"Se chorei ou se sorri o importante é que emoções eu vivi..."
Esta parte da música de Roberto Carlos pode ser usada para todos os anos de nossas vidas, pois se não choramos e não tivemos motivos para sorrir, simplesmente não vivemos, e em 2012 eu vivi, e como vivi, chorei/sorrindo nas minhas conquistas e chorei nas minhas derrotas, chorei/abracei meus amigos quando precisaram de mim e sorri/vibrei muito nas suas conquistas. Perdi e ganhei, mas ganhei até quando perdi, pois evolui, e evolui muito com minhas perdas, algumas perdas previsíveis outras chocantes e inesperadas. Comecei meu tão sonhado curso de direito! Meu Deus, muito obrigado! Vou voltar com tudo em 2013 já que tive que trancar por causa da campanha, ainda mais agora que o salário deu uma "melhoradinha" vou fazer 5 cadeiras...hahahahaha!
Em uma campanha peregrina me elegi! Meu Deus, eu consegui, parece um sonho que dia 8 de janeiro de 2013 eu vou usar a tribuna e não vão poder me censurar, isso é um sonho!
Ganhei meu afilhado Augusto, minha mãe contrariando a ciência e por força de sua fé e força de vontade esta cada vez melhor. Meu filho fez 11 anos, fez a primeira comunhão, esta um homenzinho lindo, e a saúde dele esta perfeita.
Para pessoas que estiveram ao meu lado e que me fizeram evoluir, espero que vocês estejam ao meu lado novamente em 2013 e por todos os dias da minha vida. E aos que tentaram me derrubar, batam mais forte, pois em 2013 o meu perdão vai ser só para os bons. resumindo, para meus amigos os meus afagos, para meus inimigos a sola da bota, nada vai ser pessoal ,é só questão de sobrevivência.
Desejo que todos tenham um feliz 2013, mas só quero lembrar que seremos felizes se levantarmos e corrermos atrás de nossos objetivos, ou então estaremos reclamando das mesmas coisas no final de 2013. Tudo de bom a todos!
O Ministério Público Federal (MPF) de Brasília pediu à justiça o bloqueio dos bens do ex-presidente Lula da Silva, a quem acusa de improbidade administrativa por ter usado verba pública com claro intento de promoção pessoal.
O bloqueio de bens tem como finalidade garantir a devolução aos cofres públicos de quatro milhões de euros que Lula, segundo o MPF, usou indevidamente.
A acção interposta pelo MPF refere-se ao gasto desses quatro milhões de euros com a impressão e o envio pelo correio de mais de dez milhões de cartas enviadas pela Segurança Social a reformados entre Outubro e Dezembro de 2004, segundo ano do primeiro mandato de Lula.
A missiva avisava os reformados que um convénio estabelecido entre a Segurança Social e o até então desconhecido Banco BMG lhes permitia a partir de então pedirem empréstimos a juros baixos e sem qualquer burocracia àquela instituição bancária, com o desconto das parcelas sendo feito directamente nas reformas.
Até aí não haveria problema, não fossem dois detalhes, que chamaram a atenção dos promotores. O BMG, único banco privado a ser autorizado na altura a realizar esse tipo de empréstimo, conseguiu a autorização em menos de duas semanas, quando o normal seriam vários meses, e as cartas, simples correspondência informativa, eram assinadas por ninguém menos que o próprio presidente da República, algo nada comum para esse tipo de aviso.
Para o Ministério Público, não há dúvida de que Lula e o então ministro da Segurança Social, Amir Lando, que também assinou as cartas e é igualmente acusado na acção, usaram a correspondência para obterem promoção pessoal e lucro político e que a acção do presidente da República favoreceu a extrema rapidez com que o BMG conseguiu autorização para operar o negócio, desrespeitando as normas do mercado. A 13.ª Vara Federal, em Brasília, a quem a acção foi distribuída, ainda não se pronunciou sobre o pedido do MPF.
Eleição de Tânia Terezinha da Silva quebra preconceitos
Dois Irmãos será único município do RS a ser comandando por mulher negra
O município de Dois Irmãos, no Vale do Sinos, 53 anos depois da sua emancipação, entra para a história política do Rio Grande do Sul ao eleger pela primeira vez uma prefeita. A administração da cidade ficará com a técnica de enfermagem Tânia Terezinha da Silva, 49 anos, no mínimo, pelos próximos quatro anos (2013 a 2016). Filiada ao PMDB desde 1995, ela recebeu 9.450 votos dos eleitores no dia 7 de outubro.
O que chama atenção na eleição desta mulher negra e com dreadlocks — forma de se manter os cabelos que se tornou mundialmente famosa com o movimento rastafári —, é que Tânia está em um município onde predominam descendentes de alemães. A escolha coloca a futura prefeita ao lado de políticos negros como Alceu Collares — prefeito de Porto Alegre de 1986 a 1989, governador de 1991 a 1995 e deputado federal por cinco mandatos —, e do ex-deputado estadual Carlos Santos (falecido em 1989), que assumiu por duas vezes interinamente o governo gaúcho em 1967.
Tânia teve uma grande conquista porque, das 35 mulheres eleitas no Rio Grande do Sul, é a única negra, de acordo com levantamento da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs). O Estado tem 497 municípios. Com forte militância na área da saúde e da assistência social, ela conquistou a confiança da comunidade de Dois Irmãos, principalmente na zona rural do município, onde trabalhou nos postos dos bairros São João e Travessão e na emergência que funciona 24 horas.
Além disso, foi eleita três vezes vereadora do município. Em 2008, entrou para a história de Dois Irmãos como a mais votada da cidade, com 2.055 votos. A marca até hoje não foi superada por nenhum candidato. Em 2010, uma nova alegria: foi a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal. “Tanto no Legislativo quanto nas unidades de saúde, minha proposta sempre foi resolver o problema das pessoas. Atendia todos e buscava uma solução para o pedido de cada morador da cidade”, comenta.
Para Tânia, é fundamental dar importância ao que as pessoas estão falando e, segundo ela, esse foi o diferencial em 2012. Ela acredita que três paradigmas foram quebrados: o fato de ser a primeira mulher a concorrer à prefeitura, ser negra e divorciada. “A população queria algo novo, forte e diferente. A competência e o trabalho em favor da população de Dois Irmãos transcendeu a cor da pele.”
Tânia recorda que começou a sentir que a vitória estava próxima quando faltavam 15 dias para o pleito. “Os moradores começaram a ligar para o comitê atrás de adesivos e placas para colocar nas suas casas”, lembra.
Na quinta-feira, Tânia reassumiu suas funções no posto de saúde do bairro Travessão. Ela tem dividido seu tempo com os filhos que moram com ela em Dois Irmãos. Pablo e Hohana cursam Biomedicina e Enfermagem, respectivamente, na Feevale. Além disso, trata com o vice-prefeito Jerri Adriani Meneghetti (PP) e assessores detalhes para a posse no dia 1° de janeiro de 2013.
Popularidade de Tânia impressiona
Natural de Novo Hamburgo, Tânia Terezinha da Silva desfruta de uma popularidade impressionante em Dois Irmãos, onde reside desde 1994. Durante um passeio pela Praça do Imigrante, um dos seus locais preferidos no município, onde residem 27 mil habitantes, a futura prefeita agradeceu aos moradores pela votação. “O cabelo é um sucesso, principalmente entre as crianças, que adoram tocar”, conta.
Tanto entre os empresários quanto entre sindicalistas e a população, a expectativa é que a prefeita tenha um olhar igual para todos. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Dois Irmãos, Ademir Berlis, ressalta que Tânia já provou que sabe trabalhar e dar atenção à população, como já ocorreu na área da saúde. “Tomara que ela leve esse conceito para a administração pública, porque estamos cansados de gestores seguros demais”, observa.
Segundo ele, a futura prefeita é uma pessoa humilde e de olhar diferenciado. Segundo Berlis, o povo de origem alemã é duro e conservador, muitas vezes, mas é hospitaleiro. “Teremos o governo de uma mulher competente, que alia seriedade e trabalho”, destaca Berlis.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Dois Irmãos e Morro Reuter, Pedro Joãozinho Becker, diz que a entidade sempre defendeu uma maior participação da mulher na administração pública. “Demorou mais de cinco décadas para chegarmos a esse momento de uma mulher no comando da cidade. Estamos torcendo para a gestão dela ser um sucesso”, confidencia.
Passeando na Praça do Imigrante, o aposentado Irineu Eich acredita que Tânia Terezinha terá uma atenção especial e mais humana “com pretos, brancos, pobres e ricos”.
Nos dias de folga, a prefeita eleita gosta de se encontrar com amigos para a tradicional roda de chimarrão e um bate-papo. Igualmente não despreza uma boa música. É fã de Gilberto Gil, Alcione, Maria Bethânia e Gal Costa.
‘Respeita e sabe ouvir’
Na Praça do Imigrante, em Dois Irmãos, um aposentado com um forte sotaque alemão observava com atenção os cumprimentos dos eleitores à futura prefeita e fez o seguinte comentário: “O povo alemão é duro, exigente, mas sabe reconhecer uma Schwarze Frau (mulher negra) que respeita as pessoas e sabe ouvir, o que é o caso da prefeita Tânia Terezinha”.
A constante presença de Lula nos noticiários nos faz refletir sobre o papel dos ex-presidentes
por Marco Antonio Villa
A presença constante no noticiário de Luís Inácio Lula da Silva impõe a discussão sobre o papel que deveriam desempenhar os ex-presidentes. A democracia brasileira é muito jovem. Ainda não sabemos o que fazer institucionalmente com um ex-presidente. Dos quatros que estão vivos, somente um não tem participação política mais ativa. O ideal seria que após o mandato cada um fosse cuidar do seu legado. Também poderia fazer parte do Conselho da República, que foi criado pela Constituição de 1988, mas que foi abandonado pelos governos – e, por estranho que pareça, sem que ninguém reclamasse.
Exercer tão alto cargo é o ápice da carreira de qualquer brasileiro. Continuar na arena política diminui a sua importância histórica – mesmo sabendo que alguns têm estatura bem diminuta, como José Ribamar da Costa, vulgo José Sarney, ou Fernando Collor. No caso de Lula, o que chama a atenção é que ele não deseja simplesmente estar participando da política, o que já seria ruim. Não. Ele quer ser o dirigente máximo, uma espécie de guia genial dos povos do século XXI. É um misto de Moisés e Stalin, sem que tenhamos nenhum Mar Vermelho para atravessar e muito menos vivamos sob um regime totalitário.
As reuniões nestes quase dois anos com a presidente Dilma Rousseff são, no mínimo, constrangedoras. Lula fez questão de publicizar ao máximo todos os encontros. É um claro sinal de interferência. E Dilma? Aceita passivamente o jugo do seu criador. Os últimos acontecimentos envolvendo as eleições municipais e o julgamento do mensalão reforçam a tese de que o PT criou a presidência dupla: um, fica no Palácio do Planalto para despachar o expediente e cuidar da máquina administrativa, funções que Dilma já desempenhava quando era responsável pela Casa Civil; outro, permanece em São Bernardo do Campo, onde passa os dias dedicado ao que gosta, às articulações políticas, e agindo como se ainda estivesse no pleno gozo do cargo de presidente da República.
Lula ainda não percebeu que a presença constante no cotidiano político está, rapidamente, desgastando o seu capital político. Até seus aliados já estão cansados. Deve ser duro ter de achar graça das mesmas metáforas, das piadas chulas, dos exemplos grotescos, da fala desconexa. A cada dia o seu auditório é menor. Os comícios de São Paulo, Salvador, São Bernardo e Santo André, somados, não reuniram mais que 6 mil pessoas. Foram demonstrações inequívocas de que ele não mais arrebata multidões. E, em especial, o comício de Salvador é bem ilustrativo. Foram arrebanhadas – como gado – algumas centenas de espectadores para demonstrar apoio. Ninguém estava interessado em ouvi-lo. A indiferença era evidente. Os “militantes” estavam com fome, queriam comer o lanche que ganharam e receber os 25 reais de remuneração para assistir o ato – uma espécie de bolsa-comício, mais uma criação do PT. Foi patético.
O ex-presidente deveria parar de usar a coação para impor a sua vontade. É feio. Não faça isso. Veja que não pegou bem coagir: 1. Cinco partidos para assinar uma nota defendendo-o das acusações de Marcos Valério; 2. A presidente para que fizesse uma nota oficial somente para defendê-lo de um simples artigo de jornal; 3. Ministros do STF antes do início do julgamento do mensalão. Só porque os nomeou? O senhor não sabe que quem os nomeou não foi o senhor, mas o presidente da República? O senhor já leu a Constituição?
O ex-presidente não quer admitir que seu tempo já passou. Não reconhece que, como tudo na vida, o encanto acabou. O cansaço é geral. O que ele fala, não mais se realiza. Perdeu os poderes que acreditava serem mágicos e não produto de uma sociedade despolitizada, invertebrada e de um fugaz crescimento econômico. Claro que, para uma pessoa como Lula, com um ego inflado durante décadas por pretensos intelectuais, que o transformaram no primeiro em tudo (primeiro autêntico líder operário, líder do primeiro partido de trabalhadores etc, etc), não deve ser nada fácil cair na real. Mas, como diria um velho locutor esportivo, “não adianta chorar”. Agora suas palavras são recebidas com desdém e um sorriso irônico.
Lula foi, recentemente, chamado de deus pela então senadora Marta Suplicy. Nem na ditadura do Estado Novo alguém teve a ousadia de dizer que Getúlio Vargas era um deus. É desta forma que agem os aduladores do ex-presidente. E ele deve adorar, não? Reforça o desprezo que sempre nutriu pela política. Pois, se é deus, para que fazer política? Neste caso, com o perdão da ousadia, se ele é deus não poderia saber das frequentes reuniões, no quarto andar do Palácio do Planalto, entre José Dirceu e Marcos Valério?
Mas, falando sério, o tempo urge, ex-presidente. Note: “ex-presidente”. Dê um tempo. Volte para São Bernardo e cumpra o que tinha prometido fazer e não fez. Lembra? O senhor disse que não via a hora de voltar para casa, descansar e organizar no domingo um churrasco reunindo os amigos. Faça isso. Deixe de se meter em questões que não são afeitas a um ex-presidente. Dê um bom exemplo. Pense em cuidar do seu legado, que, infelizmente para o senhor, deverá ficar maculado para sempre pelo mensalão. E lá, do alto do seu apartamento de cobertura, na Avenida Prestes Maia, poderá observar a sede do Sindicato dos Metalúrgicos, onde sua história teve início. E, se o senhor me permitir um conselho, comece a fazer um balanço sincero da sua vida política. Esqueça os bajuladores. Coloque de lado a empáfia, a soberba. Pense em um encontro com a verdade. Fará bem ao senhor e ao Brasil.
A Prefeitura de Bom Retiro do Sul em parceria com a Associação Atlética PP, constituída pelos trabalhadores do antigo Frigorífico PP, adquiriu uma nova ambulância no valor de R$ 112.900,00. Equipada com aparelho de oxigênio, maca e outros equipamentos necessários para dar maior suporte aos pacientes transportados. O novo veículo já está a serviço da Secretaria da Saúde do Município.
A aquisição da nova ambulância visa proporcionar mais agilidade e operacionalização para o setor de transporte do hospital local e consequentemente atender ainda mais as necessidades de deslocamento de pacientes, que precisam de atendimento médico de urgência. A aquisição de mais um veículo para a Saúde é importante na medida em que reforça uma das prioridades da atual administração, que é melhorar cada vez mais o atendimento da saúde para a população.
A parceria:
Os recursos para a nova ambulância tiveram R$ 65.000,00 por parte da Associação Atlética PP, composta pelos trabalhadores do antigo Frigorífico PP, que nos seus estatutos sociais previam que se a entidade associativa se encerrasse, o dinheiro amontoado deveria ser repassado para uma entidade de fundo social.
A população de Bom Retiro do Sul acaba de ganhar mais um novo e agradável espaço de esporte, lazer e convivência. A obra de regularização e conclusão do Ginásio Poliesportivo da localidade do Pinhal foi entregue à população no último domingo, dia 24 de junho, com jogos de interação entre Bom Retiro do Sul e Fazenda Vilanova, além da realização de um almoço organizado pelos representantes da localidade.
A obra somou um investimento de R$ 131.194,00 num total de 837,32m² e as obras foram executadas com recursos do município em parceria com o Governo Federal.
“A construção do Ginásio Poliesportivo do Pinhal é uma obra que vai valorizar e oferecer mais opções de lazer em Bom Retiro do Sul, principalmente para a população daquela localidade. Além de estimular a convivência social e atividades esportivas que proporcionem entretenimento a um destino saudável para que nossa cidade se torne cada vez melhor” destacou o prefeito Celso Pazuch.
Na noite da última sexta-feira, 22 de junho, a Prefeitura de Bom Retiro do Sul entregou 20 casas habitacionais às famílias do município. O evento reuniu no auditório da prefeitura municipal centenas de pessoas e autoridades para a entrega oficial das novas moradias, que trarão dignidade e muita felicidade às famílias contempladas.
“Hoje é um dia muito importante para a história da nossa cidade, mas principalmente para a população que está sendo beneficiada com mais este investimento, trazendo mais dignidade e condições para se viver bem” falou o prefeito Celso Pazuch.
Após os discursos de autoridades, os moradores receberam das mãos do prefeito Celso Pazuch as chaves das suas novas casas. As casas foram construídas nos bairros São João e Alto da Bronze, sendo 10 unidades para cada bairro. A metragem da casa é de 36,35m². A construção foi realizada pela administração municipal em parceria com o Estado.
O governo do Estado, através da Secretaria da Habitação investiu R$ 13 mil em cada residência e o município investiu na aquisição do terreno e mais R$ 13 mil em cada residência. A contrapartida dos beneficiados é de R$ 6 mil, parcelados em 100 prestações. Este valor volta para o Fundo de Habitação do município, que poderá usar estes recursos em outros programas habitacionais.
A Administração Municipal de Bom Retiro do Sul convida a população bom-retirense para prestigiar o ato de entrega de 20 casas habitacionais às famílias do município, a ser realizado na sexta-feira, dia 22 de junho de 2012 no auditório da Prefeitura Municipal. As casas fazem parte do Programa Produção de Ações Habitacionais – Nossas Cidades. A solenidade acontecerá às 18 horas com presença de autoridades locais e das famílias beneficiadas.
Visando a segurança dos pedestres e a mobilidade dos veículos, a Prefeitura Municipal de Bom Retiro do Sul instalou novas grades de proteção na Rua Senador Pinheiro Machado, agora com ligação na Rua Osvaldo Aranha.
Com a instalação das barras de contenção, as faixas de pedestres são recuadas, resultando numa maior segurança do pedestre ao atravessar a rua. Outro benefício é que o motorista não precisa parar em cima da faixa de segurança, já que antes as faixas ficavam sobre as esquinas, dificultando e aumentando o risco de acidentes e multas. Além da Rua Osvaldo Aranha, a prefeitura já havia instalado barras de proteção na saída da Rua Peri Ribeiro e da Rua Antônio Moraes Viegas.
As obras de pavimentação asfáltica da Rua José Armindo Beppler devem começar em breve. O projeto estava pronto e regularizado por parte da prefeitura desde novembro de 2011, mas não entrou em processo licitatório pois esperava a liberação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A licitação que definirá a empresa responsável pelos serviços vai ser realizada na segunda-feira, dia 25 de junho.
O convênio firmado com o Badesul é de R$ 1 milhão, o recurso será utilizado no asfaltamento da via que contará também com uma galeria. Ela visa o escoamento da água da chuva, que atualmente atravessa a faixa. A via ainda será totalmente sinalizada. Serão 946 metros de pavimentação asfáltica, na estrada de terra, mais 842 metros de capeamento asfáltico que será colocado sobre a pedra irregular.
Saiba mais:
O Badesul assinou no último dia 14, uma nova rodada de contratos Pimes Badesul para obras em municípios do interior gaúcho. Além de Bom Retiro do Sul, as prefeituras de Alegrete, Chapada, Coxilha e Vila Nova do Sul foram beneficiadas com financiamentos, e juntas vão receber 5,07 milhões.
O presidente do Badesul, Marcelo Lopes, comandou a solenidade, que teve a participação do secretário do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta. O Badesul é uma instituição estadual de fomento que integra o Sistema de Desenvolvimento Econômico, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI).
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil iniciou no sábado, dia 16 de junho e já atingiu a meta em Bom Retiro do Sul. O Ministério da Saúde determinou que 95% das crianças com idade entre 0 e 5 anos deveriam receber a gotinha.
De acordo com os dados da Secretaria da Saúde do município, 732 crianças foram vacinadas até a tarde da última quinta-feira, ultrapassando a meta estipulada de 715 crianças. Apenas no sábado, quando iniciou a campanha o município já tinha atingido 98% da meta, vacinando 700 crianças.
A Campanha contra a Poliomielite se estende até o dia 06 de julho e a dose da vacina é aplicada na Unidade Sanitária de Saúde. Os responsáveis deverão trazer a Carteira de Vacinação das crianças.
Novo horário para retiradas de fichas da Dra. Miriam Pletsch:
A partir do dia 25 de junho as fichas de atendimento da Dra. Mirian Pletsch, Pediatra da Unidade Sanitária de Saúde, serão entregues às 13 horas no período da tarde, e não mais às 6 horas e 30 minutos da manhã. O restante dos médicos o atendimento continua igual.
Os estudantes da rede pública de ensino podem se orgulhar, pois recebem uma atenção especial da administração municipal. Dentre as várias ações de valorização da educação, o transporte é o destaque desta semana. Na última quarta-feira, o setor ganhou mais um reforço, trata-se da aquisição de mais um veículo.
Adquirido pela Prefeitura Municipal de Bom Retiro do Sul, o veículo Renault Clio 0 km é completo. Equipado com ar condicionado, direção hidráulica, alarme, vidros elétricos e quatro portas, o novo carro será disponibilizado para os trabalhos da secretaria municipal da educação, visando melhorar cada vez mais os serviços prestados à população bom-retirense.
O STR de Bom Retiro do Sul comunica aos agricultores de economia familiar para fazerem suas incrições para triagem do cartão estiagem. Para inscrição do mesmo não pode haver ninguem na familia recebendo beneficios nem a Dap ultrapassar R$ 18.000,00 dezoito mil, inscrições e maiores informações no STR até o dia 15 de junho. Maiores informações pelo fone:3766-1729
Poderia
falar aqui dos dois veículos novos adquiridos pela administração
para saúde que vai melhorar ainda mais as condições da nossa
secretária da saúde, poderia falar aqui da recuperação da RS129
que está sendo a melhor recuperação de todos os tempos pelo
material que esta sendo usado, mas infelizmente tenho que falar da
censura que sofri na câmara de vereadores de Bom Retiro do Sul na
última terça-feira.
Não
tenho mais muito o que escrever até por que estou muito indignado,
reproduzirei o que coloquei na internet no dia posterior que fui
CENSURADO.
Segue
o texto abaixo:
"Mais
um capitulo do desrespeito a democracia se passou ontem na câmara de
vereadores de Bom Retiro do Sul. Ao chegar na sessão ontem onde eu
ia falar sobre as MENTIRAS que o vereador Gilberto Martins de
Quadros(BETINHO) falou sobre minha pessoa, recebi um papel do
secretário da câmara que INDEFERIA meu pedido para usar a tribuna
"LIVRE", sobre a seguinte alegação: "...por tratar
que não se enquadra no uso da mesma...", Hora... Então um
vereador pode usar a tribuna para mentir sobre qualquer cidadão e
mesmo ela tendo provas com eu tenho que o vereador BETINHO é um
MENTIROSO, não terá espaço para fazer o esclarecimento? Isto é
CENSURA! Não querem que a população saibam a verdade sobre os
absurdos que inventam. Só me resta a indignação pelo meu
direito que foi tirado e sentimento de PENA por pessoas tão pobres
de argumentos e de espirito democrático."
Segue
alguns comentários deixados no facebook da minha postagem.
Comentário
1-"Eles
erraram deviam ter deixado vc fazer sua defesa, já que a tribuna é
LIVRE, pois QUEM NÃO DEVE NÃO TEME! Se você tinha algo a falar em
sua defesa e não deixaram é porque alguém tem culpa no cartório..
Aqui é assim eles não deixam abrir a boca para falar as verdades !
Alguns vereadores escondem a verdade do povo!"
Comentário
2-"Vergonhoso...
se é tribuna livre, está aberta a todo e qualquer cidadão. Faltou
tudo, de bom senso a vergonha... O povo tem direito de falar. E eu,
na qualidade de contribuinte, pago meus impostos que são remetidos
aos salários de tais senhores, faço fazer o meu direito de cidadã.
O povo tem direito de falar!"
Comentário
3-"Vejam
só! Então agora a câmara de vereadores tem dono? Será que vai ser
necessário a população ir toda a semana a sessão "meter
pressão" nos vereadores? Uma pessoa pública como um vereador
não pode só falar, tem que saber ouvir também... Na minha humilde
opinião isso chama-se COVARDIA!!!"
Comentário
4-"Se
o vereador em questão tem tanta convicção nas coisas que diz
deveria deixar o João
Batista Ferreirausar
seu direito de resposta... Quem não deve não teme!!!"
A Prefeitura Municipal de Bom Retiro do Sul em ação conjunta com o Daer (Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens), iniciou na última sexta-feira os trabalhos de recuperação da ERS-129.
A recuperação da via está sendo feita com a sobra do material retirado de outras estradas que recebem recapeamento asfáltico. Os primeiros serviços foram realizados no trecho entre a localidade da Goiabeira até o acesso ao Faxinal, com serviços que se estendem RSC-287.
A prefeitura fornece o maquinário para umidificar e compactar o material depositado pelo Daer. O prefeito Celso Pazuch salienta a importância desta parceria que beneficiará motoristas e pedestres do município. “O engenheiro do Daer, Hildo Mourão da Silva, atendeu ao nosso pleito, somos muito gratos a ele. Nossos trabalhos vão ajudar bastante aos motoristas e pedestres que utilizam da via; por aqui passam muitos caminhões com cargas pesadas e a situação da estrada estava complicada, mas graças ao nosso empenho, estamos obtendo uma importante melhoria deste trecho” finaliza Pazuch.
A Prefeitura Municipal parece não medir esforços para garantir um futuro com muito mais qualidade para a população. O setor de destaque desta semana fica por conta da área da saúde. Além de passar a ter um alto desenvolvimento nesta administração, os investimento na saúde não param de crescer.
Na última sexta-feira o prefeito Celso Pazuch, e o Secretário da Saúde, Sidnei Togni, receberam em mãos as chaves de mais uma nova aquisição desta administração, uma camionete Transit Ford 0 km, no valor de R$ 109.000 (Cento e nove mil reais). Esta camionete fortalecerá ainda mais o atendimento a pessoas que necessitam fazer exames e/ou consultar com especialistas fora do município.
Já na última quarta-feira foi a vez da chefe de gabinete, Muriel Portela (representando o prefeito Celso Pazuch que esteve em Brasília), receber as chaves de um Renault Clio 0 km, também destinados ao setor da saúde.
A prefeitura municipal está firmando cada vez mais seu compromisso com o futuro, adquirindo novos veículos e otimizando serviços. É a saúde com muito mais responsabilidade.
Na última quarta-feira, dia 30 de maio, o prefeito Celso Pazuch esteve na capital do país, Brasília, mais precisamente no gabinete do deputado federal, Marco Maia, para tentar solucionar impasses referentes a duplicação da BR-386, no trecho Tabaí-Estrela.
O trecho da obra, próximo ao município, de cinco quilômetros, encontra-se paralisado, pois uma comunidade indígena mora a 300 metros do local da duplicação. A presidente da FUNAI, Marta Azevedo, estava presente e ressaltou que a comunidade precisa ser realocada, pois, por questões de segurança, grupos indígenas não podem estar expostos à vulnerabilidade de uma grande obra.
De acordo com informações do DNIT, o órgão já adquiriu um terreno de cerca de 6,4 hectares, para a realocação das 25 famílias indígenas, que está na etapa de licitação para a construção das casas.A BR-386 é uma das grandes vias gaúchas de escoamento de produção. A sua duplicação faz parte das obras do PAC.
Além do prefeito Celso Pazuch e da presidente da Funai, Marta Azevedo, estiveram presentes no gabinete do deputado federal o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o prefeito de Estrela, Celso Brönstrup, o representante do presidente da Comissão Pró-Duplicação da BR-386 e vice prefeito de Fazenda Vilanova, João Batista Fernandes, o presidente da Associação Comercial-Industrial de Lajeado, Ronaldo Zarpellon, e o assessor da Casa Civil do RS, Emanuel Hassem (Maneco).
Bom Retiro do Sul esteve voltada à prática de exercícios físicos, no Dia do Desafio, que aconteceu nesta quarta-feira, dia 30. O evento é realizado anualmente e tem o objetivo de motivar as cidades dos 20 países envolvidos a promoverem ações voltadas à prática de atividades físicas. Vence a cidade que conseguir mobilizar o maior número de pessoas. Nessa edição, Bom Retiro do Sul esteve competindo com San Cruz Naranjo da Guatemala.
As atividades que começaram as 8 horas no Centro Administrativo foram diversificadas: dança, alongamento e brincadeiras que estiveram sendo promovidas pelos profissionais de Educação Física.
Segundo o Secretário do Esporte Turismo e Lazer, Luiz Eduardo Arce(Tego), 4.772 pessoas estiveram participando das atividades realizadas no município. Com base em dados obtidos através do último censo, estima-se que 41,6% da população participou do Dia do Desafio.
As atividades neste ano no RS reuniram um número recorde de cidades – 481 municípios gaúchos aderiram à mobilização. Desde as primeiras horas do dia, uma variedade de ações de estímulo à qualidade de vida teve adesão de milhares de gaúchos.
Realizado simultaneamente em diversos países, o evento estimula a prática de atividades físicas, numa disputa saudável realizada anualmente na última quarta-feira do mês de maio. A proposta é que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de confronto entre duas cidades de mesmo porte populacional. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence.
O projeto, realizado desde 1997 no Rio Grande do Sul pelo Sistema Fecomércio-RS/ Sesc, acontece em parceria com as prefeituras. Neste ano, o objetivo é superar a marca de 3,7 milhões de atendimentos da edição anterior.
Todos os municípios participantes recebem o Troféu Mérito Comunitário pela realização do Dia do Desafio. Instituições e voluntários que auxiliam na promoção das atividades em cada cidade recebem o Certificado de Participação.
O resultado final da cidade ganhadora será divulgado nos próximos dias pelos organizadores.
Catequese – Crisma
Estão abertas as inscrições para a catequese de Crisma. Durante os meses de junho e julho poderão ser feitas as inscrições na Matriz e Capelas.
Na última sexta-feira dia 25 de maio, aconteceu no município de Encantado o 1º lNTERMENTAL, torneio de futsal de Saúde Mental da Região do Vale do Taquari, evento que teve como objetivo integrar as equipes de cuidado em Saúde Mental e comemorar o dia da Luta Antimanicomial.
O Movimento Antimanicomial, também conhecido como Luta Antimanicomial, se refere a um processo de transformação dos Serviços Psiquiátricos que teve origem através de vários movimentos nacionais e internacionais, na luta por uma saúde mental mais humanizada. Este movimento tem o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacionalbrasileiro. Esta data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo.
Representaram nosso município adolescentes que participam do Programa Projovem, integrantes da Oficina Terapêutica de Saúde Mental Inovando a Vida, usuários e a equipes da Secretaria da Saúde e do CRAS.
Foram montados dois times mistos pelo Técnico Abel Simionato e os demais participantes torceram com muita euforia pelas equipes Bonretirenses. Foi uma tarde de muita alegria e integração e, momentos como este melhoram com certeza a qualidade de vida dos nossos usuários do serviço de Saúde e Assistência Social.
A
última sessão foi comprovado que o povo mobilizado por uma causa
justa, consegue feitos incríveis, me refiro a suplementação de
verba no valor de R$ 766.000,00. Todos sabiam que o projeto
nº062/2012 baixaria para as comissões, estava desenhado. Éder
tomou a frente e mobilizou os moradores das ruas que receberão
pavimentação, e o povo desceu para câmara de vereadores.
A
mobilização
Os
moradores das ruas que serão beneficiadas, lotaram o plenário da
câmara de vereadores, ai o “bixo” pegou, teve vereador da
oposição que quase cai de costas quando viu aquele povaréu. Por
mais que os discursos forjados de ultima hora dos vereadores de
oposição falavam que só aprovaram por pensar no povo e coisa e
tal, não convenceram nem eles mesmos. Justiça seja feita, a
vereadora Regina foi a única da oposição que foi coerente em seu
pronunciamento.
Os
benefícios
Estão incluídos na suplementação de verba
a contrapartida da pavimentação das laterais da Av. Senador
Pinheiro Machado e asfaltamento da Rua José Armindo Beppler e outras
varias ruas.
Período
pré-eleitoral
Tirando algum discurso demagogo de "paz
e amor" os outros foram de que de agora em diante o clima nas
próximas sessões vai esquentar, e pode apostar que vai, pois gente
em cima do muro não ganha prestigio com o povo e prestigio com o
povo gera voto.
Criticas
do Betinho
Betinho
falou inverdades sobre minha pessoa na ultima sessão, mas como vou
usar a tribuna terça-feira que vem para colocar tudo em pratos
limpos, colocarei na semana que vem nesta coluna o que ele falou e
mais o que falei na tribuna em resposta, acho a maneira mais justa e
correta.
Encontro
estadual dos motoristas de ambulância e similares
No sábado dia 19 de maio Bom Retiro do Sul
foi o palco do encontro estadual das ambulâncias. Conversando com o
Darlan, um dos organizadores do evento, ele mostrou toda sua
satisfação e falou da satisfação dos outros organizadores, pela
comunidade ter ido para as calçadas e aplaudido a carreata da festa.
Parabéns aos organizadores pela bela festa, parabéns aos heróis
anônimos que se reuniram em nossa cidade para um dia de celebração.
Na noite do dia 18 de maio, a Prefeitura Municipal realizou uma grande reunião com as famílias beneficiadas junto ao Programa Produção de Ações Habitacionais – Nossas Cidades, no auditório Egon Harry Lipp em nosso município.
As 20 famílias beneficiadas foram convidadas a participar do evento, que visou cumprir a etapa de esclarecimentos quanto ao referido programa, expondo aos beneficiários os aspectos técnicos e inerentes aos direitos e deveres de utilização das áreas e espaços de uso comum das residências situadas no Bairro São João e San Diego.
“Todas as famílias presentes são merecedoras de um lugar digno e que pode ser chamado de seu para morar. É uma grande felicidade poder proporcionar às famílias de Bom Retiro do Sul a certeza da casa própria e vamos continuar lutando para que mais pessoas possam ser beneficiadas através de outros programas que já estão em andamento em nosso município. Sou grato pelo desempenho de todos que estiveram conosco no Projeto, principalmente a equipe da Secretaria da Habitação e Saneamento, o CRAS e a Central de Projetos, que não mediram esforços para realizar os trabalhos que lhe foram propostos” destacou o prefeito Celso Pazuch.
No total cada casa terá um total de 36,35 m² e contará com 2 quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa. As famílias beneficiadas foram selecionadas pela Assistência Social obedecendo aos critérios de vulnerabilidade social, com prioridade para mães chefes de família e idosos.
A Prefeitura de Bom Retiro do Sul em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) promoveram o curso de Bonecos de Pano. Destinado a comunidade em geral o curso visou ensinar às pessoas interessada a forma de fazer um artesanato bonito e delicado.
O curso de bonecos de pano tem o intuito de proporcionar uma nova modalidade na geração de renda extra para as pessoas da comunidade. O Senar disponibilizou a professora Zélia Kaufmann e a Administração Municipal ofereceu a matéria prima, desta forma a comunidade foi privilegiada com um curso gratuito.
A aposentada Izaura Bazanella agradeceu a oportunidade concedida pela Prefeitura Municipal e conta que a experiência e o aprendizado foram maravilhosos. Já costureira Maurícia Pacheco Silva conta que está muito feliz pelo curso proporcionado, já que em outra cidade onde morou nunca teve uma oportunidade como a que a Prefeitura Municipal de Bom Retiro do Sul lhe proporcionou.
Com duração de 32 horas/aulas o curso iniciou na terça-feira e terminou na tarde da última sexta-feira. Diversos bonecos e diferentes artesanatos foram confeccionados pelas participantes que expuseram em uma mesa suas criações.
Na quinta-feira, 10 de maio, no primeiro momento, na parte da manhã foi apresentado o histórico da arqueologia com seus conceitos técnicos e teóricos enfatizando as pesquisas realizadas no Vale do Taquari. O projeto foi ministrado pelas bolsistas do curso de História da Univates Jéssica Riedi e Inauã Weirich Ribeiro.
No período da tarde os alunos fizeram uma saída de campo, acompanhados pelo professor de História Márcio Rosa Silva e pela professora de Ciências Cíntia Marquiéli Mattes Bueno. Esta parte prática do Projeto arqueólogo por um dia é realizada nas dependências do Parque Municipal Pôr-do-sol. Neste momento nossos alunos foram orientados a realizar uma escavação simulada que resultou na reconstrução de algumas peças de cerâmica. Os alunos ainda conheceram algumas técnicas indígenas de modelagem em argila.
A Escola Wendulino Gewehr agradece às alunas da Univates pelo trabalho desenvolvido e também parabeniza a instituição pela iniciativa de oportunizar momentos como esse, contribuindo com o aprendizado de nossos alunos, pois estamos no quinto ano consecutivo desenvolvendo este trabalho com alunos de 6º ano, portanto o Projeto Arqueólogo por um dia já faz parte da programação oficial da escola.
É neste sábado dia 19 de maio o baile com a escolha da rainha e princesas da industria e comércio de Bom Retiro do Sul, a animação fica por conta da Banda Estúdio, ingressos antecipados á R$15,00.
Veja abaixo as fotos das belas meninas que disputarão o titulo de Rainha da Industria e Comércio 2012:
Roxane Conceição - 16 anos - Representando a Empresa Refeições Prato Simples
Keila Veridiana da Rocha Dutra - 15 anos - Representando a Empresa Top Modas
Solane Portz - 17 anos - Representando as Empresas Ell John Informática e Com-Art Festas
Bruna Martins - 20 anos - Representando as Empresas Multi Esportes e Rodan Bike
Janaína Sehn - 17 anos - Representando a Empresa Mel Modas
Marielle Cesar - 16 anos - Representando a Empresa Tropikália Confecções