Os alunos da 6ª série da Escola Municipal Wendulino Gewehr, de Bom Retiro do Sul, realizaram uma visita à agência dos Correios do município para conhecer os serviços oferecidos, um pouco da história da criação do selo e as novas tecnologias que são usadas pelos correios para aprimorar o serviço oferecido. A escola procura engajar-se em projetos que valorizem e despertem o interesse pelas memórias e histórias do cotidiano da comunidade escolar, mas para dar um significado mais amplo busca exemplos e parcerias com outras entidades.
Um dos parceiros mais fiéis é o gerente da agência dos Correios de Bom Retiro do Sul, senhor José Elemar da Silveira. Na visita que a turma realizou a agência, relatou alguns fatos que acontecem no dia a dia dos carteiros. Os alunos gostaram das histórias e acharam uma profissão muito emocionante, uma verdadeira aventura, afinal muitos enfrentam dificuldades no cumprimento do seu dever, como no caso em que o carteiro precisou atravessar pela enchente para não atrasar a entrega das correspondências.
Esta visita à agência dos Correios faz parte de um projeto que vem sendo desenvolvido pela professora Clarisse Dorensbach que ao longo do ano letivo procura motivar a turma a escrever cartas.
Na semana anterior as férias de inverno foi realizado um amigo secreto em que cada um deveria revelar-se através de uma cartinha e está foi entregue durante as férias, pelo carteiro. A professora espera, através desta atividade, que seus alunos sintam a emoção de receber uma carta, este que é o elemento postal mais importante, e que possui uma história interessantíssima a ser perpetuada.
Sabemos que atualmente a carta vem sendo substituída pelo correio eletrônico, mas ainda há pessoas que pelo simples prazer de trocar correspondências preferem utilizar o método da carta, pois esta emoção é muito especial. Esta também se tornou uma forma simples para melhorar o relacionamento entre os alunos e estimular o interesse pela leitura e escrita. Durante este ano de 2011, a atividade de troca de correspondências também aconteceu entre os alunos da sexta série da Escola Municipal Wendulino Gewehr com os alunos das duas turmas de sexta série da Escola Municipal Pedro Jorge Schmidt da localidade de Delfina em Estrela. Nas cartas, os alunos eram motivados a trocar experiências sobre suas preferencias, eles falavam dos projetos que estavam sendo desenvolvidos em suas classes, além de trocar informalidades de adolescentes. Com essa experiência os alunos descobriram o quão interessante a atividade se torna quando é significativa. Principalmente para o jovem que tem a possibilidade de conhecer pessoas diferentes. Este acontecimento foi programado pelas professoras Clarisse Dorensbach e Elaine Schmidt, um encontro onde os alunos da Escola Wendulino Gewehr foram até a escola de Delfina para realizar uma confraternização e conhecer os amigos pessoalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário