No dia 04 de maio esteve em Lajeado, em reunião almoço promovida pela Acil, o Secretário da Segurança Pública Airton Michels. O Secretário é natural de Horizontina, com forte relação familiar na região do Vale do Taquari, é filiado ao PT há mais de 20 anos. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS, comandou a Susepe e foi secretário substituto de Justiça e Segurança do RS durante o Governo Olívio Dutra. É promotor de Justiça e foi professor de Direito Penal da Unisinos.
Michels, mencionou, em seu pronunciamento, as prioridades da Secretaria da Segurança Pública que envolvem a reestruturação do sistema penitenciário gaúcho com geração de vagas, em face do alto déficit (12 mil), com decorrente valorização e qualificação dos recursos humanos — fazendo com que as cadeias possam recuperar os apenados, em vez de torná-los criminosos mais perigosos, como ocorre hoje. Mencionou a implementação do Programa Estadual de Segurança Cidadã (Proesci), na mesma dinâmica do Pronasci, através de políticas transversais com inserção do Estado nos territórios mais violentos. O programa prevê ações simultâneas de repressão policial e de implantação de programas públicos de saúde, educação, cultura e esportes, entre outros, para combater as causas e as conseqüências da criminalidade, com intenso envolvimento comunitário e dos municípios.
Após o encontro a vice-prefeita de Bom Retiro do Sul, Claudia Köhler, conversou com o secretário sobre a assinatura do Pacto de Enfrentamento a Violência contra a Mulher, assinado no dia anterior pelo Governador Tarso Genro, evento que contou com a presença de Michels e do qual Claudia também participou. Junto com a Delegada Regional de Polícia, Flavia Frey, Claudia colocou a realidade do município de Bom Retiro do Sul e a necessidade do aumento de efetivo na Polícia Civil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário