ajudar as pessoas acima de 40 anos a ingressar no mercado de trabalho.
Parabenizou o executivo pelo incentivo aos agricultores, também elogiou a todos os vereadores por ser uma luta de todos.
Também falou de um assunto dito polêmico, sobre os calçamentos, disse que as empresas colocam uma areia de beira dos matos, uma areia podre e cobram por um material bom, falou que com o tempo a via que foi feito com material ruim vai sofrendo desgastes e deformidades. Disse ainda que as pessoas não vão querer pagar por um calçamento ruim.
Tares finalizou dizendo que tem mais uma desapropriação de terras para abrir estradas, mas que até agora nada de nenhuma obra dar andamento, pediu ao presidente da casa um pedido de informação de como está o andamento dos projetos das casinhas.
Regina em um aparte disse que quando tiver concluído os trabalhos da CPI vai se ter todos os dados das áreas de terra. Concluiu que este é um motivo para abrir uma CPI, pois se todos os projetos passassem pela câmara e fossem explicados não haveria necessidade de CPI.
Edinho em um aparte, pediu os confrontantes dessas áreas se elas teriam benefício com a abertura da rua, se fosse esse o caso teria que o proprietário fazer uma doação.

Silvio: falou da falta de luz que aconteceu no sábado, diz o vereador que estava no CTG Querência da Amizade no baile do esporte onde muitas pessoas entraram em pânico outras foram embora, se mostrou indignado com a empresa AESul por sempre esperar que o poste caia para depois trocar, disse que a falta de luz foi ocasionada pela queda de um poste de luz na entrada da cidade onde sem vento, sem nada, caiu.
Falou sobre fiscalização, disse que conversando com comerciantes do interior relataram que não há nada pior que abrir as portas do seu estabelecimento e ver um caminhão de outra cidade que não paga nenhum imposto vendendo mercadorias.
Sobre o projeto de incentivo em dinheiro na compra do sêmem, disse que agora conseguiram ajustar o projeto, que o incentivo vai ser dado em cima da nota que o produtor tira.
Silvio se mostrou triste com as declarações de que vereador não faz nada, disse que todos sabem do seu esforço para trazer água potável para Beira do Rio, diz ter usado seus mais de 600 votos para conseguir este benefício para aquela comunidade. Silvio disse que o colega Beto já tinha o avisado que poderiam aparecer outros padrinhos.
Edinho em um aparte disse que estas pessoas que falam são pessoas que não tem coragem de concorrer a vereador e ficam denegrindo a imagem dos outros.
Finalizou dizendo que o ginásio  de Pinhal vai ser concluído, mas que o do Faxinal  não vai sair. Disse que vai continuar lutando para que concluam aquele ginásio.
Agradeceu aos colegas os votos para aprovação do seu projeto que dá incentivos para empresas que empregam pessoas acima de 40 anos. Disse caber agora ao prefeito ver de que maneira pode ser dado este beneficio.
Falou sobre seu pedido de informação sobre qual são as 20 empresas que mais arrecadam no município.Disse que foi publicado de maneira errada, como ele tivesse pedido as 20 maiores cidades.

Usei a tribuna para falar sobre liberdade de expressão, deixei claro que toda pessoa tem direito de se expressar e sou responsável pelas minhas publicações no meu blog e no jornal O Correio, disse que para mim só tem credibilidade quem cita nomes e assina o que publica.
Espero que tudo tenha ficado bem claro. Acredito que sim, pois nenhum vereador se manifestou contrário às minhas palavras.
Regina levantou um tema que se arrasta há anos, “os vendedores ambulantes”, quem destes tem alvará de licença? Morei uma época com meu pai no Faxinal e convivi com o entra e sai de “caminhões mercados”. Tem de tudo nestes caminhões, vai à porta da casa e os preços, por não pagarem impostos, ficam mais competitivos. Fora vendedores de livros, roupas de cama, roupas...etc!
Concorrência desleal para quem paga seus impostos em dia.
 Éder falou do não funcionamento dos telefones celulares quando falta luz, sugeriu uma bateria, Silvio mostrou-se indignado pela falta de energia, pois nem ventando estava.
Eu também estava no baile do esporte e a situação só não foi pior por causa das luzes de emergência que tem no CTG, imagina todo aquele povo sem ter nada de iluminação?!
Faz tempo que a AES Sul mostra todo seu descaso com nossa cidade, tem rua central com poste escorado. Não tem cabimento. Não paga a conta para ver se não te cortam a luz.
Tares falou que estão comprando mais uma área de terras para abrir uma rua, mas até agora nada de começar as casinhas populares. Vereadora Regina disse que por estes motivos abriram a CPI, pela falta de informação.
Na  minha opinião os motivos foram não ter o que fazer, mas esta é a minha opinião.
Falando em CPI, já não está estourando o prazo de conclusão dos trabalhos?
Ajuda de R$ 12,00 na compra do sêmem para melhorar a genética do nosso rebanho. Bom!
Aprovado na câmara o projeto do vereador Toco que dá incentivos para empresas que contratem pessoas acima de 40 anos. Bom também!
A calçada do bairro São João que o vereador Edinho falou é só mais uma obra feita as vésperas de eleição, essa, da última administração, mal planejada, e por quê já não fizeram uma mureta de contenção para a terra?
Falando nisso dois elefantes brancos da administração anterior vão ser concluídos, o vereador Silvio falou que vão ser concluídos os ginásios da Cruz das Almas e Pinhal, o do Faxinal não foi aprovado.
Por ser o presidente do Bragantino falei com o prefeito sobre a conclusão do ginásio do Faxinal, Pazuch me disse que se não for aprovada a emenda de um deputado do seu partido, vai usar recursos do próprio município para a conclusão. Vamos esperar!
Tudo de bom a todos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário