SERJÃO: Falou sobre o projeto do poder executivo que entrou na casa semana passada e que continua baixado nas comissões, que abre crédito suplementar de R$ 60.000,00. Pediu para o prefeito municipal comparecer na câmara municipal para explicar melhor o projeto e então os vereadores aprovar ou não.
Serjão falou do seu projeto de lei que obriga o executivo a dar cursos de primeiros socorros a todos os educandários da rede municipal de ensino, justificou seu projeto dizendo acha necessário para que em caso de algum acidente os professores saibam como lidar com a situação dando um primeiro atendimento. Concluiu falando que os bombeiros oferecem estes cursou de maneira gratuita não gerando gastos ao município.
EDINHO: Falou da suplementação de verba pedida pelo executivo, pediu que sejam feitas modificações no projeto com a desapropriação da área de terra.
Falou dos debates na casa das faltas de informações do executivo, disse não ser só eles que reclamam, mas que a vice-prefeita também foi para os jornais colocar que não a estão deixando trabalhar, disse que está se provando que eles estão certos, pois é impossível só um ter razão.
Elogiou o colega Silvio Portz pela matéria que saiu em um jornal de circulação regional, disse que este sim é um jornal que divulga os fatos, citou a matéria que saiu no jornal sobre o vereador Silvio sobre sua luta pela água da Beira do Rio.
BETINHO: Falou do projeto do vereador Serjão, citou a importância de ter alguém que saiba dar os primeiros socorros, citou o exemplo que aconteceu no CTG onde o Manoel Locatelli teve um ataque cardíaco que foi socorrido pelo bombeiro Chico. Disse que não foi possível salvar a vida do Sr. Manuel pela gravidade do problema, mas se fosse algo que desse para salvar o bombeiro teria ajudado.
Falou da reportagem que saiu no jornal sobre o vereador Silvio Portz, disse que já tinha avisado o colega sobre o aparecimento de "padrinhos" depois que ele alcançasse êxito no seu projeto da água da Beira do Rio, falou que comprou brigas na tribuna por que não deixou de atender uma comunidade por ter feito só três votos naquela comunidade para ter uma água potável. Elogiou Silvio por daqui alguns dias aquela comunidade terá água potável.
Convidou a todos para a festa da APAE na sexta-feira dia 17 de Maio a partir das 18 horas.
TARES: Falou do projeto que baixou para as comissões que dará auxílio de R$ 27.000,00 mensais ao hospital da nossa cidade, disse que faltam alguns esclarecimentos mas que está otimista e que será aprovado.
Falou da suplementação de verba que o executivo pediu para desapropriação de uma área de terra, elogiou o colega Serjão por pedir que o prefeito venha a câmara dar melhores explicações sobre o projeto.
Tares falou que há dois anos e meio atrás foi feito uma coligação entre PMDB, PT, PSB e PC do B. Disse que é muito feio sair dizendo na rádio que arrebentou uma coligação, disse que isso é uma decisão entre os partidos, concluiu que não é falando mal um do outro que vai se chegar a algum lugar.
SILVIO: Falou da reunião que teve no Faxinal com a EMATER e com representações de vários segmentos da nossa cidade, disse que foi muito importante, pois trataram de alternativas de cultivo ao fumo. Relatou que esta alternativa ao plantio do fumo vem em boa hora, explicou falando que os produtores estão com dificuldades pela questão da baixa nas exportações e a conseqüente baixa nos preços.
Silvio disse que os agricultores estão com os produtos estocados por não ter venda a um preço justo. Silvio mostrou sua indignação falando que as fumageiras estão fazendo chantagem, fazem contratos com os agricultores para que eles continuem plantando, sob pena de não comprarem o resto de suas produções.
ÉDER: Pediu em sua indicação para concertar um bueiro na estrada Juca Berwanger, nas proximidades do balneário do Beto em Sanga Funda.
Agradeceu aos colegas por aprovarem seu projeto de criação de políticas anti-bullyng, falou de uma tragédia que aconteceu há algum tempo atrás (do rapaz que matou várias crianças em uma escola do RJ) lembrando que tudo leva a crer que ele foi vítima de bullyng. Falou que muitas reações que desencadeiam na vida adulta como ser violento e entre outros, é por ter sofrido algum tipo de bullyng na infância.
Concluiu falando que o secretário da educação gostou da iniciativa. Éder citou o exemplo mais recente em nossa cidade dos vídeos de adolescentes que teve repercussão nacional.
TOCO: Elogiou o colega Serjão pelo seu projeto de dar treinamento de primeiros socorros aos professores das escolas municipais, disse que tem curso da CIPA e Brigada de Incêndio e sabe o quanto é importante ter noção para agir em um caso de emergência.
Dirigiu a palavra ao colega Tares e falou que até concorda que "roupa suja se lava em casa", mas acredita que o prefeito Celso Pazuch esta pagando na mesma moeda, por que quando foi vice do ex-prefeito Paulo André era o que ele fazia. Completou dizendo que "aqui se faz, aqui se paga".
Toco falou que recebeu uma denuncia há uns 15 dias atrás de que os caminhões estão "intrafegáveis" disse que foi feito uma comissão para fazer uma vistoria nos caminhões e que o prefeito mandou um recado, dizendo o vereador que não sabe se por falta de coragem, que iria começar os concerto pelo mais velho. Toco relatou que nada foi feito e que estão quebrando tudo.
Finalizou dizendo que até a fim de semana vai ao galpão para vistoriar os caminhões junto com um mecânico da prefeitura, disse que se nada for feito vai falar com o comandante da brigada para trancar os caminhões, justificando ser mais fácil ficar com os caminhões parados do que matar meia dúzia de crianças.
Minha OPINIÃO:
Serjão colocou um projeto de lei para dar curso de primeiros socorros nas escolas municipais.
Muito bom... Meu filho já teve um acidente na escola onde cortou a boca, na época estudava no jardim, e as professoras prontamente o levaram ao hospital.
Mas pode ter uma professora que não saiba o que fazer, e pode acontecer casos mais graves que o do meu filho, e aí? como vão proceder?! Este curso de primeiros socorros vai dar mais segurança.
Leur Faleiro foi a Brasília e encaminhou vários projetos. Leur é um cara batalha pela comunidade de Bom Retiro do Sul, continuou trabalhando pela nossa comunidade mesmo depois de não ser mais cargo de confiança,Leur é exemplo de homem comunitário.
Toco falou que estão quebrando todos os caminhões na prefeitura. Como estraga uma máquina ou um caminhão? Usando de maneira inadequada, usada sem a devida manutenção, usada por pessoas não saibam usar. Disse "estão quebrando tudo!" Quem está quebrando? Se não falar quem esta danificando o maquinário, coloca tudo dentro do mesmo balaio: mecânico, motorista, secretário, etc...
Rapidinhas:
*Aprovado o projeto de lei anti-bullyng do vereador Éder. A Comissão de Educação do Senado aprovou ontem o projeto de lei que prevê a inclusão do combate ao bullying
*Vereador Silvio Portz foi o único vereador presente na reunião da MATER no faxinal. Depois enchem a boca para falar em defesa do agricultor, mas para falar tem que saber o que eles estão passando. Muito bom vereador Silvio, fala e domina o que fala.
*Só eu nos veículos de comunicação que falo da dita cuja CPI de Bom Retiro do Sul. Vai terminar em pizza? Ninguém fala em prazo de conclusão estourando, nem em resultados.
*Toco disse que Pazuch esta pagando com a Cláudia na mesma moeda o que ele fez para o Paulo. Tentam sempre colocar o Paulo como vítima. Da falta de planejamento, da falta de assistência à população, das obras pela metade da gestão do Paulo, ninguém fala!
*Edinho e suas alfinetadas... jornal bom para ele é o jornal de circulação regional, nome o jornal não tem, pelo menos o vereador não falou! Quero ler também! Se para mim ser agradável é preciso que eu escreva só o bom da câmara, minha coluna vai ficar pela metade.
Homenagem...
Encerro prestando uma homenagem a Manuel Locatelli ou "parente" como eu e ele nos chamávamos por termos um grau de parentesco. Foi um baita gestor, por onde passou deixou sua marca de trabalho e sabedoria, deixou um legado de luta pelo tradicionalismo, esporte e cultura.
Morreu fazendo uma das coisas que mais gostava, dançando num CTG rodeado de amigos. Fizeste tua parte, descanse em paz parente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário