segunda-feira, 4 de abril de 2011

Homenagem ao Prof. Sebastião Jurandi César

Minha primeira publicação que faço no meu blog pessoal é um homenagem postuma que fiz ao meu grande amigo Sebastião Jurandi César, que foi publicado no jornal Correio do Sul.
Professor jurandi  Cézar foi psicólogo, foi secretário de educação, diretor do ILB, professor de psicologia, prefeito, conselheiro tutelar entre outras funções.
Apesar de ser um homem de grande importância na nossa sociedade era uma pessoa de costumes simples.
Com certeza, a lembranças que as pessoas vão ter,  não vai ser das funções que ele ocupava, e sim no amor e dedicação com que exerceu cada uma delas e de como colocava o ser humano acima de qualquer coisa, mesmo que isso lhe custasse muito caro, tanto na vida pública/profissional como na vida pessoal.
Tive a honra de ser amigo do professor, e tenho muito que agradecer o muito que aprendi com ele. Uma vez  eu lhe disse “como o senhor tem tanta boa vontade de me explicar tanta coisa sobre tantos assuntos que pergunto?” Então ele me disse no alto de sua sabedoria um frase que levo comigo até hoje “conhecimento só tem valor para mim, se for para dividir...”
Por estas e por muitas outra que eu aprendi a respeitar e admirar o prof. Jurandi.
Quem dos um pouco mais experientes  não lembra do temporal de “Pedra”(granizo) que quase destruiu nossa cidade?! No meio de toda esta tragédia tínhamos como prefeito Sebastião Jurandi Cézar que com muita sensibilidade e competência trabalhou incansavelmente para aliviar dor e os danos matérias de nosso munícipes.
Quando morou no Faxinal do Silva Jorge e ainda era prefeito, muitas vezes vinha de ônibus como um simples operário. Na verdade era como ele se sentia bem, no meio das pessoas simples.
Uma vez o Prof. Jurandi me deu uma cópia de uma poesia que fez em homenagem ao lugar que morava na época, no faxinal que dava vista pro Cerro dos Gomes, o nome da poesia era “Ao pé do cerro” no fim da poesia esta escrito
“...quero fechar meus olhos no cerro e reabri-los no céu.”
Não fechaste teus olhos no cerro, mas com certeza por tudo que deixou de bom para nós, por pregar que ser bom vale a pena, ira  reabri-los no céu.
Estas simples palavras de que escrevo não são nem próximas das maravilhas que o professor escrevia, mas transcreve um pouco do meu carinho e respeito que tenho pelo Prof. Jurandi, e também das pessoas desta comunidade que não tiveram oportunidade de lhe agradecer...
Descanse em paz, meu amigo!

Um comentário:

  1. MEUS PARABÉNS A VC JB PELAS BELAS PALAVRAS TECIDAS SOBRE NOSSO GRANDE EX-PREFEITO JURANDIR. NECCO MALLMANN.

    ResponderExcluir