quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

4ª SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES 28/01/2013-ESPAÇO DAS EXPLICAÇÕES PESSOAIS-DEGRAVAÇÃO


RELATÓRIO DO ZÉ ERA INCOMPLETO E HÁ UMA RETIFICAÇÃO DELE!
Passa de uma sessão pra outra e sempre fica uma bola quicando. Sempre ficam coisas mal esclarecidas! Na semana passada o presidente José Moisés mencionou a questão da prestação de contas da Expobom e... eu falei que muitas coisas ali é só procurar  saber um pouquinho que a gente vê que algum dado do passado. Como a questão do Hotel que foi pra banda e tudo mais!
E assim eu procurei buscar um pouco de informação. Não consegui ir a fundo, mas com um pouquinho de boa vontade eu já consegui trazer coisas bem importantes! Primeiro que aquele relatório ele é o primeiro deles, existe já uma retificação desse relatório mas bem detalhado. Eu não sei quem passou aquele relatório pro presidente, mas essa mesma pessoa já poderia ter dado o mais completo.
Quanto os materiais que o presidente José Moisés disse que não sabia onde tinha ido, informações não oficiais afirmam que alguns desses teriam sido doados à Brigada Militar e estariam lá.
Também que fiquei sabendo que a aciab vai mandar um oficio pra casa explicando melhor como foi usado esse dinheiro ou não. Eu acredito que essas informações elas são interessantes. A questão da responsabilidade de passar informação pro público. Muitas das pessoas que estavam aqui terça-feira passada não estão aqui hoje. Muitas das pessoas que leram os jornais e escutaram as rádios talvez não vão escutar de novo.
Por isso a gente tem que buscar o máximo de informação possível pra passar uma informação responsável pras pessoas.
PROEJTO DE ACADEMIA... TERRENO E MATERIAIS COMPRADOS POR CELSO PAZUCH!
Sobre a matéria do vereador Eder referente à academia. Falta instalar, o material está todo lá. Uma academia de ponta, de primeira. Tem o terreno também lá, comprado, pago! Agora é instalar, essas coisas que passam de um governo pro outro. Não dá pra esquecer que a academia foi uma aquisição do governo de Celso Pazuch! Terreno comprado no governo de Celso Pazuch! E agora o prefeito Pedro Aelton vai instalar ela... é bacana isso! Um governo deixa algumas tarefas, alguns bens, para ser instalado na outra administração e é assim que tem que funcionar! Se dar sequencia!
CONTINUAMOS SEM DIRETOR DE TRÂNSITO!
Sobre a questão do Contran... o vereador Eder indicou pro Contran... quando eu assistia a sessão da Câmara aqui eu sempre falava... não se faz indicação pro Contran! O Contran é apenas um conselho Se faz indicação pra Secretaria de Obras e em consequência pro Departamento de Trânsito! Mas conselho aconselha, né, não executa! Então tem que ser feita essa retificação! E a respeito do próprio Conselho, não tem nenhuma nomeação na portaria do cara que é diretor de trânsito! Já falei da outra vez, talvez as pessoas da comunidade não saiba da importância do cargo do diretor de trânsito! Porque o trânsito foi municipalizado e tem o SIT, opera o SIT, e tem que ter recursos pra operar o SIT! Eu fui diretor de trânsito e posso dizer por conhecimento de causa. A pessoa tem que ter noção de informática, tem que ir à Porto Alegre fazer curso! Então quer dizer... essa portaria de nomeação ela tem que sair com o máximo de urgência possível! Até porque hoje se uma pessoa quiser recorrer a uma multa lá e não tiver esse cidadão que entenda, lá, como ela vai fazer? Vai se deslocar pra outra cidade? Já era pra ter sido tomadas providências a respeito disso!


AGORA EU DEVO COBRAR PELA EXECUÇÃO DAS LEIS!
Quanto ao pedido de informação do vereador Carlinhos, que solicitou o nome dos 600 fornecedores que a prefeitura está em débito... eu teria botado uma indicação também pedindo os valores 600 e poucos fornecedores. Se escutando isso é um impacto monstruoso, né! Temos que ver números, papel! O pessoal fala muito a questão de transparência. Leio na Coluna do Chimarrão a questão de “falam muito em leis!” ... Eu tenho que começar a cobrar leis a partir do momento que eu estou de vereador! Não tinha como eu cobrar antes!
PARTINDO DA PREOCUPAÇÃO... UM PROVÁVEL PROJETO DE LEI!
A questão da casa noturna do Xuxa... Frequentei ali, um espaço bacana! Todas as normas de segurança atendidas! Agora a gente vivenciou uma tragédia no final de semana e eu pessoalmente sempre fui em casa de festa e e eu nunca olhei pra porta de segurança! É um equívoco! Mas somente quando acontece as tragédias que tu acaba pensando nisso! Mas no caso n’A Casa, eu como sou amigo pessoal do Xuxa, na época que os bombeiros foram fazer vistoria, eu estava presente! Conversando com ele e enquanto eles olhavam que estava tudo dentro da normalidade eles não liberaram pro funcionamento. Eu não sei se existe lei dentro do município que regulamente porque não pode acontecer só em casas de shows, isso pode acontecer dentro de igrejas, supermercados... qualquer lugar que tenha bastante pessoas no ambiente! Aqui é o caso de criar uma lei específica pra isso! Estamos aqui pra isso, né!
CONVERSA COM PEDRO SIMON... EXPERIÊNCIA ÍMPAR!
Na quarta-feira passada eu e meu amigo e companheiro de partido Fernando Faller Velho, tivemos a felicidade de ser recepcionado na casa do senador Pedro Simon. Talvez pra quem gosta de política e pra quem é PMDB de raiz que nem nós somos e muitas pessoas são, essa é uma experiência ímpar!
As vezes é difícil de conversar com ele 15 min a gente ficou uma hora e meia falando com ele sobre a questão de como pode ser feito para ajudar nosso município. E ele colocou o gabinete dele a nossa disposição! E, toda vez que a gente precisar de alguma coisa, podemos contar com ele e com o filho dele, o Tiago Simon, uma pessoa excepcional! Chegou logo depois lá também, o Edson Brum, o deputado estadual e presidente estadual do nosso partido, pessoa que está se empenhando muito me fazer uma renovação no PMDB! E também se colocou a nossa disposição pra tudo que a gente reivindicar pra abrir portas pra nós, inclusive lá em Brasília!
VAMOS PENSAR NO NOSSO PÚBLICO!
A questão da leitura dos projetos... Eu tive sentado ali muito tempo, né, e posso falar da dificuldade que as pessoas têm de entender e talvez a Casa possa colaborar na hora da leitura da votação quando é lido somente o número. Acredito ser interessante ler o cabeçalho pelo menos! Porque pra quem está com a pauta na mão, é fácil... Mas para as pessoas que estão aqui há uma certa dificuldade, então na hora da votação fazer a leitura pelo menos dos cabeçalhos pras pessoas que estão presentes entenderem o que está sendo votado.
E A DIVERSIFICAÇÃO NA EMPREGABILIDADE?
Quanto a questão de empregos... é interessante empresas pro nosso município, mas a diversificação continua não existindo... é calçado de novo! E essa mão de obra de calçado ela é absorvida aqui dentro da cidade mesmo. É interessante que venham empresas, mas interessante também é que venha outro tipo de empresa, e não calçadista! Porque essa mão de obra de calçado ela é facilmente absorvida aqui dentro do município! Tem que ter uma diversificação! Mas é muito recente, está iniciando uma administração. Espero que sebusque por outro tipo de investimento, outro tipo de empresas!
E se essa empresa se instalar no município, vai ter que dado um incentivo financeiro pra ela, né, e no meu ponto de vista é injusto dar dinheiro pra quem vem de fora sendo que essa mão de obra poderia ser absorvida aqui dentro e os empresários daqui não receberem nada! Não sei qual que é projeto, mas acredito que isso já é algo a ser pensado desde agora! Se vai dar incentivo pra empresa que vem de fora, o pessoal de atelier daqui, que seguram a peteca, tem que receber incentivo também!
Muito Obrigado e Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário